Uma visita ao Musée des Augustins em Toulouse


A fantástica cidade de Toulouse, na França, nos reserva fortes emoções. E uma das maiores acontece durante a visita ao Musée des Augustins. A cada sala se solta um AH!!
 
O Musée des Augustins fica no antigo convento dos monges augustinhos fundado no início da Idade Média. Só a arquitetura gótica do antigo monastério, e os jardins do claustro do século XIV, já valem a visita.
 
 
 

gárgulas

 
A visitação tem início nas salas de esculturas góticas dos séculos XIV e XV.
 
 
Estas salas ilustram a originalidade e qualidade das criações artísticas da região. A primeira delas contém magníficas obras do final da Idade Média, com destaque para a recentemente restaurada, e linda, Nostre Dame de Grasse; já a sala central possui uma coleção de estátuas policromos da Capela Rieux, construída perto de 1340, no Convento Cordeliers. 

 
 

A seguir vamos para a igreja, onde são exibidas obras de grande formato das escola de pintura de Toulouse (Chalette, Tournier, o frade Ambroise Frédeau, Bachelier e Arcis) do século XV ao XVII. Há ainda obras de Perugino, Rubens, Guerchin e Stella.


 exposições temporárias






há também oito figuras de terracota de Saint Sernin,
tão misteriosas quanto notáveis





Seguimos agora para a galeria de escultura românica do século XII, mas antes passamos pela seleção de esculturas do século XIX. O primeiro Ahhhhh!
 


Falguière

 
E, então se adentra a galeria de escultura românica, e AHHHHH!!!!

Uma coleção espetacular de capitéis do século XII expostas neste lindo cenário by Jorge Pardo.
 
 
 
  
 

De volta a escadaria com esculturas de Falguière, Misericórdia e Thivier.
 
 
Enfim, chegamos à Galeria Vermelha, com pinturas francesas do século XIX e do início do século XX.
 
 
 
Ooh La La!!! Ça c’est tout!
 
Os destaques são Delacroix, Ingres, Laurens e Courbet representando os séculos XVIII e XIX. E dentre os destaques da coleção do século XX estão as obras de Toulouse-Lautrec e Manet.
 

Toulouse-Lautrec

 
Essas obras são apresentadas em conjunto com várias esculturas notáveis (Rodin, Claudel, Marqueste).
 

Duret – A Comédia



Duret – A Tragédia


Nas salas ao lado vemos as obras-primas de pintores da escola francesa (Moillon, Champaigne, Valenciennes, Houdon, Pajou), escola italiana (Guido Reni, Crespi, Guardi) e escola holandesa (W van Aelst, Brueghel, C van Haarlem ). Pinturas de Toulouse também são destaque, com obras de Chalette, Tournier, os irmãos Rivalz, de Troy e Roques.
 


Stella


 
 
O Musée des Augustins fica na rue de Metz 21, e abre de 10-18h (fecha as 21h nas quartas).
 

A visita leva cerca de 1 hora e meia, e a entrada custa 4 € com audioguia.

Comentários

Postagens mais visitadas