Páginas

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Um passeio a pé pelo Barrio Las Letras em Madri


Olá galera! Madri é uma agitação só todos os dias, mas nos findes turistas e madrilenhos enchem as ruas. A atividade principal é salir de tapas, ou seja, ir de bar em bar bebendo e beliscando. Delícia!

Hoje, vocês verão um tour pelo Barrio Las Letras a ser realizado em um sábado. Se você estiver em Madri no primeiro sábado do mês, melhor ainda, pois terá a oportunidade de vivenciar o Mercado de las Ranas. Trata-se de um dia em que moradores e comerciantes colocam produtos a venda na calçada. Há de tudo: roupas, artesanatos, livros, etc. O bairro fica todo enfeitado e há, ainda, artistas de ruas e suas performances.



Mas, vamos por parte. Para abrir o apetite, sugiro que comecem o dia com uma visita ao Thyssen Bornemisza. Na saída, a idéia é ir até a lindíssima Plaza de las Cortes apreciar não só o movimento como a bela arquitetura do Hotel Westin Palace e do Congresso de Deputados. Logo atrás dele fica a Casa Manolo, onde vamos abrir os trabalhos de tapeo.






Las Letras é o bairro onde viveu grandes escritores como: Cervantes, Felix Lope de Vega, entre outros. Assim, além do chão de suas ruas ser encantadoramente cheio de frases, vamos neste tour visitar alguns lugares a eles relacionados. A próxima parada será então na Calle de Cervantes. No número 11, fica o Museo Lope de Vega. Vale uma entradinha rápida, a casa onde ele viveu seus últimos dias é um bom exemplo da Madri do século XVI. As visitas começam a cada meia hora, e duram cerca de 45 minutos. Abre de terça a domingo das 10h às 15h.


F = Casa Manolo, H = Casa Gonzales


Já no número 2 está a casa onde Cervantes faleceu.


Deu fome? Pausa na Casa Gonzales que vimos aqui. Seguindo o tour, a próxima parada é na Casa de Francisco Quevedo.


O Convento de las Trinitarias Descazas de San Ildefonso (Calle de Lope de Vega, 18) é famoso porque dizem que Cervantes foi nele enterrado. Todavia, com o tempo, seus restos mortais se perderam. Ainda assim, merece a visita já que no seu interior há lindas pinturas.


Deu sede? Pausa para mais tapeo na Taberna Maceira que vimos aqui. Continuando os "trabalhos" chegou a hora de conhecer a peculiar Taberna Los Gatos (mais aqui).

 


Los Gatos


Aí pertinho, entremos na Basílica de Jesus de Medinacelli, que merece a visita sobretudo pelos vitrais da capela do Santíssimo.


Plaza de Jesús, 2


E, por que não parar na tradicional Taberna La Dolores? Prove seu jamon de pato e beba mais cañas por apenas 3€.


Plaza de Jesús, 4


Sério? Vocês já estão meio bêbados? Ok, vamos de glicose. Pausa doce na doceira fina Motteau (Calle San Pedro, 9). Se preferirem provar o clássico churros com chocolate, na Calle Santa María 30, fica a Chocolat que é considerada (assim com a San Ginés) "o" lugar para expirimenta-los.




F =  Motteau







Passem na loja La Integral (Calle León, 25), observem a arquitetura do Real Academia de la Historia (Calle León, 21), e sigam até a Plaza de Mutate 6 para conhecer a Librería Desnível, que é uma livraria especializada no tema viagens (há uma em Barcelona também).

Chegamos então a Calle de Huertas que não apenas é a principal do bairro, como é onde o Mercado de las Ranas fica mais animado.


I = La Integral





Parem na fofa El Jardin del Ángel ao lado da igreja de São Sebastião. Curtam um pouco a agitada Plaza del Ángel.





E, sigam para ainda mais agitada Plaza Santa Ana. Ela é um legado da ocupação de francesa a cidade. Seus destaques são as estátuas de Calderón de La Barca e de García Lorca, o Teatro Español (do século XVIII), o belíssimo ME Madrid Reina Victoria (sua azotea é fantástica).



ME Madrid Reina Victoria




Para comer e beber mais, uma pausa em um dos lugares preferidos de Hemingway na capital. A Cervecería Alemana que vimos aqui.


Aproveitem também para tomar um vinho na muito bem freqüentada Vinoteca Barbechera (ao lado do teatro).

E se vocês ainda agüentarem, não deixem de passar na La huevería del Ganso (Calle de Echegaray, 26). Aqui vocês provarão algo diferente: os ovos fritos de gansos ibéricos. Esses gansos são criados livramentos nas serras de Sevilha e se alimentam de bellota. Aproveitem que estão nesta animada calle e parem em outro dos preferidos de Hemingway, o La Venencia.

Passeiem um pouco na Calle del Prado, e não deixem de dar uma entradinha no belíssimo Ateneo de Madri.


D = Ateneo de Madri = Calle del Prado, 21

Mapa com lugares e roteiro a pé.



E, assim chega-se ao fim de uma tarde inesquecível em Madri.

Abraços e boa viagem!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário