Páginas

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Desmistificando o FASTPASS da Disney - modelo tradicional e o novo

Se você vai visitar a Disney, e como eu, não pretende perder os melhores brinquedos, e nem ficar em filas enormes, precisa trançar uma estratégia de visitação aos parques. Muitos, acabam fazendo uma viagem caidinha por falta de informação. But, time is Money, e ninguém tem dinheiro sobrando.


Vou começar a falar das estratégias nos parques de Orlando, falando do FASTPASS da Disneyworld, porque é preciso entendê-lo para começar a programar-se. Há vários posts sobre o tema, mas é tudo meio confuso e incompleto, portanto muita gente possui conceitos errados sobre o FASTPASS. Chequei dezenas de fontes e vou resumir aqui os principais pontos. 
PRIMEIRO – TODOS os visitantes dos parques da Disney têm direito a pegar o fast. ELE NÃO É APENAS para quem está hospedado nos hotéis do complexo.
O chamado FASTPASS é um cartão que te permite furar fila nos brinquedos da WDW. Mas, nem todos os brinquedos possuem esse sistema, só os mais concorridos. Assim, entenda que neles, há 2 tipos de filas, a standby (regular, sem fast) e uma fila paralela para quem possui fastpass. Não sei muito bem como é o critério, mas entram no brinquedo cerca de 5 pessoas com fastpass, para cada 1 pessoa sem (fila regular). Claro, que se a atração estiver muito cheia, mesmo com fastpass você pode ter que esperar um pouquinho (quase nunca mais que 15 minutos), mas a fila do FAST é MUITO mais RÁPIDA (quando existe!). 
Como funciona – esse cartão te dá o direito de voltar a atração em uma pré-determinada janela de tempo (duração de 1 hora), na fila especifica da galera com fast, basta apresentarmos nossos fasts para os cast member. ATENÇÃO NÃO ENTREM NA FILA ERRADA, na duvida perguntem. 
Assim, se você decide que quer ir a um brinquedo, vá até ele, e se a fila regular estiver com uma espera > 30 minutos vale a pena pegar o fast. Ah sim, em todos os brinquedos tem escrito o tempo de espera da fila regular, em geral superestimado. Se decidir pegar o fast, preste atenção na janela de retorno dos passes que estão sendo distribuídos no momento, e se ela te servir, pegue o fast (cuidado para não pegar o fast, p.ex., na hora do seu almoço). Retorne dentro da hora prevista.
Neste caso, vale a pena pegar o FASTPASS


Neste caso, não vale


Geralmente perto das maquinas de distribuição,
em destaque o tempo de retorno dos passes distribuídos



Estes fastpass estão DESCONECTADOS do sistema
Os parques possuem quadros espalhados com os tempos de espera e retorno do fastpass de diversas atrações. Além disso, há aplicativos para baixar para o seu celular (ver: undercovertourist.com). Veja no seu mapa do parque onde ficam as placas! Veja app aqui também.

Leia tudo aqui sobre os app aqui ou no disneyparksmobile.com.



Com o aplicativo, você acompanha no celular, em tempo real,
 o tempo de duração das filas e a janela dos fast
que estão sendo distribuídos

Esse sistema de fastpass vai mudar em breve, como descrito aqui. Mas, parece que só será valido para os hospedes do complexo. Mais informação aqui e aqui.

Com o novo sistema de fastpass, você pré-agenda
sua visita e recebe a confirmação por email

Na hora basta passar o seu cartão



Ainda há muita controvérsia sobre o novo sistema, pois este deixará de ser democrático, já que os hospedes do complexo terão preferência.
No momento o novo sistema está em fase experimental. Então voltemos as dicas sobre o sistema regular.
ATENÇÃO – alguns blogs ainda estão informando errado, antes, você de posse do seu fast ,não precisava necessariamente retornar dentro do horário previsto, mas AGORA se não usa-lo no tempo previsto, vai perde-lo. ESSA MUDANÇA É RECENTE e eles estão sendo exigentes!! Não deixam entrar, a tolerância é de no máximo 10 minutos. Ex. seu tempo de retorno é de 2.20 as 3.20h, garanta que estará lá até no máximo 3.30h. Em consequência, dessa mudança recente no esquema de tolerância da Disney, os chamados touring plans (estratégias de visita aos parques), da maioria, dos sites e guias de turismo, ESTÃO DESATUALIZADOS. Confie no do easywdw.com – MUITO BOM!! 

Placa com destaque para a nova regra




Destaque para a nova regra no passe
DICÃOreal janela de retorno vai de 5 minutos antes até 15 minutos após (veja na figura acima na margem inferior direita o grace period = tempo de tolerância = último momento que pode chegar a fila).
O detalhe é que só se pode pegar um fastpass por vez. Funciona assim, em geral, a janela de retorno será daqui a 1 ou 1.30h do momento da aquisição do passe. Você pode pegar outro fastpass quando a janela de uso do que tem em mãos passar a valer. Veja abaixo (o horário para outro fast pode ser um pouco antes). DICÃO: SEMPRE pegue outro fast, antes de ir para a atração utiliza-lo, ganha-se tempo.
Mas, há brinquedos que são tão concorridos, como o Toy Story, p.ex. que você pode pegar um fastpass às 10.40h, com horário de retorno para 4.55-5.55h. Nestes casos, você NÃO fica sem poder pegar outro o dia inteiro, pode retirar outro após 2h, ou seja, no exemplo, a partir de 12.40h.
ATENÇÃO na Twilight Zone Tower of Terror, independente do horario da janela, você pode pegar outro fast em 1h. Então, fastpasse esse, e não a Rock 'n' Roller Coaster, que tem single rider.
Como pegar: simples, insira o seu ticket e pegue o faspass. NÃO SE ESQUEÇA DE PEGAR O SEU TICKET DE VOLTA.

Para quem está se perguntando se é possível retirar mais de um fastpass por pessoa para a mesma atração, a resposta é SIM, desde que o novo horário já tenha sido liberado!
Na fila, cada um do seu grupo deve ter o seu próprio fastpass.  Mas, uma única pessoa de pose do ticket de todos do grupo, pode recolher os fast da galera (menos cansativo, eleja um coletor por turno no parque).
ATENÇÃO – Você SÓ pode colher o fastpass com o ticket de pessoas QUE ESTÃO DENTRO DO PARQUE, ou seja, passaram o dedo na catraca.
Você pode emprestar o seu fastpass, ou se alguém não quiser ir ao brinquedo, pode-se utilizar o ticket dessa pessoa e pegar para si um fast. Mas É PROIBIDO vende-lo.
SUPER MEGA DICA: FASTPASS desconectado do sistema, ou seja, você pode pegar qualquer outro FASTPASS imediatamente antes ou depois – onde: locais de encontro com Mickey e princesas no Town Square (fonte esaywdw.com) e Dumbo (fonte da informação: touringplan.com), no MK. PS: no AK, o fastpass do Dinosaur NÃO é mais desconectado.
Veja na margem inferior direita que o fast para o encontro com Mickey foi retirado às 9h e outro já está disponível as 9.05h; diferente do caso ao lado

Ah sim, ELE É GRÁTIS!!!
Dicas do uso do fastpass aqui.
 
Que ATRAÇÕES possuem FASTPASS:



Às vezes disponíveis, na alta temporada: Mickey's PhilharMagic, Stitch's Great Escape!, The Haunted Mansion.
ATENÇÃO: Pirates of the Caribbean é uma atração muito concorrida, mas NÃO TEM FASTPASS. No entanto, raramente as filas são longas, pois tem grande capacidade. Astro orbiter, ao contrário, enche muito, pois tem baixa capacidade, NÃO TEM FASTPASS (vá cedo ou 1h antes do parque fechar).
PS: o fast do Mission space vale para o tour green e para o Orange, na hora você escolhe onde vai.
Com o fast, não se passa nas filas iterativas do Soarin e do Test Track.
Lights, Motors, Action! NÃO tem mais.
Indiana Jones Stunt Show – show específico (escrito no passe)
Voyage of The Little Mermaid – NÃO show específico – voce ode ir do momento que a janela abre até o ultimo show. Vale a pena pegar se tiver.

Animal Kingdom FASTPASS




Expedition Everest
Kali River Rapids (desnecessário no inverno)


             DINOSAUR
       Primeval Whirl (às vezes)
Raramente: Festival of the Lion King (imperdível, melhor show da Disney), Finding Nemo - The Musical, It's Tough to Be a Bug!
Existe uma quantidade limitada de passes distribuídos para cada horário, dessa forma eles não superlotam a fila rápida, mantendo-a como deve ser: rápida. No entanto, a primeira janela de uso do fast é uma hora após a abertura do parque, desta forma nesta hora de ouro as filas regulares são mínimas. Aproveite essa hora de ouro para ir aos brinquedos que mais deseja ou naqueles com baixa capacidade, como, por exemplo, o Peter Pan, no MK.
Como a quantidade é limitada, OS FASTPASS acabam ao longo do dia e se acabar, ACABOU!! Isso ocorre principalmente no Soarin (Epcot) e Toy Story (HS), priorize-os como primeira coisa do dia.
 
Diferentes dos parques da Disney, em Busch Gardens, Sea World, Universal Studios, por exemplo, para fazer uso da fila rápida é preciso pagar. Neste último, os preços podem variar de $19,99 a $59,99, de acordo com a época do ano, mas pelo menos não é preciso esperar por horários marcados, você entra sempre na fila rápida. 
Na Universal, há o EXPRESS LINES: você só pode usar o seu passe 1 vez em cada atração e ela NÃO vale na parte do Harry Potter. Só vale a pena se o parque estiver muito cheio, deixe para comprar no parque na hora se ouver necessidade.

A DICA, se você chegar cedo e não souber se ele será necessário ou não, é ver o preço, quando menor ou igual a $29.99 é porque o parque ficará vazio. Essa dica também vale para saber os dias previstos de maior lotação dos parques da Universal, segundo as estatísticas deles (ingressos vendido) – veja aqui.

Uma questão relativa ao Express da Universal é que o tempo de espera regular previsto se torna impreciso nestes parques. Isso porque, diversas pessoas com ele podem surgir de repente e entrar na nossa frente. O controle logístico dos fura-filas da Universal e do Seaworld não é tão bom e democrático como na Disney.

Sobre o Express Pass, veja aqui.
Outra dica são as atrações com SINGLE RIDER
 
Como os funcionários tentam encaixar as famílias e amigos juntos nos carrinhos, as vagas extras são deixadas vazias. E, então, preenchida pela fila de Single Riders. Um, dois ou até mesmo três lugares podem ser preenchidos de uma vez pelas “sobras”. O tempo de espera pode ser reduzido de 50 minutos para até ZERO! Com sorte, uma dupla pode ir junta, mas não conte com isso.  
É claro que se um grupo muito grande entrar na fila de Single Riders, certamente será separado, e talvez o tempo de espera até que o último saia da atração não compense. E, pode ser que todos dêm o golpe e usem a single, ou que uma excursão vá para single, aí já era ... filas enormes, e mais lentas que a regular. FUJA DE EXCURSÕES!!!

Onde: Test Track (Epcot), Expedition Everest (AK), Rock 'n' Roller Coaster (HS).
Nos parques da Universal, há muito mais atrações com single rider. No Universal Studios: Men in Black (pictured top right), Revenge of the Mummy, the Hulk roller coaster. Na IOA - Dr. Doom's Fear Fall, Spider Man, outros brinquedos de agua.
Seaworld - Journey to Atlantis

ATENÇÃO – as filas de single riders nem sempre estão abertas

SUPER, HIPER, MEGA DICA - TOT STORY MANIA – fila regular em média de 60-120 min, com fastpass gasta-se cerca de 30 min no brinquedo. Os carrinhos são para quatro pessoas, duas de cada lado e de costas umas para outras. As famílias querem ir juntas, apesar de não haver nenhuma interação entre eles. Com isso, quem está em dupla, fura fila. USEM O DOUBLE LINE = após a fusão da fila regular com a do fastpass, encaminhe-se para antiga fila do single rider (a direita na escada) que foi extinta do brinquedo. O cast member orienta. Veja aqui e aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário