Páginas

quinta-feira, 12 de março de 2015

Planejamento da Viagem a Escandinávia: bate e voltas a patir de Copenhagen, na Dinamarca

Oi pessoal! Como vocês já perceberam a viagem a Escandinávia no ano passado acabou furando. Mas esse ano acho que pelo menos a Dinamarca eu vou. Então, as pesquisas continuam.

Bem, a Dinamarca é mais do que Copenhagen, e planejo ficar cerca de 5/6 dias por lá. A idéia é ficar 3 dias inteiros na capital e fazer uns bate voltas.

Você sabe o que é um bate e volta? O Riq explica aqui. Mas, em resumo, são escapadas do seu ponto de base, onde a viagem deve ser curta. Entrenda-se de no máximo 1,5horas. Neste quesito, apartir de Copenhagen há muito o que se fazer, afinal o reino é pequeno, e, ademais, a Suécia é logo ali.

Então, vamos as opções, e depois conto o que planejo fazer. Mas, já vou dizendo que é possível fazer algumas cidades no mesmo dia. Abaixo você vê o mapa da Dinamarca, que basicamente é composta de 3 grandes ilhas.


Esses passeios podem ser feitos de carro, mas parece que a maneira mais rápida/simples é de trem. O site da empresa de trem na Dinamarca é este aqui. Lá, você pode pesquisar todos os trajetos desejados, e haverá informação sobre o tempo de viagem, preço e regularidade do transporte. Em inglês, obviamente.


Antes de mais nada seguem os links que pesquisei para esse post:

http://andarilhosdomundo.com.br/2014/11/helsingor-hillerod-passeios-perto-de-copenhagen-dinamarca/

http://taindopraonde.blogspot.com.br/2013/11/bate-voltas-a-partir-de-copenhagen.html

http://www.turistaprofissional.com/2014/09/15/como-chegar-ao-castelo-de-hamlet-o-principe-da-dinamarca/

http://contandoashoras.com/2012/04/20/uma-tarde-em-hillerod/

http://contandoashoras.com/2012/04/18/palacio-de-christiansborg-roskilde-icebar/#more-9177

http://contandoashoras.com/2012/04/15/um-fim-de-tarde-em-malmo-na-suecia/

https://afrancesa.wordpress.com/2014/06/17/top-10-dinamarca/

http://www.60by80.com/copenhagen/day-trips

http://www.mochileiros.com/dinamarca-noruega-suecia-finlandia-e-russia-maio-2012-eu-e-minha-mae-t64977.html

http://viajandoconosco.blogspot.com.br/2011/06/recantos-bucolicos-da-dinamarca.html

Vamos começar:

1. Hillerød, onde se pode visitar o castelo Frederiksborg (em torno de 2 horas de visita interna) que é o mair castelo renascentista da Dinamarca. Dentro deste está o Museu da História Nacional da Dinamarca, cujo acervo nos conta a vida da sociedade deste pais ao longo dos séculos. Ele abre diariamente de Março a Novembro de 11-15h, e de Abril a Outubro de 10-17 horas. Apartir de Copenhagem chega-se a Hillerod em cerca de 40 minutos, e há trens a cada 10.

 


jardim barroco do século XVIII

 

2. Helsingør, onde fica o famoso castelo onde, dizem, se passou a peça Hamlet, de Shakespeare. Ele se chama Kronborg Slot (Slot = castelo em dinamarquês). Funciona diariamente das 11-16h (fecha as segundas no inverno; no verão aberto até as 17:30h). Há tours guiados em inglês, de Abril a Outubro, nas casamata as 12 e 14h, e no grande Hall as 12 e 14:30h. De Copenhagen até Helsingor leva-se cerca de 45 minutos, e  trens a cada 20. De Hillerod até aí são cerca de 35 minutos, e os trens partem a cada 30.

 

estátua do legendário Holger The Dane, que diz a lenda
em caso de ameaça à Dinamarca, se levantará para defende-la


Além do castelo, que fica a 15 minutos andando da estação, vale a pena dar uma circulada na cidade, que dizem ser bonitinha e ter bons bares/restaurantes.
Para quem quiser, do outro lado está a Suécia, precisamente a cidade de Helsingborg. Na estação de trem, vendem-se passagens para a balsa que em 20 minutos atravessa o estreito de Øresund e te deixa na pequena cidade. Veja aqui os detalhes dessa trip.

 


3. Roskilde, que fica a 20 minutos de Copenhaguen, e há trens a cada 15. Aqui destacam-se a catedral e o Museu Viking. Sobre a primeira, ela foi a primeira catedral gótica de tijolos construída na Europa, e é nela que se encontram as tumbas da maioria dos monarcas do Reino da Dinamarca. Abre de Abril a Setembro, de segunda a sábado das 9-17h/domingo das 12:30-17h; de Outubro a Março de 10-16h (aos domingos de 12:30-16h). O Vikingeskibsmuseet, no fiorde de Roskilde, contém 5 barcos Viking que foram, supostamente, construídos por volta do ano 1000 dc, e, então, desenterrados deste fiorde em 1962. De Setembro a Junho, aberto diariamente das 10-16h. No verão, pode-se, também, fazer um passeio de 90 minutos no fiorde em um barco Viking.



em 980 dc, o rei viking Harald "dente azul" nela construiu
a primeira igreja cristã da região


Roskilde Domkirke

 
 

mausoléu real onde 30 reis e rainhas dinamarquesas estão enterrados


Vikingeskibsmuseet



Roskilde Fjord

 
 
4. O Museu Louisiana, um museu de artes modernas, que dizem merece a visita mesmo dos que não admitiram esse tipo de arte. O que é o meu caso. Ele fica na cidade pesqueira de Humlebæk, e você pode jantar no seu restaurante de frente para o lago (onde dizem que a comida é boa e barata). De  Copenhagem há trens a cada 20 minutos, e chega-se lá em meia hora. Como o museu abre de terça a sexta-feira das 11-22h, e aos sábados e domingos das 11-18h, é possível parar nele, durante a semana, após a vista aos castelos.
 
 
 
 
 

5. Odense é uma das maiores cidades da Dinamarca e é famosa por ser a cidade onde nasceu Hans Christian Andersen, escritor de vários contos famosos, como "A Pequena Sereia". Nela, pode-se visitar a sua casa e museu. Ademais, diz-se ser uma bela cidade. Veja detalhes aqui. Como Odense fica em outra ilha, a viagem apartir de Copenhaguen é mais longa e dura cerca de 1,5h. Aqui perto fica o castelo Egeskov.

 
 

casa de Hans Christian Andersen


6. Malmö (Suécia), fica a apenas 35 minutos de Copenhaguen, e o trajeto é feito no trem Öresundståg (parte a cada 20 minutos) que atravessa a belíssima Ponte do Øresund. Malmö e suas atrações merecem um post a parte.

 
 

Agora, os lugares mais distantes de Copenhagen, na península de Jutland. Há diversas opções na Jutland, como você verá aqui.

Então, passarei um dia/noite nela. Isso porque gamei na Den Gamle By que fica em Århus (a mais ou menos 4 horas de Copenhague). Na Den Gamle By (=Cidade Antiga) há mais de 60 prédios de 1550 a 1900, decorados com mobiliário típico da época, trazidos de todo o país. Lá, podem-se comprar comidinhas e souvenirs, e há uma enorme variedade de atividades, como passeios guiados e de barco.

 
 
 
 
 
 
 
Na cidade, há ainda a maior catedral do país e o castelo Marselisborg.

Na península, além da Legoland, na cidade de Billund, me chamou atenção o ARoS Aarhus Art Museum, na cidade de Aarhus. Aberto as terças e de sexta-domingo das 10-16h; as quartas e quintas das 10-22h. O ideal é ir à noite para aproveitar o restaurante/bar no seu fantástico rooftop de onde há vistas magníficas de toda a cidade e da baía.

 
 
 

Dá para se conhecer a Jutland de trem, mas de carro para se sair desta península e a voltar Copenhagen, a forma mais rápida é via Aarhus, pegando-se o ferry.

Então, meus planos:

Day 1: Copenhagen - Hilleröd com castelo Frederiksborg(em torno de 2 horas de visita interna) - Helsingö com Kronborg (2 horas total de visita) e almoço - Museu Louisiana com jantar – Copenhagen

Day 2: Copenhagen – Roskilde – Copenhagen, de manhã, e a tarde Copenhagen Malmö com jantar – Odense (2 horas) para dormir

Day 3: Odense de manhã - Arhus a tarde com Den Gamle By – Aarhus com museu/jantar e para dormir

Day 4: retorno a Copenhagen de manhã no trem que vem de Estocolmo (cerca de 3 horas, e a cada 30-45 minutos)

vidas e/ou sugestões?

2 comentários:

  1. Adorei o post! Decidimos ir pra Dinamarca em cima da hora e estou procurando um bom roteiro.. E este eu amei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom q gostou Paula. E tão trabalhoso reunirmos informações bacanas para nossas viagens, que qd o faço, as compartlho com vcs. Bj e boa viagem

      Excluir