Páginas

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Carcassonne: a visita ao Château Comtal


Olá, vamos continuar a série de posts sobre Carcassonne.

Já lhes contei que a cidade, e parte das muralhas, data da era romana, todavia, pasmem, há vestígios de ocupação desta região desde 3500 ANTES de Cristo. É, mas o castelo, sobre o qual falaremos hoje, foi construído pelos Trencavel no final do século XII.

Ao longo dos séculos, ele passou por diversas mudanças. Já no século XIII, ele foi fortificado e ganhou torres, portas, poternas, barbacãs, e o fosso.







Fosso? Adoro fosso! Você tambem? Então, vem comigo, vamos entrar no Château Comptal.


Tour des Casernes e Tour de Major






Passado a ponte do fosso, chega-se a Ala de Honra. A direita ficam os edifícios do século XII (2). É aí que você pegará o audioguia.




Aqui tambem pode-se observar a Torre de Mensagem, que foi modificada durante a administração real, mas se olhando acima da janela, é possível se ver vestígios das antigas ameias, O destaque é a Tour Pinte (de vigia, 5). No cour de MIDI, os vestígios no solo e nas paredes, nós induzem a sonhar com a sala gótica que uma vez aí esteve.



Ao longo do percurso do castelo, vamos aprendendo sobre a história e lendas da região. E essa é a primeira lição: você sabe de onde vem o nome Carcassonne? A lenda conta que na  Idade Média, Carlo Magno tentou ocupar a cidade fortaleza sarracena. Mas após a morte do rei Ballak, sua esposa Carcas teve uma idéia para se livrar do feroz cerco que já durava 5 anos. Bonecos feitos de palha e armados para o combate foram distribuídos pelas torres e muralhas. Ademais, Carcas ordenou que que o último leitão restante fosse preparado com os restos da ração de trigo. A seguir, esse foi atirado do alto. Ao atingir o solo, ele explodiu, assim foi possível se observar suas entranhas cheias de trigo. Carlos Magno caiu na armadilha. Acreditou que o exército continuava numeroso e que a comida ainda abundava. Ordenou a retirada. Em comemoração, a dama mandou que o sinos fossem tocados. O povo vibrou e gritou: "Carcas sonne". Sacou? Carcassonne.



Subindo as escadas, chega a hora de assistir a um filme de 12 minutos que conta os problemas da restauração. Depois., andar nos adarves. Legal, demais...




Tour des Casernes


Nesta área as duas muralhas estão bem próximas (6). No primeiro plano, a Torre da Justiça (séc. XIII) albergava os arquivos da Inquisição. Na parte a seguir, estão os cadafalsos.


para evitar incêndios


Por fim, chega-se a uma área de onde se pode observar a muralha galo-romana caracterizada por seu revestimento de pedra e tijolo. Este é o local mais bem preservado do castelo (8).









No primeiro andar estão, os locais que vimos aqui, aqui e aqui:


9. a Sala Pierre Embry
10. a Sala das arcadas
11. a Sala Gótica
12. a Câmara Rotunda com as pinturas que retratam um combate entre cristãos e sarracenos
13. a Sala Romana
14. a sala Antiga com o sarcófago paleocristão do século V.

Por fim, a  fantástica lojinha.

Horários: de 1de Abril até 30 de Setembro = 10-18h
De 1 de Outubro até 31 de Março = 9,30-17,30h

Entrada: castelo e muralhas com audioguia = 8,50 euros/visita guiada 12,50 euros.

Bem resumidamente é dessa maneira a visita que dura cerca de 2 horas. Posso ser honesta? Tanta badalação, esperava mais.

Abraços!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário