Páginas

sábado, 3 de novembro de 2012

Minhas indicações em Praga ... continuação!

Continuando, ainda sobre os cafés de Praga.

Café Slavia - Národní třída 1 (metrô Národní třída). Com janelões dando para o Vltava e para o Teatro Nacional, em estilo arte décor, possui fotos de seus famosos frequentadores, como Kafka. Local de encontro dos intelectuais. Bom para um drink. Aberto: 8 - 24h e sab e domingo de 9 - 24h. Fui de manhã, de bonde! Gostei, mas a noite deve ser agitado!

 

Café Louvre - Národní 22 (metrô Národní třída).  Tradicional café em estilo francês; serve excelente café da manhã com direito a jornais internacionais. Histórico na cidade; possui salão de bilhar e eventos à noite. Na escada de acesso, fotos interessantíssimas da cidade em outras épocas. Aberto: 8 - 23.30h e sab e domingo de 9 - 23.30h. Esse, eu visitei à noite, antes do teatro.

 

































É muito emocionante estar em um lugar que existe desde 1902 e foi frequentado por ninguém mais ninghém menos que Einstein.
 
Aí, experimentei a Becherovka, que é um famoso destilado da região Karlov Vary, horrível!! Kkkk.


Café Imperial, na Na Poříčí 15 (metrô B, estação Namesti republiky), do outro lado do rio, próximo da pequena estação de trem Masaryk. Em um belo edifício de fachada Art Déco (foi o que mais gostei), foi construído entre 1913 e 1914, e possui colunas inspiradas no mundo oriental com motivos de animais e uma coleção de alto-relevos. Antes de entrar, admirem a incrível entrada do hotel Imperial (lado da rua Na Poříčí), obra prima do movimento Art Déco. Adorei, foi onde comi os melhores doces de Praga. Fica um pouco fora do circuito turístico, mas vale, e MUITO, a visita.
 
 

Eventos em Praga
 
Praga é cheio de bons eventos, seja ópera, balé, teatro ou concertos. Possui diversas casas, as famosas são o Teatro Nacional e a ópera, mas também têm eventos de qualidade em outros locais.
 
1. Statni opera - Legerova 75 (metrô Muzeum).

2. Narodini Divadlo - Národní třída 2. 

Cuidado com seu ingresso, pois a maioria dos lugares é administrada pelo Narodni Divadlo, então cheque o seu endereço e olhe a localização correta na parte de trás. Não confunda o verdadeiro Narodini Divadlo (Teatro Nacional) com o Teatro do Estado (Stavovské divadlo). 
 
Outros locais para balé e concertos: 

1. Obecni dum – concertos na maravilhosa sala Smetana (dizem que possui a melhor acústica do mundo).

2. Em frente a ele, o Divadlo Hybernia - Republiky 4. Vende-se ingressos na porta e há, também,  na porta, um quiosque de vendas de excursões de 1 dia a lugares perto, tipo Karlovy Vary
 
Esses 2 ficam um de frente para o outro.
 
 
3. Klementinum - Křižovnická 2. 

4. Stavovské divadlo - Ovocný trh 1, entre na rua da Casa da Madona Negra. Fui a esse ver um balé.
 
5. Rudolfinum – Alšovo nábř. 12 (metrô Staromětská). 

De especial há em Praga o teatro de marionetes, que falam não vale à pena, pois é em tcheco. Há o teatro Black Light, onde o palco é escuro e os atores se movimentam em luzes fluorescentes. Há vários, escolhi o recomendado pelos “locais” que é o do Divadlo Metro, chama-se Life is live. FANTÁSTICO, a história conta a vida desde o nascimento, o trabalho, o namoro, casamento e morte de um individuo. Ri muito, os atores chamam o público para participar e no fim contam os truques e pedem a platéia para tentar fazer as cenas. A atriz principal dança muito. AMEI, imperdível! O teatro Metro fica na Národní, em frente ao Café Louvre. Ele fica em uma galeria estranha, como as de Copacabana, mas no fim a noite com esse espetáculo é muito legal! Não se impressionem com a galeria, o público é mais local do que turístico. Divadlo Metro - Národní třída 25 (metrô Národní třída). Começa às 20h e dura cerca de 80 minutos. NÃO PERCAM!!!

 

Há, ainda, o espetáculo Lanterna Mágica, que é uma performance multimídia com música, dança, troca de cenários e filmes. Existe desde 1958 e é um espetáculo mudo. Foi usado como protesto durante o regime comunista já que neste as peças tinham que ser em russo e os tchecos queriam usar a sua língua, por isso o silencio proposital. Não gostei, DORMI NO MEIO, mas pode ter sido o efeito do jet lag. Normalmente as 20h, mas fui Domingo as 14h. Fica no prédio do Lanterna, o teatro novo, ao lado do Teatro Nacional. Nová scéna - Národní 4.


 
Dos teatros de Marionetes o Dom Giovanni, na rua Karlova, é o mais famoso. Não fui.

Comprei todos os ingressos com cartão de crédito pela internet e eles foram entregues no escritório do meu apartamento, de forma, que no dia seguinte a minha chegada (dia que agendei para receber os ingressos) os mesmos foram deixados em envelopes na mesa da minha sala pela arrumadeira. Perfeito! 

Opções de comprar ingressos: 

1. Bohemia Ticket International. Escritório: Na Příkopě 16, tel. (+420) 224 21 50 31.

2. Ticket Art. Escritório: Politických vězňů 9, tel. (+420) 222 89 75 52. 

3. Ticketpro. Escritório: Rytířská 12, tel. (+420) 296 32 99 99. Usei este e recomendo.

4.Ticketstream. Escritório: Koubkova 8, tel. (+420) 224 26 30 49.  

Uma boa pedida é baixar na net o guia in your pocket, tem dicas de várias cidades e pode-se baixar a programação cultural dos 2 meses em que se programa viajar. Daí se pode programar que evento se deseja curtir, em que dia.  

Eu escolhi, além dos acima, assistir a um balé moderno no Teatro do Estado, pois já iria a óperas e concertos em Viena e Budapeste.  O teatro é pequeno, contudo muito chique e as pessoas estavam super elegantes, todas tomando champanhe no intervalo. ADOREI! 

Compras em Praga: O mais famoso são os cristais Moser, contudo maravilhosos, são caros e ruim de transportar. Há belos bibelôs de cristal para se comprar nas lojas da Celetná, como por exemplo, a Artel. Adorei a Manufaktura, com diversas lojas na cidade, inclusive na Celetná, onde comprei lindos artigos para casa e os famosos ovos (os mais bonitos são os daqui). Outra loja interessante na Celétná é uma de chocolates (maravilhosos). Para presentes, na Ovocny Trh, a Dorotheum (em frente a  lateral do Teatro do Estado). No geral, na Parinszká e na Na Prikope (vai dar em Mustek) há as lojas de roupa e grifes internacionais. 
Não se pode esquecersse das lojas de marionetes, uma lembrança impossível de não levar para casa. Comprei um Chaplin lindo para mamãe. Há várias lojas pela cidade. Comprei na passagem de UngeltOutra super legal é essa que fica na Nerudova perto da subida para o castelo (na verdade a loja é a mesma, em pontos diferentes).



 
Mais 3 dicas:

 
Pela cidade procure por tudo que é de Mucha, e não perca o seu museu. Já o museu do comunismo é mais ou menos legal, se tiver que escolher vá ao do Mucha.

Essa foto é na Catedral de São Vitor, na Capela conhecida como Nova Capela arcebispal (à esquerda da entrada). Esse vitral foi feito por Alfons Mucha à glória de Cyrillo e Méthode, Santa Ludmila, São Vensceslau e as nações eslavas. Em estilo Art nouveau apesar de realizado tardiamente em 1931. LINDO DEMAIS. Bem, a Catedral gótica de São Vitor, em minha opinião, bota Notre Dame (Paris) no chinelo. Só os seus vitrais me renderiam um post inteirinho (um dia ainda o faço para vocês).
Não deixem de JEITO NENHUM DE VISITAR, Vyšehrad (uma antiga fortificação) com a Basílica de São Pedro e Paulo (LINDÍSSIMA, mas não se pode fotografar o interior). 
 
 
 
 



 
Passeiem relaxadamente por Na Kampe ... muito legal!!
 
 


O moinho

 


O muro Lenon
 
Dito tudo isso, me perguntem: Por que conhecer Praga? Porque a arquitetura é linda, com estilo gótico, barroco, art nouveau, renascentista e neo-renascentista se misturando a cada esquina. Porque há muita história. Porque a cerveja é DIVINA, as pessoas lindas, as lojinhas maravilhosas, a cidade toda misteriosa e romântica, enfim, um sonho. Mas, acima de tudo, porque Praga é uma cidade para ser feliz. Eu não conheço Barcelona, mas só aí, em Budapeste e em Cusco (no Peru) me senti em casa, no meio de algo mágico. Difícil explicar, mais carioca é assim ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário