Páginas

domingo, 8 de março de 2015

A Série Viagem: Lugares Secretos que Indico passeia no "bairro da luz vermelha" em Barcelona


Ok, ok, ex bairro da Luz Vermelha. Sabem do que eu estou falando, amiguinhos? Do Raval, uma visita imperdível em Barcelona.

Gato Botetero

El Raval, na Idade Média ficava fora das muralhas da cidade, e continha basicamente hortas, hospitais e conventos. Mais tarde, com a Revolução Industrial, nele se instalaram indianos, marroquinos e outros diversos imigrantes. Foi nesta época que o bairro se tornou famoso por seus bares e uma ampla cena de prostituição.


Mas, na ocasião das Olimpíadas de 92, a prefeitura resolveu revitaliza-lo. E, de fato, foi a inauguração do Museu de Arte Contemporânea de Barcelona, o Macba, em 1995, que trouxe ares mais cool ao Raval. Os imigrantes?? Ainda, estão por la, o que só o torna mais colorido e multicultural. Perfeito para se provar uma culinária não européia.

Aposto que, agora, você ficou curioso de conhecer esse bairro, não?? Bem, vem comigo:

Claro que vamos começar nosso tour pelo Macba, já que ele é a "a cara" do "novo" bairro. Apartir das Ramblas, você chega nele entrando na carrer Bonsuccés e seguindo em frente pela carrer Montalegre. Assim, você já está no Raval, bem "de cara" para o  Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona (CCCB). Agora, atravesse o seu pátio e seja bem-vindo a Placa dela Angels, cheia de bares e restaurantes; skatistas de todas as idades; e onde se filmou a cena de Vicky Cristina Barcelona que vimos aqui. Esse enorme "caixote" de cimento branco e fachada envidraçada é o Macba.


Museu de Arte Contemporânea de Barcelona (Macba): Aberto às segundas, e de quarta a sexta-feira, das 11h às 19:30h. Aos sábados, das 10h às 20h. Aos domingos, das 10h às 15h.

CCCB: Aberto de terça a domingo das 11-20h.

Daqui, seguindo até a carrer del Carme, e entrando nela a esquerda, logo se avista, do seu lado direito, um portão que leva a um "bequinho" com muros de pedra. Neste trecho está a Real Academia de Medicina de Cataluña, onde é possível fazer um tour pelo seu antiguíssimo anatômico. No lado oposto, está o Instituto d' Estudis Catalans. Atravessando-se outro portão, adendra-se ao Jardins de Rubió i Llunch.

 
 
 

biblioteca
 
Saindo-se pelo portão do lado oposto do jardim, chega-se a carrer de l'Hospital. Olhe para trás: o que se vê é a Biblioteca de Catalunya, que ocupa o antigo prédio do Hospital de la Santa Creu.


Dobrando-se a esquerda, logo a diante, se chega a carrer Jerusalém. Passe pelos fundos do Mercat de la Boqueria, e de novo na tradicional carrer del Carme, um pouco a frente você verá a loja El Índio, no número 24. Eu a achei o maior "barato", em estilo modernista e cheia de tecidos e outros "bagulhos" interessantes.

 
 
Entre, agora, a esquerda na carrer d'en Xucla, e no número 6 você verá uma granja típica da cidade. É a Granja M Viander. Tomei café da manhã aqui e adorei o "clima". A decoração é uma graça; há jornais do dia para lermos; a freqüência, de locais, é bem bacana; e o suizo.. Ah, o suizo!!! Prove, e depois me conte.
 



a carrer d'em Xuclá é cheia de lojas de queijos e frutos secos





aberta em 1870


 
Granja M Viader:aberta de segunda a sábado das 9-13h e de 17-21h.
 
Volte, então, e vá conhecer La Boqueria. Neste tour, você entrará pelos fundos do mercado. Melhor, aí os preços são menores e não há hordas de turista. Mas, dê uma circulada nele todo, vale a pena!

 
 

La Boqueria: aberto 8 às 20:30h.
 
Saia pela entrada principal, o fotografe, e veja, logo um pouco a diante, a direita, já nas Ramblas, a fantástica  Pastelaria Escribà, com suas jóias/doces, que vimos aqui.

 

Retorne ao mercado, saia pelos fundos e volte a carrer de l'Hospital. Siga por ela, na direção contrária as Ramblas. Enfim, chegou a hora de "ravelar" de fato.

A Rambla del Raval é o ponto central do bairro, e com suas palmeiras não faz feio perto das "primas ricas". Nela destacam-se o Hotel Barceló Raval e, claro, o símbolo do bairro: o Gato Botetero, obra do colombiano Fernando Botero.

 

entre no hall do hotel, e dê uma olhada no seu incrível design

 

Mais a frente, no fim da Rambla, entre a direita na carrer de Sant Pau para ver a igreja Sant Pau del Camp, que data de 911, sendo, portanto, uma das mais antigas de Barcelona.

 
 
 

A igreja abre de terças a sábados, de 10 às 13:30h e de 16 às 19:30h. A entrada no claustro custa 3€.

Agora, você tem 2 opções: ou retorna e vai visitar o Palau Güell e depois beber todas no London Bar, afinal o Raval (= Rabad, bairro em árabe) ainda é um bairro boêmio.


o Palau Guell, de 1889, uma das muitas obras importantes de Antoni Gaudí,
na carrer Nou de la Rambla 3-5



London Bar frequentado pelo escritor Ernest Hemingway entre tantos/
na carrer Nou de la Rambla 34


Palau Güell: Aberto de terça a domingo, no inverno das 10-17:30h/Verão das 10-20h.
 
London Bar: Aberto de terça a domingo das 19-4h.

Ou vai até a estação do metrô El Paral·lel (= paralelo em espanhol), pega a Ronda de Sant Pau, dobra a esquerda na carrer del Parlament, onde poderá passear, beber e comer muuuito (Adriana Setti indicou aqui).

 
 

Bem amiguinhos, esses foram os "segredinhos" de hoje. Bom domingo, e até o nosso próximo destino.

PS: como já sabem, comentários são sempre bem-vindos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário