Páginas

domingo, 12 de maio de 2013

A Capela Sistina das Américas.


O Distrito peruano de Andahuaylillas é um dos 12 distritos da província de Quispicanchi, situada na região de Cusco, e a pouco mais de 40km da capital. Seu antigo nome era Antawaylla (anta = cobre, Waylla = pradaria), mas a região, em espanhol foi chamada de "Andahuaylas". Era uma área importante para os Incas, todavia como uma província maior com o mesmo nomeexista no departamento de Apurimac, os espanhóis transformaram o seu nome em uma forma diminutiva para evitar confusões. Andahuaylillas.

Ela é uma pequena cidade muito acolhedora, com um clima quente saudável como consequência de ser cercada por montanhas, na margem esquerda do rio Vilcanota. Famosa, principalmente, devido a a Iglesia de San Pedro de Andahuaylillas, conhecida como a Capela Sistina das Américas.

Por fora, o edifício e simples, mas basta entrarmos para entendermos o porquê do título. Ouro, prata e quadros pintados de acordo com a Escola de Cusco fazem parte da decoração da igreja.

A igreja foi construída sobre uma plataforma que é acessada por etapas e tem, como muitos templos andinos, uma capela em forma de varanda aberta e um sino sólido. Na praça ha três cruzes de pedra.

 

Obra dos Jesuitas, foi construída no sec. XVI sobre um espaço cerimonial pré-colombiano (Waka). A construção do templo começou em 1570, e a nave e a fachada foram completadas em 1606.
ela estava em obra quando visitei
 
De fato a igreja é bessima, mas infelizmente nao podemos fotografa-laAbaixo alguns postais e imagens oficiais.

Dentro da igreja existem duas secções diferentes correspondentes às duas fases da sua construção, que são separadas pelo arco interior principal. A mais antiga e adornada, em estilo mudéjar (estilo arquitetônico que mistura elementos árabes e cristãos, desenvolvido entre o séculos XIII a XVI) encontra-se mais para dentro. A seção mais recente fica proxima a entrada. Essa é a razão pela qual esta igreja tem dois púlpitos, o mais velho está sob o arco interior e o último na parede oposta. É impressionante a quantidade de murais que cobrem as paredes e, especialmente, o teto com padrões geométricos e flores adornadas com flocos de ouro.

 
 
 
O altar-mor é barroco, esculpido em madeira de cedro e dourada com flocos de ouro. No centro deste altar esta a efígie da "Virgem do Rosário".

Lá no fundo, de um lado do altar-mor esta a sacristia, que tem troncos antigos onde as roupas bordadas com metais preciosos dos padres são mantidas. Nas capelas laterais e na parte superior da área central ha uma interessante coleção de telas de anônimos da Escola Cusquenha representando a vida de São Pedro, com molduras douradas impressionantes. Sobre o arco interior observamos uma pintura representando a "Virgem da Assunção", atribuída ao pintor espanhol Esteban Murillo. 

 
 
 
Acho que ela esta longe de ser a Capela Sistina, mas vale a visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário