Páginas

sábado, 23 de janeiro de 2016

A Série Lugares Secretos que Indico te leva a um tour por Ruzafa, em Valência


Ruzafa é o bairro mais descolado, artístico, alegre e boêmio de Valência, mas por algum motivo, que eu desconheço, os turistas não se aventuram muito por lá. Uma pena...

Eu visitei o bairro em um Sábado, fim de tarde, e achei o clima agradabilíssimo. Portanto, vem comigo que te conto tudo...



Nosso tour têm inicio na estação de metrô Xàtiva, de onde logo se avistam prédios de arquitetura inigualáveis. Vamos primeiro visitar a Estació del Norte (Calle Xàtiva, 24). Obra do arquiteto modernista Demetrio Ribes, ela foi inaugurada em 1917, e, apesar de parecer uma atração turística, continua em funcionamento.

Ao seu lado está a Plaza de toros (Calle Xàtiva, 28) do século 19.









em estilo Art Nouveau, os motivos fazem referencia a industria,
 e as laranjas valencianas



Vamos, então, caminhando pelo bairro e observando os típicos prédio da região. Ahhh. adoro!!







A primeira pausa é na Abanicos Carbonell (Carrer de Castelló, 21), da onde seguimos até a butique de design com artigos de decoração ecofriend Gnomo (Calle Denia, 12)




Cada "mergulho é um flash" neste passeio. E, uma coisa interessante no bairro é que há uns estabelecimentos que são ao mesmo tempo café, bar, livraria e até galeria de arte. Tudo muito hipster.
  





Então, vamos beber? A Consecha Roja (Carrer de Sevilla, 20) é uma destas livrarias-bar, tal qual a Slaughterhouse Books (Calle Denia, 22), que fica em um antigo matadouro.



Na Kauf Vintage há unas achados interessantes. Passamos, agora, em frente ao Mercado de Ruzafa (Calle Padre Perera, 5; que não achei nada de mais). Seguimos, então, até a Calle Literato Azorín.

Para relaxar, uma paradinha no artístico Ubik Cafe (13) que vimos aqui.




A seguir, uma pausa para beber e comer no La Conserva (18) que mostrei aqui.







Agora, vamos dobrar a direita na encantadora Calle Pintor Gisbert, com lojas, pubs, brechós e a deliciosa confeitaria/café Dulce de Leche que vimos aqui.
  









E, vamos andando pelo bairro até chegar ao Café Tocado. Mas, antes duas pausas obrigatórias na Calle Puerto Rico. Na Madame Mim (30), um brechó Boêmio Chic onde eu pirei. E, na Espacio 40 (40) que é uma galeria de arte e uma loja de vinhos chilenos.  













O Cafe Tocado (Calle Cádiz, 44) lembra um cabaré parisiense de outras épocas, e os coquetéis são maravilhosos! Provei aqui a tal Agua Valenciana (suco de laranja, vodca, gim e cava), que é gostosa, mas fooorte... 

Há shows e apresentações de teatro. Antes de viajar, chequem a programação no Face. Abre as 19 horas, diariamente. 






Nossa última parada será no De Claire (Calle Sevilla, 27), um bar de ostras onde me acabei...

Nosso tour termina aqui. Mas, para quem ainda tiver energia para jantar, a dica no bairro eu dei aqui.

Aquele abraço! E, por favor, não deixem esse bairro de fora do roteiro, ele é a pura alma da Espanha moderna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário