Páginas

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Um passeio a pé pelos principais pontos do Central Park


Olá, ir a Nova York e não visitar o seu principal parque é um sacrilégio, não? É, claro que é.


O problema é que ele é enorme, então aconselho que você o conheça em 3 dias diferentes. Faça como indica o site do parque. Ou seja, o norte, o meio e o sul. Lá no site há diversos passeios sugeridos, e há inclusive apps que você pode baixar.


Apesar disso, fiquei bem confusa em como explora-lo. Depois de muitas pesquisas, optei pelo tour que agora dividirei com vocês.


na Bow Bridge, uma das pontes do parque que dá uma ampla, e bela, visão dos prédios ao seu redor


Esse tour demanda cerca de 3 hora para poder se  disfrutar com calma de tudo que o parque tem a oferecer. Isso no inverno, que foi quando eu o fiz, porque no verão, acho, que deve-se ficar mais tempo. Quem sabe um passeio de barco no lago? Quem sabe um piquenique? Romântico, não?

By the way, como neve não faz parte do dia a dia de nós brazucas, adorei vê-lo todo branquinho e curtir o friozinho. De preferência, faça como eu, e vá no fim de semana, e você poderá apreciar os nova-iorquinos gozando de sua folga e curtir os diversos "shows" e atrações free que por lá rolam.

  

música no belo nível inferior do Terraço Bethesda


Bem vamos ao tour propriamente dito:

 
Desça na estação de metrô da 72nd Street que está localizada em frente à entrada do parque e onde param as linhas B e C. Antes de entrar, admire o famoso edifício Dakota, onde John Lennon viveu desde 1973, e em cuja porta foi assassinado.

 

Fique do lado esquerdo da entrada, e ande em frente até o Strawberry Fields (72nd Street, West Side). Ele é um tributo à memória de John Lennon, e seu nome deve-se a música dos Beatles Strawberry fields forever. É ai que fica o mosaico com a palavra Imagine. Pausa para fotos.


A partir do mosaico, pegue o caminho que vira à esquerda e passe pelo Strawberry Fields. Você chegará a uma grande via, e verá a estátua de Daniel Webster a sua esquerda. Atravesse a rua para chegar à calçada do outro lado. Vire à direita e caminhe ao longo da via até ver um grande gramado à sua esquerda.

 

Você esta agora no Sheep Meadow (Prado de ovelhas), um emaranhado de belos caminhos cercados por uma cerca de arame.


Desfrute dele, e siga, então, a até famosa alameda que está localizada ao leste deste.


Sim, você estará no The Mall (da 66th até 72nd Street) que de certo já viu em diversos filmes. Tire ótimas fotos neste grande corredor arborizado e cheio de estátuas de figuras literárias na sua extremidade sul.

 

Continue, então, para o norte ao longo do The Mall, até que esse se abra para um grande terraço. Você estará agora na Esplanada Bethesda (região central do parque, na 72nd Street).


Minton Tile Ceiling no Terraço Bethesda

 

Aqui há um grande terraço com um nível superior e um nível mais baixo. Eles são conectados por uma grande escada, e em frente temos o grande lago.


Terraço Bethesda, criado em torno de 1860


ah, o restaurante do lago/casa dos barcos


quem nunca o viu nos filmes?

 
Destaque para a Fonte Bethesda que é um dos grandes símbolos do parque e da cidade.
 
 
 
 
Siga agora a trilha pavimentada que leva para o lado oeste do nível inferior do terraço.
 
 
 
 
 
Assim, chega-se à Bow Bridge (Ponte Curva) que fica na altura da 74th Street.
 
 
 
 

Agora é a parte mais complicada desta rota, da Bow Bridge para o Castelo Belvedere. The Ramble, uma área arborizada cheia de caminhos tortuosos e sinuosos, está localizada entre os dois. Sinta-se livre para se perder por ai, já que essa área é conhecida por suas belas aves.


Siga sempre em direção norte, mantendo o lago à sua esquerda. E suba, suba, o Castelo Belvedere (na altura da 79th Street) fica no ponto mais alto do parque.

 
 
 
 



Delacorte Theatre


o castelo tem vista para o Turtle Pond e o Great Lawn ao norte


Daqui, vá ate o Delacorte Theatre (na altura da 80th Street), onde no verão ocorrem as famosas produções das peças de Shakespeare.
 

Saia do parque na altura da 79th Street, a oeste, onde a estação de metrô mais próxima é na 81st Street, próximo ao Museu de História Natural.
 
Outras “atrações” que não se deve deixar de ver:
 
O Zoo do Central Park (East Side, entre 63rd e 66th Street) que foi cenário da animação de Madagascar.
 
O Wollman Rink (East Side, entre 62nd e 63rd Street) que é outro cartão postal de NYC.
 
 
The Great Lawn, ou O Grande Gramado (da 79th até a 85th Street), que é o lugar onde vemos, nos filmes, os nova-iorquinos fazendo piquenique, jogando futebol americano, correndo e namorando.
 
 
Conservatory Garden (entrada pela 5a Avenida com 105th Street) com 3 jardins: Italiano, Francês e Inglês.
 
Visite esses 2 últimos quando for ao Metropolitan Museum.
 
Bem, é isso!!
 
PS: antes, ou depois, deste tour não deixe de ir a Alice’s Tea Cup. Leia sobre a minha visita aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário