Páginas

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Espanha: como é a visita à Universidade de Salamanca


Salamanca é famosa pela sua vida universitária. E, uma visita imperdível na cidade é a Universitad de Salamanca, a mais antiga da Espanha (e terceira da Europa).

A primeira universidade de Salamanca foi fundada em 1218, e em 1255, o Papa Alejandro IV a confirmou. Na época medieval, os estudos eram regulados pelo papado, mas foi desde o final do século XV, e ao longo de todo o século XVI, que ela passa a ser a universidade de referência da monarquia. Foi a sua época de ouro.

Os atuais edifícios, em típico estilo plateresco, foram erguido entre 1415-33, por ordem do Papa Luna. E, é mesmo na fachada que começa a nossa diversão.





Na verdade, a Universidad é composta por um complexo formado pelas: Escuelas Maiores e Escuelas Menores (onde se encontra o museu da universidade). O ingresso (paguei 10 euros) dá direito a visita das duas + Colegio Arzobispo Fonseca.

As Esculeras Maiores abrem de segunda a sábado das 10-19, e aos domingos até as 14h. Já as Menores, abrem de terça a sábado das 12-14h e das 17:30-20:30h. Aos domingos: das 11-14h. Nela, além do museu, há sempre boas exposições temporárias. O destaque do museu é o mural de Fernando Gallego com constelações do Zodíaco e diversos outros símbolos astrológicos.Para visitar apenas esta parte, são 4 euros.


Entrada para as Menores a esquerda na foto.





Belíssima, a fachada das Escuelas Maiores é toda trabalhada. Nela se pode ler: "os monarcas para a universidade e universidade para os monarcas". 





Para cima os trabalhos em arabescos crescem em tamanho.




E, é na fachada que você deve procurar pelo sapo para ter sorte nos estudos. Onde ele está?!?! Isso eu conto em outro post...



A Universidad fica na rua Libreros, e confesso que me confundi um pouco para achá-la. Em frente a catedral fica a saída e a lojinha, para entrar é preciso dar a volta.



E, não a confunda com a Universidad Pontificia, que fica em frente a Casa de las Conchas.


Bem, agora vamos a visita das Escuelas Maiores. Elas um dia foram a "casa" de grandes homens. como: os teólogos Francisco de Vitoria (fundador da Lei Internacional) e Frei Luís de León, o jurista Diego de Covarrbias, e Unamuno. Suas salas de aulas podem ser vistas. Vem comigo...

Vamos comecar percorrendo o pátio (quadrado) do primeiro anadar.





A primeira coisa que nos chama a atenção são os tetos de madeira com um "qzinho" mudéjar. E, como já contei, em Salamanca, eles colocam espelhos de onde se pode apreciar os tetos à perfeição.




sala de aula de Unamuno

A sala de Frei Luís de León continua igualzinha ela era nos seus tempos. E, rola até um filme explicativo lá dentro. Uma curiosidade: o frei ficou um bom tempo preso, pela Inquisição, e, desde então, sarcasticamente, sempre iniciava as sua aula com a seguinte frase: "como eu estava dizendo ontem...".







Continuando a se caminhar pelos corredores, durante todo o tempo podemos ver pela janela o claustro, a sequoia de mais de 200 anos, e a torre do sino (fininha como é típico na Espanha).




sala do paraninfo







Sala de la Columna, com um certo acervo histórico.











A linda capela







E, chegamos a escadaria. Um dos pontos altos da visita. 




















No segundo andar, o destaque é a biblioteca, uma das mais antigas do mundo. Só se pode ver de fora. Na porta, tem um filme sobre toda a sua história.





A Antiga Biblioteca






Informativo da Biblioteca mais nova





























Das janelas, além do claustro, pode-se ver o domo da catedral.






Esses corredores estão cheios de peças históricas.











Prosseguindo-se...











Amei...













Capela vista de cima e o Cantoral de Salinas























Fim de passeio, sai pela loja e estará de frente para a entrada da Catedral (ou as catedrais).

Aquele abraço!

PS: a visita é legal, e mesmo indispensável para quem curte história, mas confesso que esperava um pouquinho mais. Se você tiver pouco tempo na cidade, acho que deve focar em entrar nas catedrais, no Museu de Art Nouveau & Art Decó (Casa Lis), e no fantástico Convento de San Esteban.

Nenhum comentário:

Postar um comentário