Páginas

sábado, 24 de outubro de 2015

Espanha: um caso de amor e a Renfe


Olá pessoal! Vocês já perceberam que eu me apaixonei pela Espanha, não? Eu quase sempre reconheço quando nasce as minhas paixões, mas neste caso não sei bem identificar. Pode ter sido ao tomar a primeira cava nas Ramblas ou anda ao me emocionar com o espetáculo da Font Mágica de Montjuïc. Não importa!! Eu quase me sinto em casa na Espanha. A língua, a alegria e cordialidade do povo se aproximam demais de nós cariocas, e isso não tem preço.

Este caso de amor não seria completo se houvessem complicações. Mas, na Espanha a viagem sempre rola "redonda"... Tuda dá certinho. E, desta logística certeira a RENFE é uma grande participante.


Para quem não sabe a RENFE é o sistema ferroviário (isso mesmo, dos trens) da Espanha. Esse pais cheio de sabores e amores possui uma das melhores malhas ferroviárias da Europa. Existem os trens rápidos de média distância que fazem, p ex, o trajeto Madri-Segovia em cerca de 30 minutos. Tudo muito simples e organizado. Os trens são super limpos, novos, pontuais e confortáveis. Uma beleza!




Além disso, as longas distâncias são feitas pelos AVEs, que são um charme a parte. Vagões pequenos, com tomadas para os telefones/tablets, vagões restaurantes bem chiquinhos, e até filmes eles passam (a moça distribui fones de ouvido no início do percurso). Um luxo!!



Independente da distância do trajeto, os espaçosos trens possuem lugares de sobra para colocarmos nossas malas (bem diferente dos trens da Trenitalia). A segurança é 10, e a freqüência bastante adequada (diferente dos trens da França, onde me senti meio insegura na segunda classe).

As passagens, eu aconselho que comprem com antecedência no site (com cartão de crédito internacional). Assim, paga-se menos e você garante o seu lugar. Após a conclusão da compra, eles enviam a passagem para o seu email e/ou pode-se salvá-la no Passbook.

As estações são extremamente bem policiadas, limpas, com conveniências mil. E, o mais importante, a hora e a via de onde seu trem sairá é anunciada nos grandes quadros de forma clara e com enorme antecedência. Impossível se perder em uma dessas estações (apesar delas serem bem amplas). Mas uma vez, isso difere das estações da França, onde as saídas são anunciadas em cima da hora.



O sistema de embarque difere conforme o destino, mas em geral há checagem da bagagem (segurança), portanto chegue cedo. No trecho Madri-Salamanca não há essa checagem. Você chega e embarca. O fiscal só cobrará a sua passagem já dentro do trem.

Como eu disse, a sua passagem pode ser impressa do email, você pode usar o eticket, ou ainda, com o código da sua compra, imprimir o seu cartão de embarque nas diversas máquinas na estação.


Como se todo esse conforto e organização fosse pouco, algumas estações de trem na Espanha são per si uma atração turística.

Estação Puerta de Atocha - Madri






 

Estação de trem de Toledo














bar




Estação de trem (não rápidos) de Valencia





















Agora, me contem, tem ou tem motivos para o turismo estar "bombando" na Espanha??

Abraços!!

PS: deixe na caixa de comentários a sua experiência, positiva ou negativa, com a RENFE.

PS2: das estações ao centro da cidade, em geral, paga-se cerca de 8 euros de taxi. O taxi na Espanha também é barato, vale a pena usá-los. Mas, isso não significa que as estações não sejam servidas por um sistema adequado de ônibus/metro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário