Páginas

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Feiras de Natal pelo mundo

Aberta a temporada: Christmas Market, amo muito tudo isso!!

Existe uma enorme controvérsia sobre quais as 10 mais, ou top 10, feiras de natal mundial. Ohhhhhhhhhh, são todas tão linda, principalmente para nós, que não estamos acostumados a essa tradição. Nos próximos posts falarei sobre elas, e vou tentar começar com aquelas de beleza e dinamismo inquestionáveis!!  
Praga na República Tcheca

 

As duas feiras mais importantes são as da Old Town e da Praça Wenceslau. De 01 de Dez a 06 de Jan de 2013; aberta de 9-19h. Com corais, meninos de escola e danças típicas, vinho doce quente (svaree vino), salsicha, gingerbread, etc.

O que comprar: cristais da boemia, cerâmicas, bonequinhos de madeira e, claro, marionetes.

Prove: o biscoito vánoční cukroví e a sopa de peixe festiva vánoční rybí polévka.

O que mais: possui um zoológico com pinguins, ursos, focas, leões marinho ... Há pôneis, ovelhas e presépios.

E já que está por aí, vá conhecer a feira de Český Krumlov no fim de semana.
Como se diz Feliz Natal em Tcheco: Prejeme Vam Vesele Vanoce a stastny Novy Rok. 
Colônia na Alemanha

Com as melhores feiras do país. Possui um total de 6 feiras na Old Town. 

Sites com horários de funcionamento:
  1. No Museu do Chocolate - www.harbour-christmas-market.com

 

O que comprar: räuchermännchen (bonequinhos feitos de madeira tradicional na Alemanha) e antiguidades.
Para beber e comer: maçãs assadas, Flammkuchen (tipo pizza), glühwein (vinho quente a base de canela), Eierpunsch (gemada), heiße Schokolade (chocolate quente). Não deixe de provar: Christstollen (bolos tipo panetone) e Lebkuchen (gingerbread cookies).

Glühwein é o vinho quente do Natal Alemão

A caneca pode ser devolvida e se pega o dinheiro de volta



Mais sobre Lebkuchen aqui (receita): http://alquimiadacozinha.blogspot.com.br/2011/11/lebkuchen-biscoito-tradicional-da.html
 
O que mais: no Alter Markt há um teatro de marionetes e pistas de patinação no gelo. Mais, mágicos, músicos medievais ... 

Um pouquinho sobre cada mercado:

Weihnachtsmarkt am Kölner Dom (Mercado de Natal na Catedral de Colônia). É a mais famosa, com 160 barraquinhas, canções do coro e de bandas com músicas natalinas.

Mittelalterliche Weihnachtsmarkt (Feira Medieval de Natal). Emfrente ao Museu do Chocolate, com roupas e pratos típicos da época, além de músicas e apresentações medievais. AMO! QUERO!!!


 
 

Weihnachtsmarkt auf dem Alter Markt (Mercado de Natal do antigo Mercado da cidade). No coração da parte mais antiga da cidade, onde encontram-se os brinquedos tradicionais feitos de madeira e lata.

Weihnachtsmarkt auf dem Neumarkt (Feira de Natal do Mercado Novo) ou Markt der Engel (Mercado dos Anjos). Anjos e figuras esculpidas em madeiras dão um visual maravilhoso na decoração desta feira.

 
Weihnachtsmarkt auf dem Rudolfplatz (Mercado de Natal da Praça Rudolf). É a feira dos Contos de Fadas. No teto das suas barracas há personagens de vários contos. Nos sábados à noite, um maravilhoso desfile de personagens dos Contos de Fadas!!!


 
Weihnachtsmarkt auf der "Wappen von Köln" (Feira flutuante no navio Wappen von Köln). Sim, ela ocorre dentro de um navio, com mais de 40 barraquinhas, onde se acham artigos de todas as partes do mundo.



A Alemanha é o país com a maior tradição e número de belos mercados, os Weihnachtmarkts. Pronuncia-se “vai nárrt markts”. E, é claro que nós devemos aproveitar esta época do ano para visitar as grandes cidades e, além de visitar os mercados, fazer turismo. Mas, vamos combinar que pular a festiva Colônia é difícil. Diga-se de passagem, esta cidade também tem um excelente carnaval.

Como se diz Feliz Natal em Alemão: Froehliche Weihnachten.





A Dinamarca não só possui as melhores lojas de decoração, como tem uma forte tradição natalina. A Groenlândia, casa do Papai Noel (Julemand).  
Onde: no belíssimo parque de diversão, Tivoli Gardens de 16 de Nov a 30 de Dez. Não deixe de tomar o vinho gløgg, e de comer o dunnet de maça, chamado æbleskiver. Por perto, passei pela rua Strøget, cheia de boutiques especialmente decorada para a ocasião.







 

Há feiras também em Nyhavn, onde fica o canal, e no Grey Hall em Christiania.

Como se diz Feliz Natal em Dinamarquês: Glædelig Jul
 
Desde 1570, a cidade hospeda feiras natalinas, em torno da Catedral de Nossa Senhora. Hoje, possui um total de 12 feiras. A cada ano homenageia a tradição de um país, e este ano o escolhido é a Georgia. O mais importante é o Christkindelsmärik.


 
Quando: de 24 Nov a 31 de Dez.


 
Observe: a decoração das casas. 



O que ver: a árvore de Natal da Place Kleber e milhares de luzes da Place Broglie.
O que comprar: enfeites natalinos feitos à mão e produtos típicos da cozinha alsaciana.
Para beber: vin chaud. Para as crianças: jus d’orange (suco de laranja) adocicado com mel.
 
Para comer: bredele (biscoito de manteiga com gengibre e anis ou pequenos bolos doces típicos da Alsácia) e o maenelle (brioches feitos em forma de bonequinho).
O que mais: shows de marionetes, visita à casa do Papai Noel, rinque de patinação no gelo e presépio vivo.
Feliz Natal em francês: Joyeux Noel.
 
A mais antiga e maior feira de Natal subterrânea. O corre em uma gruta, com entrada aos pés do morro Cauberg, em South Limberg. De: 16 Nov a 23 Dez.


 

Feliz Natal em Holandês: Vrolijk Kerstfeest en een Gelukkig Nieuwjaar! or Zalig Kerstfeest.

Berlim

A cidade possui cerca de 60 mercados, do tradicional ao contemporâneo. De 26 de Nov a 31 de Dez.





 



 

 
Os dois mais importantes são o mercado de Charlotterburgh Schloss, que se estende pelo jardim do castelo, e o da praça Gendarmenmarket, o mercado histórico e clássico, que se estende entre as duas catedrais gêmeas. Esse ano no mercado do Castelo Charlottenburg haverá referencia ao período Biedermeier (de 1815 a 1848), com carruagens históricas, visitas ao palácio e luzes fascinantes da época.

Weihnachtsmarkt Schloss Charlottenburg
 






Para as crianças: no Weihnachtsmarkt Schloss Charlottenburg há um parque de diversões, uma mini ferrovia, zoológico e passeios de pôneis.
O que comer e beber: salsichas grelhadas com cogumelos, maça do amor, raclette, ensopados, amêndoas, chocolates, ponches, etc.




O que comprar: os tradicionais (desde o século XV, originários de Erzgebirge) quebra nozes (na boca) ou nutcracker de madeira. E, claro os räuchermännchen em geral.
nutcracker gigante
 
Outros interessantes são os mercados: da Potsdamer Platz e o do Sony Centre. Entre os dois mercados do Portão de Brandeburg, próximo as embaixadas do Reino Unido, da Franca e os EUA, um novo e Mercado onde haverá a exposição os costumes desses países. Há, ainda, a famosa feira do Museu Judaico, a Chanukka-Markt. Chanukka é uma festa judaica que acontece em Jerusalém, na época de Natal, e que dura 8 dias. Nesta feira, há espetáculos de música e marionetes, e no museu uma exposição sobre a história e rituais festivos da Chanukka.
Veja os detalhes dos aqui: http://www.weihnachteninberlin.de (em alemão, com horários).
Vejam a Dri esteve lá e algumas destas fotinhos são dela: http://drieverywhere.net/categoria/viagens/alemanha/berlin/
Acho que deu para notar minha paixão pela Alemanha. Pois bem, ano que vem está decidido, Natal em Berlim e Ano Novo em Amsterdam. So good!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário