Páginas

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Rapidinha - Puerto Natales na Patagónia Chilena


Puerto Natales é uma cidade da Patagónia Chilena, situada a 247 km a noroeste de Punta Arenas. É a capital da comuna de mesmo nome e da província de Última Esperanza na região de Magalhães e Antártida Chilena.
 
 
Ao chegarmos à cidade de ventos cortantes percebemos que adentramos a patagônica. A paisagem é formada por enormes montanhas, sempre com neve nos cumes, o enorme litoral e alguma aridez. Grandioso, e nos dá uma sensação de infinidade e uma leve tristeza. Difícil descrever. É a Patagônia!!


Pedro Montt – calçadão em frente ao Pacífico
eta ventania

Um pouco de história

Os primeiros espanhóis a chegarem à região tentavam encontrar uma passagem para o estreito de Magalhães. Desesperados, chamaram o lugar de Última Esperanza. Devido à presença de índios hostis, o território só foi colonizado no final do século XIX por ingleses e alemães dedicados à criação de ovelhas. Porém, apenas em 1911 a cidade foi oficialmente fundada.


Como chegar

Nós viemos de avião de Puerto Montt, mas há voos que vêm de Santiago, em pouco mais de 4.30h de viagem. O aeroporto mais próximo é o de Punta Arenas, daí você pode alugar um carro ou ir de ônibus. Há vários ônibus por dia até Puerto Natales (tempo de viagem = 3.30h). A estrada de Punta Arenas a Puerto Natales (250 km) é bonita, árida e cheia de animais.

As empresas - Punta Arenas/Puerto Natales

Buses Fernandez (fone 221812) - A Sanhueza 745 - 08:00 | 09:00 | 13:00 | 14:30 | 17:00 | 18:30 | 20:00

Buses Pacheco (fone 242174) - Colón 900 - 08:30 | 14:00 | 17:00 | 18:30 | 19:30

Bus Sur (fone 614224) - Jose Menéndez 552 - 09:00 | 15:00 | 19:00
 
 
 
 

Puerto Natales é muito bonitinha e graciosa, com suas casinhas de madeira coloridas, além de ser o portão de acesso para o Parque Nacional Torres del Paine. Seus bares e restaurantes são animados por turistas do mundo todo.
 
 
 
 
No dia que chegamos, passemos bastante pela cidade, mas no dia seguinte ventava demais, quase voavamos, então jantamos no hotel.

O passeio pela cidade é muito bonito, cheio de lojinhas de decoração, de “lembrancinhas” e até mesmo joias de prata. Adorei!
 
só décor
As principais atrações são a Praça das Armas, a igreja e o Museu Histórico (ao lado do escritório municipal de turismo). Há ainda uma área reservada para artesanato chamado “Pueblo Artesanal Etherh Eike”, nome dos índios nativos.
Não deixem de visitar a doceria maravilhosa Patagonia Dulce (Barros Arana 233) e a fábrica de cerveja artesanal chamada Cerveza Baguales.
 
 
 
Onde ficamos

Hotel Costaustralis – na avenida principal, a beira mar. É o mais caro da cidade, mas acho que compensa, pois o atendimento é excelente, assim como as acomodações.
 
 



da nossa janelinha

nascer do sol
foto promocional - bar onde descansávamos após os passeios
restaurante onde jantamos – muita bom
 
Na primeira noite jantamos em um restaurante que não me lembro o nome. Mas, os mais badalados e indicados na cidade são o Afrigonia, a Pizzaria La Mesita Grande e o Angelica's. Para artesanato, a dica é o Paseo Ñandu.
 
 

Bem, isso é o que me lembro da cidade. No próximo post, falarei sobre a Cueva del Milodon.


Nenhum comentário:

Postar um comentário