Páginas

sábado, 17 de novembro de 2012

Natal na Bohemia!!!

Claro que Nova York, Flórida, Chicago, Paris, Montreal e Quebec são lugares deliciosos para se fazer comprinhas de Natal. Mas, a verdadeira tradição natalina se encontra nos mercados da Europa Central, com seus mais de mil anos de existência. Dentre eles, um destaque especial para os da região da Bohemia. Já falamos sobre Praga e Colônia, e neste post falaremos sobre Viena, Munique, Nuremberg, Salzburg e Frankfurt. Como já disse, a Alemanha é um país onde o povo adora o Natal, e uma boa ideia é fazer nesta ocasião a Rota Romântica, e aproveitar para visitar a Áustria, e quem sabe terminar em Budapeste. O friozinho é perfeito para um bom vinho quente, e os maravilhosos doces e ensopados da região. Mas claro, não pulemos a cerveja.

Bora passear por aí ...

Mas, antes 2 dicas de visitas para vocês saberem tudo sobre os mercados de Natal.
Neste site há praticamente todos os da Europa: http://www.christmas-markets.org.
Vamos voltar a Alemanha ...
 
Frankfurt 

O mercado de Natal de Frankfurt am Main é um dos mais tradicionais. Ele começou em 1393, e foi criado pelo Rei Otto (o Grande) para comemorar que tinha feito as pazes com seu irmão Heirinch. Inicialmente não era aberto aos visitantes comuns, mas aos pouco atraiu o interesse de pessoas de diversas cidades alemãs, que para aí se dirigiam a fim de comprar coisas, ou vender seus produtos. No inicio, vendiam-se comidas típicas e produtos de artesões locais, mas hoje se vende de um tudo um pouco.


Há diversas “cópias” deste mercado pelo mundo, como, por exemplo, o “Frankfurt Christmas Market” de Birmingham, na Inglaterra (sic Adriana Miller).
 
É a maior Feira de Natal da Alemanha, com mais de 240 barraquinhas, e o destaque fica por conta da gigantesca árvore de Natal iluminada por 4 mil lâmpadas e sinos dourados.
A estrela aqui é também o glühwein, mas destacam-se os típicos Bethmännchen (doce de marzipã e amêndoa) e o Quetschemännchen (amado pelo filho nobre da cidade, Goethe) feito com passas secas e nozes.
 

De 26 de Nov a 23 de Dez de 2012.

Nuremberg
 
É a Feira de Natal mais conhecida do mundo, visitada anualmente por mais de 2 milhões de pessoas. A Christkindlesmarkt de Nuremberg é realizada na Hauptmarkt, no coração da cidade antiga medieval. Parte do seu charme reside na sua localização, cercada pela magnífica Frauenkirche, e pelo belo chafariz (o Schönen Brunnen).

  


A feira surgiu em 1628, e hoje possui mais de 180 barraquinhas. Ela é aberta pelas crianças de Nuremberg (Christkindl) em uma belíssima cerimonia.

 
Para comer e beber: biscoitos de gingerbread, cinnamon, Nuremberg bratwurst, amendoas torradas e gluehwein.




Para comprar: os melhores enfeites natalinos da Alemanha.



 
Para as crianças: o Kinderweihnacht, com carrossel e Papai Noel. 
  
De 30 de Nov a 42 de Dez de 2012
Daqui siga a Rota Romântica até a cidade medieval murada de Rothenburg ob der Tauber

 
A cidade é palco Reiterlesmarkt, uma feira relacionada a lenda Teutônica sobre a alma dos mortos. Apesar da cidade estar permanentemente decorada com motivos natalinos, esta é uma época especial. Ademais, Rothenburg é palco do Museu Germânico de Natal. A feira em si é mais do mesmo, mas de certo que esta belíssima cidadezinha merece uma visita.

 
Não deixe de provar: Schneeball (bola de neve), um doce frito coberto de açúcar ou chocolate.
 
Não deixe de visitar a Käthe Wohlfahrt, uma boutique de objetos decorativos de Natal, com lindos trenzinhos de madeira.
De 30 de Nov a 23 de Dez de 2012.
 


A principal feira da cidade data do século XIV e fica nos arredores da Marienplatz.
O verdadeiro räuchermännchen, que é o bonequinho fumando cachimbo
 
Existem outra feiras legais na cidade, como:
A Kripperlmarkt, próximo a Marienplatz. O destaque são os presépios. 
 
A da Sendlinger Tor, famosa pelas esculturas esculpidas em sabão. Lá, pode-se comprar especiarias, chás, óleos orientais, pedras semipreciosas, etc. Próximo fica o Pink Christmas, o Mercado natalino gay.
 
A da Chinesischer Turm, no Englischer Garten, com o melhor do artesanato da região.
A do famoso bairro Schwabing, com culinária internacional, obras de artes e lindas baratas roupas. Há apresentações de danças típicas alemãs muito legais. Ademais, aqui se encontra o melhor glühwein  da cidade.
A Mittelaltermarkt ou feira medieval é maravilhosa, com cavaleiros, nobres, damas, trovadores, mercadores, malabaristas e músicos. Para comer: pão assado em uma enorme fogueira e leitão no espeto.



 
Feuerzangenbowle, outro vinho quente alemão
A Tollwood que é boa para compras e tem excelentes performances.

De 30 de Nov a 24 de Dez de 2012.



Salzburg, na Áustria, a terra da Noviça Rebelde


 



Aqui ficam as principais feiras de Natal da Áustria. Há várias, mas a mais importante, Christkindlmarkt, fica na Domplatz e na Residenzplatz. Não se trata de um mercado turístico, mas sim de um lugar onde as tradições são levadas a sério. É o lugar perfeito para compra-se enfeites de Natal.

 





O mercado foi fundado no séc. XV, e chamava-se Nikolaimarkt, em homenagem a São Nicolas (der Nikolaustag). Segundo as lendas Alpinas, é São Nicolau quem dá os presentes de Natal para as crianças que foram boazinhas durante o ano. Krampus são uns monstrinhos mitológicos que o acompanham. Nas noites anteriores a 06 de Dezembro (dia de São Nicolas), os Krampusses podem ser encontrados. Já o Perchten, um espirito pagão da região da Bavaria, aparece na noite anterior ao dia de São Nicolas, antes do solstício do inverno (22 de Dez) e da Epifania (06 de Jan).


 

Há, ainda ,o mercado na Mozartplatz, no forte Hohensalzburg, e em frente ao Palácio Mirabell. E, os festivais de serenata e da canção.

Para comer há muito pretzel e doces diversos. Não deixe de provar a famosa torta Sache e de beber o Pflaumenwein (vinho de pêssego).




Só para lembra, espere por temperaturas muitos graus abaixo de zero!!!!!!!!!!!


De 22 de Nov a 26 de Dez de 2012


Adoro Viena, e apesar do frio gostaria de visita-la em Dezembro. Há vários mercados, mas listo abaixo os melhores, com   asrespectivas datas em 2012.
 

 
Na Praça Maria Theresien de 21 de Nov a 26 Dez;
No Palácio Belvedere de 23 de Nov a 23 Dez ;
Em Spittelberg, o bairro boêmio da garotada, onde fica o mercado mais autentico. De 15 Nov a 23 Dez;
No Palácio Schönbrunn de 24 de Nov a 26 Dez, onde ocorrem concertos de musicas clássica.
O que comprar: cristais, joias, velas, artesanato, ornamentos de papel e de metal.
Para comer: apfel strudel, avelãs torradas, bratwurst,  lebkuchen,  gingerbread.

Para beber: ponche.
Para as crianças: workshop de como fazer brinquedos natalinos medievais e passeios de pônei



 
 
 
O melhor fica na Rasthausplatz
As arvores estão decoradas com lanternas, corações, anjos e bolas. Há shows e duendes e ursinhos passeiam pela feira. Encantador. Para as crianças, também, há workshop de biscoitos e artesanato.
Para comprar: roupas, ornamentos natalinos de vidro pintados a mão, chapéus, couro, etc.
 
 





kartoffelpuffer
Daqui se pode esticar até os mercados da Bratislava e Budapeste, mas deixo para outro post.


Nenhum comentário:

Postar um comentário