Páginas

sábado, 30 de maio de 2015

Os Museus de Colonia del Sacramento


Olá pessoas!!

Eles não são poucos, mas hoje falaremos sobre os que ficam no Bairro Histórico e são administrados pelo governo.

Já lhes adianto que considero um só dia para visitar Colonia pouco. Planejei conhecer 3 dos museus, mas no fim só consegui entar no Museo Portugués. E, em cima da hora do fechamento, tanto que me permitiram visita-lo sem pagar, pois eu deveria ter comprado a entrada no Museo Municipal.



Museo Portugués


Mas, vamos por partes, certo?

Os museus possíveis de serem visitados ficam todos relativamente próximos, e são:

Plaza Mayor (4), Museu Português (3), Museu Naval (17),
Ruínas do Convento de San Francisco y Faro (5),
Casa de Nacarello (6), Museu Municipal (7),
sede do Arquivo Regional (10), Museu do Azulejo (9)



 
 
Museo Municipal: sobrado de dois andares que pertenceu aos secretários de governo na época portuguesa. Também, foi ocupado por governadores na época espanhola e, em 1833, foi doado ao almirante Guillermo Brown como recompensa por serviços prestados junto ao General Artigas. Em 1951, o casarão foi convertido em museu, exibindo, agora, mobiliários e armamentos antigos, objetos relacionados ao bairro Real de San Carlos, animais empalhados, e uma coleção de fósseis encontrados na região Há, ainda, salas temáticas dedicadas à cultura indígena. Fecha as terças-feiras. Fica na Del Comercio, em frente a Plaza Mayor.

Museo Casa de Nacarello: o nome Nacarello faz referência ao morador mais antigo, que se conhece, da casa. Nesta casa do século XVIII (suas paredes e pisos se conservam desde a construção) há mobiliários portugueses (cama, cadeiras, armários) que mostram como viviam as típicas famílias da cidade em torno de 1750. Fecha as quintas-feiras. Fica na Del Comercio 67.


Museo Naval/Casa de Lavalleja: mostra a importância histórica da cidade como porto estratégico na época da conquista, quando espanhóis e portugueses lutavam pelo domínio do Río de la Plata. Tem um acervo de diferentes épocas, que inclui instrumentos de navegação, tipologia de naves, e material sobre a vida a bordo na era colonial. Fecha de segunda a quarta-feira. Fica na Énriquez de la Peña, esquina com De San Francisco.



Museo Portugués: essa casa construída no período entre 1717-22, conserva ainda paredes, tetos e os pisos originais. A decoração, doada pelo governo de Portugal, inclui faianças, azulejos, mesas, cadeiras, armas, tapetes e outros objetos que compõe a ambientação. Possui, ainda, uma sala com reproduções de mapas antigos, réplicas dos uniformes utilizados pelos portugueses e o escudo português original (que ficava no Portón de Campo). Fica próximo da Plaza Mayor, também na Enríquez de la Peña, com acessos aos jardins pela San Pedro.
 
Fotos não são permitidas no seu interior, mas eu abusada, além de ter entrado sem pagar, fiz uns clicks.



Arquivo Histórico Regional: casa da época portuguesa, construída ao redor de 1750, onde as molduras de madeira das portas, as grades das janelas, assim como alguns pisos são originais. Exibe documentos da época colonial, como cartas do governador António Pedro de Vasconcelos. Fecha aos sábados e domingos. Fica em frente à Plazoleta Manuel Lobo, na Misiones de los Tapes 115, esquina com Del Comercio e Real.

Museo del Azulejo: inaugurado em 1988, ele ocupa uma casa portuguesa do século XVII. Consiste em uma coleção de diferentes tipos de azulejos de países como Portugal, Espanha e França, além dos primeiros exemplares uruguaios, de cerca de 1840. Esse foi o que eu mais sofri por não ter conseguido entrar. Fica no Paseo San Gabriel, na Misiones de los Tapes 104.

Museo Indígena Roberto Banchero: expõe peças arqueológicas das culturas indígenas que habitaram a região de Colonia. Pontas de flecha, cerâmicas e morteiros são parte da coleção. Fecha as quintas-feiras. Fica Del Colegio, em frente a Plaza San Martín.

Museu Indígena (13), Museu Espanhol (14)


Museo Español, também conhecido como Casa de Juan del Águila: casarão português de 1720, cujo museu focaliza na presença espanhola na região. Há cerâmicas, trajes típicos, mapas, desenhos, pinturas, documentos e outros objetos históricos. Fica na De San José com España.


Como já falei, compra-se a entrada, que vale para todas essas visitas, no Museu Municipal. Ela custa apenas 50 pesos uruguaios. Todos os museus abrem de 11:15 as 16:45 horas, durante todo o ano.

Por hoje, era isso.

Cadê os comentários deste blog?!? Estou ficando chateada!!!

4 comentários:

  1. Olá!
    Esse seu post é maravilhoso, informando os dias em que cada museu abre, sua localização e o que pode se ver neles. Excelente! =]

    ResponderExcluir
  2. Excelente post, me ajudou a montar o roteiro de Sacramento. Antonio

    ResponderExcluir
  3. Como já falei, compra-se a entrada, que vale para todas essas visitas, no Museu Municipal. Ela custa apenas 50 pesos uruguaios. Todos os museus abrem de 11:15 as 16:45 horas, durante todo o ano.

    ResponderExcluir
  4. Excelente post vou final de semana com boas informações .. valeu

    ResponderExcluir