Páginas

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

O Mundo visto por Lentes Cor de Rosa apresenta: Repetto!

Existe algo mais feminino que o balé?
Parece que desde pequeninhas, nós mulheres, somos ensinadas a ver o Mundo por Lentes Cor de Rosa, e a prática do balé é, sem dúvidas, um caminho para tal.

Eu, como muitas outras, fiz balé por anos, e só o abandonei quando as tarefas da faculdade me obrigaram. Hoje, anos depois, tenho pensado seriamente em voltar a dançar. Não apenas para reaver meu Mudo por Lentes Cor de Rosa, mas para voltar a desenvolver o meu potencial elástico, e de uma forma menos estressante do que nas academias, onde o culto ao corpo e beleza fala mais alto do que o amor à arte e o “savoir faire” da estética.

Falei tudo isso para dar início a esse post que vai tratar de um lindo lugar: a Repetto.
A Repetto é uma marca, hoje mundialmente conceituada no mundo do balé, e, além do seu glamour, ainda se acredita que ela produz as sapatilhas mais confortáveis do mundo.
Tudo começou, em 1947, quando Rose Repetto vê seu filho Roland Petit, então no inicio de carreira e com apenas 23 anos, chegar em casa com os pés sangrando. Rose começa, portanto, a fabricar as sapatilhas de Roland, e inicia um pequeno negócio em um atelier que ficava localizado a dois passos da Ópera de Paris.
Rose Repetto
Sob medida e muito mais confortáveis do que as da época, as sapatilhas Repetto logo caem no encanto dos “amiguinhos” de Roland, como: Maurice Béjart, Rudolf Noureev, Baryshnikov, Carolyn Carlson, le Kirov e as meninas do Folies Bergerès.
A marca, no entanto, é eternizada em 1956, quando a pedido de Brigitte Bardot, Rose criou a sapatilha conhecida como cedrillon, uma ballerine para ser usada no dia-a-dia. BB transformou a cedrillon em um mito, no filme “E Deus Criou a Mulher”. Em 1959, Rose abre a sua primeira loja no número 22 da rue de la Paix, também colada à Ópera.
E Deus criou a mulher
Cedrillon
No cinema, as ballerines de Rose também apareceram nos pés de Audrey Hepburn, no famoso look vermelho no adorável filme Cinderela em Paris.
Na década de 70, foi Serge Gainsbourg que caiu de amores pelo modelo Zizi e não os tirava dos pés. Hoje, apenas 30 pares do modelo Zizi são fabricados por ano.
Com a morte de Rose, a mulher forte e competente a frente da marca, a Repetto entra em decadência. Todavia, em 1999, a marca é comprada Jean-Marc Gaucher, ex- executivo da Reebok em Paris, que a ressuscita e inicia a difusão de suas lojas pelo mundo.
A partir dos anos 2000, a marca Repetto associa-se à Issey Miyake, à Yamamoto e a Karl Lagerfeld, para assinarem juntos seus novos modelos. Modelos exclusivos passam a serem vendidos na Comme des Garçons e na Colette. E o sucesso não apenas continua, mas aumenta. Atualmente, metade da produção da marca é vendida na França e a outra metade exportada para o Japão e USA.
Apesar da globalização, as peças continuam sendo feitas artesanalmente, na França, com rígido controle de qualidade. Suas solas são feitas de couro vegetal e os melhores materiais são selecionados. Pensando na qualidade de seus artigos, a Repetto criou uma escola de formação de artesãos em Dordogne, no sudoeste da França, que em seis meses prepara o profissional para confeccionar uma sapatilha.
Adoro esses Repettos tipo sapato de sapatiado!
A marca já organizou edições limitadas com exemplares customizados por fãs célebres como Vanessa Paradis, Catherine Deneuve e Carla Bruni. E, se uma parisiense não pode comprar o modelo original Repetto, ela compra um produto similar, mais barato. Mas, o fato é que é obrigatório, em Paris, o uso de ballerines no verão. Um detalhe fundamental: até hoje, o corpo de baile da Ópera de Paris utiliza os modelos da marca.
Customizadas, respectivamente, por Vanessa Paradis,
Catherine Deneuve e Carla Bruni
As famosas e suas ballerines

A minha escolhida!
Além dos calçados, a loja também oferece mais de 200 tons diferentes de meias para as bailarinas, além de todo tipo de acessório usado na dança. Ela ainda possui uma linha de perfume, que, segundo seu presidente, é “poético, glamuroso e ultra feminino”.

Onde podemos encontrar no Brasil???
 
Na Avec Nuance, no Rio de Janeiro, e nas lojas Sarah Chofakian.


Em Paris, a Repetto possui 3 lojas:
  1. 22, rue de la Paix, 75002 Paris, Tél. : + 33 (0) 1 44 71 83 12. Metrô: Opéra. Aberta de segunda a sábado de 9:30–19.30h.
  2. 51, rue des Francs Bourgeois, 75004 Paris, Tél. : + 33 (0) 1 70 79 89 37.
  3. 51, rue du Fou, 75006 Paris, Tél. : + 33 (0) 1 45 44 98 65.

E 2 pontas de estoque:
  1. 24, rue de Chateaudun, 75009 Paris, Tél. : + 33 (0) 1 53 32 84 84.
  2. 36, rue de Passy, 75016 Paris.
Loja póxrima a ópera

Mas, façam como eu fiz ano passado, visite a loja original, próximo a Ópera Garnier, ela é linda, e apesar de estar sempre lotada, é adorável passar um tempo ali entre madames e mademoiselles com seus apetrechos de dança.
Vitrine Repetto, Fevereiro de 2012 
Que tutu!! - Viagem 2012
    Se vocês ainda não conhecem a Ópera, não deixem de visita-la e depois passeiem pelas suas ruas de trás (assunto de outro post). Completem uma bela tarde visitando a Zara Home, e depois a Printemps (onde deve tomar um chá na Ladurée) e as Galeries Lafayette.
Ópera Garnier
   Um aparte: essa foto me deu uma saudade tão aguda de Paris, que chegou a doer!!
Viagem 2010 - Edição especial da Ladurée em homenagem ao lançamento
do filme "Alice no País das Maravilhas".
    Nas Galeries Lafayette não se esqueçam de visitar o terraço, de onde se tem uma bela vista de Paris. Para finalizar, passem no maravilhoso bar da Moët et Chandon (não recordo o andar) e deliciem-se, afinal Paris é Paris!!
    Eu, abusada, fui logo de Moet e Chandon Imperial Rosé, que é uma mistura de Pinot noir (40 a 50% com 10% de vinho tinto), Meunier Pinot (30 a 40% com 10% de vinho tinto) e Chardonnay (10-20%). Maaaravilhosa!!
 
Et bien, c’etait ça.
Bonne journée!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário