Páginas

domingo, 11 de agosto de 2013

A Série Lugares secretos que indico hoje faz a visita guiada no Obecní dům, em Praga!!

 
O post de hoje é mais uma dica que um lugar secreto. Vou falar sobre o tour guiado no interior do Obecní dům, a Casa Municipal.
 
Sua história é rica, não só a primeira república foi proclamada da sua sacada, como as negociações entre Vacláv Havel e o governo comunista da URSS aconteceram dentro do prédio.


arquitetura esplêndida por fora e por dentro






''A apoteosis de Praga''


A construção do Obecní dům foi motivada por um sentimento nacionalista, pois, no inicio do século passado, os tchecos não tinham um lugar onde pudessem se expressar culturalmente. Assim, após um concurso para escolher-se o melhor projeto para o prédio, em 1905, se iniciou sua construção. Dois projetos distintos foram escolhidos, e os arquitetos responsáveis, Antonin Balshanek e Oswald Polivka, tiveram que trabalhar juntos para transpor as suas diferentes propostas em um só prédio. As obras duraram 7 anos.

 
 
 


Muita gente não se  empolga com essa visita, eu mesma quase não a fiz. Um erro. Para quem curte Alfons Mucha, o tour é imperdível. E como só não curte Alfons Mucha quem não o conhece, já disse tudo. Entrem, please!!
 
Preço - CZK 290
 
Vejam os horários aqui
 
Endereço: Náměstí Republiky 5 - Praga 1- Cidade Velha
 
Como chegar: Metrô linha B (amarela), estação Náměstí Republiky, bondes n°8, 14, 26, parada Náměstí Republiky
 

interior Art Nouveau, sensacional!!

 
O estilo Art Nouveau não foi escolhido por acaso. Nesta época, princípios do século XX, assistiu-se ao triunfo das artes decorativas em toda a Europa. Por isso uma geração de artistas – Alfons Mucha, Ladislav Šaloun, Karel Novák, Josef Wenig, Josef Pekarek, Antonin Strunc, etc – uniu talentos para criar essa obra com uma decoração impressionante.
 
Vocês entram pela porta acima, passam o foyer e no fundo compram seu ingresso. O tour começa na Sala Smetana, a sala de concertos com a melhor acústica do mundo.



elevador do foyer, a sala fica no primeiro piso


 
A sala ocupa a parte central de toda a casa e seu teto é altíssimo, com camarotes divinos! Ele foi concebido como um espaço de multiuso e tem na parte da frente um palco ladeado por dois grupos de esculturas em estuque de L. Šaloun - Vysehrad e Danças Eslavas.
 
 
 
 
 
Quase tudo é original, como o magnífico teto de vidro.
 
 
 
Os afrescos no teto e parede, criados por K. Spillar, são alegorias da música, da dança, da poesia e da dramaturgia.
 
 
A sala é dominada pelo órgão, feito por J. Tucek, em torno do qual há um alto relevo de bronze de F. Hergese que representa Smetana.
 
Extasiados, seguimos para ao fantástico Salão Oriental, e, então, passamos pelos Salões Moravian Slovak e Božena Němcová até chegarmos a Confeitaria.
 
O Salão Oriental, que foi originalmente chamado de Sala Sérvia, é um delírio para quem ama decoração!! Ele ainda tem a pintura original de estêncil e a decoração de estuque ornamentado. O mobiliário, algumas almofadas e as cortinas, juntamente com os vidros das janelas e os lustres são de 1912.
 
 
 
 

Vou contar-lhes uma tristeza, como cheguei atrasada para o tour, desconhecia a necessidade da compra prévia de um vale fotos. Assim, após levar uma bronca, tive que parar de fotografar. As fotografias abaixo são da net.

O quarto adjacente é o Božena Němcová com uma fonte, de O. Polívka, com mosaicos de azulejos. O pilão de cerâmica é decorado com uma escultura envidraçada de B. Nemcova. Daqui chega-se ao Salão Moravian Slovak e a uma antiga confeitaria.
 

Agora, entramos na magnífica Sala Gregr que é decorada com um afresco tríptico no teto, Vida, Poesia e Morte, de 1911. Há mais três pinturas posteriores, de 1914, nas paredes. A decoração de estuque foi criada por A. Novak.

 
 


Por fim, chegamos ao ponto alto do tour, a Sala do Prefeito contendo pinturas de Alfons Mucha. Por aqui no passado era a entrada para a Sala Smetana. Indescritível e inesquecível!!! 

No teto o afresco "Concorde eslavo” com uma águia no centro é "levado" por oito pendentes nos quais as virtudes humanas são mostradas, personificadas por personagens checos históricos: Fidelidade - JA komensky, Força - Vojtech de Pernstejn, Vigilância - CEMGFA, Intratabilidade - Jan Rohac de Duba, Independência - Jirí de Podebrady, Justiça - Jan Hus, Sabedoria materna - Eliska de Premyslides e Militância - Jan Zizka. 

 
 
 
 




 

Os três afrescos da parede foram inspirados nos textos: "Santa Mãe da Nação, aceitar o amor e o entusiasmo dos seus filhos!", "Humilhado e torturado você é, mas você deve ser revivido, oh meu país!", "Com a força para a liberdade, com amor para concorde". Era a fase nacionalista de Mucha.
 

Acreditem, as fotos não fazem jus a grandiosidade desta sala.
 
Ainda passamos pelas Salas Riegr e Sladkovský, então descemos até o American Bar, bem boêmio, onde o tour dá direito a uma caneca de cerveja.
 

Riegr


Sladkovský

 
 
 
Como tudo isso vocês sóm na visita guiada, façam-na!
 
Boa semana!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário