Páginas

sábado, 19 de janeiro de 2013

Viagens: lugares secretos que indico em Budapeste apresenta o Postal Muzeum!

Bom dia meus amigos,

A Série Viagens: Lugares Secretos que indico hoje vai a Budapeste, uma das cidades que mais amei conhecer. Vocês sabiam que a night em Budapeste é MARAVILHOSA? Pois é, eu não sabia, mas descobri, e amei. By the way, estou mudando de assunto, pois hoje vamos mesmo é falar sobre um programa diurno.

Esse é mesmo quase secreto, eu pelo menos não conheço ninguém que foi. Coitados dos meus amigos, perderam a chance de conhecer um lugar INCRÍVEL.
Mas que lugar é esse? O Postal Muzeum. O que? O museu dos correios, que fica em uma maravilhosa casa do século XIX na rua mais fashion de Peste. Andrassy Utca 3, lá no inicio, antes da ópera.

A mansão de 1886 onde ele fica, um prédio privado, por si só já merece a visita, com seus tetos decorados com afrescos de Károly Lotz.
A entrada, reparem nas antigas caixas de correio (lindas!) e na arquitetura do prédio
(toque a campanhia para entrar)
 
Como chegar: peguem o metro do milênio (M1) e desçam em Bajcsy-Zsilinszky út;
Horário: de terça a domingo de 10 às 18h;
Entrada: adultos - HUF 500 (= a mais ou menos 5 reais, gostou?) e crianças -  HUF 250. Grátis aos domingos.
O museu foi fundado em 1890 e se encontra em exibição nesta mansão desde 1972. Eu li, em uma fonte que não lembro mais qual, que os itens pertencentes à coleção do museu foram enviados para os EUA durante a ocupação da Hungria pelos nazistas e pelos soviéticos, a fim de preserva-los, e consenquentemente preservar a história do país.



Ao entrar no museu propriamente dito, você paga o ingresso que é um cartão postal, pega um folheto explicativo e por ele passeia. Pode ainda solicitar uma visita guiada em inglês, sem custos extras. As salas onde ficam a exposição são ricamente decoradas com seus tetos em estuque, candelabros de cristal, papéis de parede da época, tecidos de pelúcia e belas cortinas. Há ainda várias esculturas.
Lá dentro vocês encontrarão objetos que contam a história dos correios na Hungria, como telégrafos, carros antigos de entraga de postais, fotografias, mapas, móveis de época, documentos, um sistema de tubos pneumáticos ainda em funcionamento, etc. Só não encontrarão os selos, que se encontram expostos em outro museu. Destaque para os automóveis, uma carta da Imperatriz Maria Teresa do séc. XVIII e para os rádios antigos. Adorei, e em alguns objetos você pode tocar e interagir. Muito legal mesmo!
Bora ver as fotos:
O prédio
Entrada ou saída do prédio
 
Afrescos no primeiro piso
 
As escadas
 
 
 
 
 
 
Os afrescos de Károly Lotz nas escadas
A entrada do rmuseu, dentro do prédio

A segunda sala
 
 
 
Data das botas e antigos uniformes
O museu dos automóveis
 
 
 
Continuando
A carta da imperatriz
 
 
 
Primeira sala

 
A "modernidade" na última sala
 
Os telefones
 
Inside, afrescos no teto
As janelas!!
 
O teto de novo!
Tudo lindo demais ...

PS: meus caros, após escrever esse post, INFELIZMENTE eu descobri que o museu foi realocado para Benczúr utca 27. Pena vocês não poderem ver a mansão da Andrassy Utca, mas ainda assim acho que vale a visita, principalmente para quem está com crianças. O post mais do que nunca vale para vocês curtiram as belas imagens do antigo prédio.
Por isso, vocês vão dizer que esse post não valeu como indicação, então OK, neste Domingo haverá 2.
Vejam o próximo sobre o Vajdahunyad Vára ...




Nenhum comentário:

Postar um comentário