Páginas

sábado, 15 de novembro de 2014

Visita incomum em Barcelona: Hospital de la Santa Creu i Sant Pau

Parece incrível, mas muitos brazucas nunca ouviram falar do Hospital de la Santa Creu i Sant Pau?! Pena, porque segundo alguns ele é o maior tesouro do modernismo catalão. Eu gostei mais do Palau de la Música Catalana. Ambos são obra do arquiteto Lluís Domènech i Montaner.


O Hospital de la Santa Creu foi fundado em 1401 no bairro de El Raval (agora é a Biblioteca da Catalunha). Como a cidade cresceu, o antigo hospital ficou pequeno e, então foi necessário a sua transferência. Graças a herança do banqueiro Pau Gil, em 1902, as obras de construção do novo hospital tiveram início, e assim o complexo hospitalar de Santa Creu i Sant Pau foi inaugurado oficialmente em 1930.

Ele inicialmente contemplaria 48 pavilhões, mas apenas 27 foram construídos. Vinte deles são obra de Lluís Domènech i Montaner e o restante de seu filho, Pere Domènech i Roura. Destes, 16 pavilhões são modernistas.

Em 1997, o hospital foi declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO e, então reaberto em Fevereiro de 2014 após uma reforma que durou 4 anos.

Pavilhão de Administração coroado por uma torre e um relógio

 
 

entrada do hospital


A visita
 
Ela começa no Pavilhão de Administração, no espaço de exposição onde um vídeo, uma mesa interativa sensível ao toque e outros elementos nos apresentam esse patrimônio monumental e artístico, além de destacar a sua importância, a evolução histórica da instituição e sua contribuição para a medicina. Em seguida, vamos para a rede de túneis subterrâneos que conecta os diferentes pavilhões, e que nos leva aos jardins.
 



complexo em formato de cruz

rede de corredores subterrâneos que interliga os pavilhões

 
Jardins garantindo muito verde, luz e tranquilidade para médicos e pacientes.
 
 
 
 
Daqui, se sugere ir para o Pavilhão Sant Rafael, mas acho mais interessante começar o passeio pelo Pavilhão Sant Jordi, que tem exposições sobre a reforma, a história e simbolismo de cada pavilhão e de Lluís Domènech i Montaner. Isso ajuda a compreender melhor a visita.
 
 
 
 

De volta aos jardins é hora de se apreciar os fascinantes edifícios: suas cúpulas, telhados, fachadas, esculturas e vitrais.
 
 

os monstros representam a morte e o mundo desconhecido

 
edifícios de tijolos vermelhos


a esquerda a torre d’água


 

os pavilhões recebem o nome de seu santo patrono que adornam sua fachada

 
 
O Pavilhão Sant Rafael era a enfermaria cirúrgica e foi decorada com cerâmica para garantir a limpeza. Foram empregados tons claros com propósito terapêutico.
 


a fachada

Simbolismo e iconografia
 
Capitéis, esculturas e detalhes florais foram desenhados por Lluís Domènech i Montaner. As esculturas dos santos e virgens são obras de Eusebi Arnau. Anjos, gárgulas e formas animais de Gargallo.
 


animais representam a continuidade da vida

 
 


Pavilhão da Administração

 
anjos da guarda são as figuras símbolo do hospital,
eles são homens, mulheres ou crianças




São Jorge, padroeiro da Catalunha, e os emblemas
do Hospital de la Santa Creu i Sant Pau e de Barcelona

  


Sant Leopold, único santo de bigode


 
A visita se encerra no Salão Principal do Pavilhão de Administração, um dos principais espaços do edifício.
 
Onde

A entrada no complexo é feita pela Carrer de Sant Antoni Maria Claret. A estação de metrô mais próxima é a Sant Pau/Dos de Maig da linha 5 (azul).


Abre de Novembro a Março: Segunda a Sábado das 10–16:30h, Domingo ate as 14:30h. De Abril a Outubro: Segunda a Sábado das 10–18:30h, Domingo ate as 14:30h.

Existem duas modalidades de visita. A visita livre, onde você percorre por conta própria o hospital. E a guiada, oferecida em inglês, francês, catalão e espanhol. Fiz a visita livre.

Visita livre = 8€, visita guiada = 14. O ingresso é livre no primeiro domingo do mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário