Páginas

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Chile - A Região dos Lagos!!


A Região dos Lagos, ou distrito dos Lagos Andinos, é um dos destinos mais belos do Chile. Ela fica entre o Pacífico e os Andes, na fronteira com a Argentina, e possui uma paisagem selvagem que impressiona pela sua beleza, com diversos parques nacionais, lagos alimentado por geleiras milenares e vulcões com picos nevados eternos. As grandes cidades da região são Puerto Montt, a capital, Puerto Varas e Frutillar.
Na minha estada na região, fiquei hospedada em Puerto Varas que é bem mais bucólica que Puerto Montt, com alguns hotéis muito charmosos e ótima cozinha (e vinhos, claro). Assim, recomendo!!

Puerto Varas

Vulcão Cabulco

o Lago Llanquihue e o vulcão Cabulco são os destaques
da pitoresca Puerto Varas. Esse vulcão na foto é o Osorno.

Puerto Varas

Mas, isso é assunto para outro post.
De Frutillar, falei na Série Lugares secretos que indico. Hoje, falaremos sobre os passeios no entorno do Lago Llanquihue. Falaremos sobre os saltos do rio Petrohué, o Lago de Todos los Santos e o Vulcão Osorno.
Saltos de Petrohué
Entre o Lago Llanquihue e o Lago de Todos os Santos está o simétrico Vulcão Osorno, um dos mais belos do Chile. Há muito tempo atrás, as suas lavas formaram uma barragem entre os dois lagos. Com o passar dos anos, as águas cavaram seu caminho através da lava endurecida, formando os famosos saltos de Petrohué.

De Puerto Varas até os saltos do rio Petrohué dá cerca de uma hora de viagem ao longo da rota 225. Atenção, a placa "Saltos", em Ensenada.

Mamy’s, Márcia e Beth
 

fantástico!



Mamy’s

 

 

olhem o azul dessas águas!!!



 

pedras vulcânicas!!

Dos Saltos del Petrohué, uma estrada de cascalho nós leva ao formoso Lago Todos los Santos!
Lago Todos los Santos
Localizado no Parque Nacional Vicente Perez Rosales, o Lago Todos los Santos é um lugar idílico que parece flutuar sobre as grandes montanhas dos Andes.
Os jesuítas foram os primeiro a encontrar, por acaso, este lago perdido entre vulcões e árvores, no século XVII, no dia de Todos os Santos. Eles habitaram a região por algum tempo com a intenção de converter os índios locais, e também de encontrar algum vestígio da "Cidade dos Césares", uma misteriosa cidade com grandes edifícios e castelos onde a vida cristã seria pura. Depois disso, o lago foi esquecido por certo tempo, mas foi redescoberto dois séculos após por exploradores que visitavam o Vulcão Osorno. Daí a merecida fama foi um ”pulinho”.
Uma volta no lago, também conhecido pelo nome de "Esmeralda" por causa de suas águas claras e verde, é um passeio encantador de cerca de 40 min.
estas águas nasceram graças ao derretimento das geleiras

 

Vulcão Osorno ao fundo

 



Daqui parte o Cruce de Lagos que une Puerto Varas a Bariloche, onde o viajante passa por sete etapas (quatro terrestres e três lacustres). A rota clássica começa em Petrohue, seguida pela primeira perna de barco no Lagos de Todos los Santos. Depois de cerca de duas horas de navegação, faz-se uma parada em Peulla para almoço para depois prosseguir o passeio pelo Lago Frías, entre os píeres de Puerto Frias e Puerto Alegre. De lá, o passeio segue pela rota 255 do passo Vicente Pérez Rosales até Puerto Blest, já em território argentino, de onde se toma o catamarã que cruzará o Lago Nahuel Huapi, até San Carlos de Bariloche. A viagem leva em um ou dois dias, quando se pernoita em Peulla. Essa ficou para próxima!!
Do lago, retornando-se pela RP-225 e depois se entrando à direita na U99-V, estrada que rodeia o lago Llanquihue, logo se chega a uma entrada à direita que dá em uma estrada sinuosa e estreita que leva a base do vulcão Osorno.
Da base saem os teleféricos para subir-se até o topo do Osorno. Infelizmente no dia da minha visita os fortes ventos impediram a nossa subida. Snif!!! Para ver um pouquinho visite os Nerds Viajantes.
Os teleféricos funcionam o ano todo, mas é no inverno que o vulcão vira estação de ski.


Tivemos que nos contentar em ficar na base, onde há um restaurante, banheiros e uma loja de souvenires. Almoçamos no restaurante e a comida estava excelente, recomendo apesar de não ser barato.

Fizemos esse passeio de dia intero através de u agência de viagem, mas você pode fazer de carro algad, ois as estradas são boas e bem sinalizadas.

Sexta que vêm falarei um pouco mais sobre Puerto Varas.

Até!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário