Páginas

terça-feira, 1 de março de 2016

Os mercados de Valência e um guia sobre os doces típicos da região


Olá, pessoal! Em Valência, como no resto da Espanha, vocês vão se divertir muito nos mercados. Hoje, vou  falar sobre dois deles que são atrações imperdíveis na cidade.

Vamos começar no Mercado Central que fica pertinho da lonja (vale emendar o passeio, e ver as lojinhas que citei aqui).

Ele foi construído em 1920, em um estilo Art Nouveau de "encher os olhos". Enorme, é um dos maiores mercados da Europa.


Plaza del Mercado











Antes de entrar, já tome uma horchata e curta o movimento de transeuntes. Calma. mais a frente explicarei o que é uma horchata. Mas, o fato é que na entrada principal do mercado (de frente para lonja) se encontra L’Orxateria del Mercat Central, uma das poucas da cidade que serve churros. Funciona das 8-14:30h.
   

No interior, voces encontrarao mais de 1000 stands que vendem aves, carnes, jamones, sucos fresquíssimos, etc, etc. Uma festa!!



É bem louco caminhar pelo mercado, fica-se na dúvida de olhar as belezuras nos stands, ou olhar para cima e admirar a arquitetura esplendorosa.





Eu devo ter sido espanhola na outra encarnação, porque amo demais os jamones!









Cervejas esapnholas... delícia!!

















O mercado é um bom lugar para se tomar café da manhã. Para comer como os valencianos, vá a La Huertana e prove uma horchata com fartons. Se preferir tapear, a excelente pedida é o sempre lotado Central Bar, cuja cozinha é comandada pelo chef Canalla (o mesmo do gastropub que citei aqui).





Ele fica nos stands nº 105 ao 131





Eu visitei o mercado em um sábado, em pleno feriado espanhol do Dia da Hispanidade, e estava o "fervo". Nesse cantinho, assinalado no mapa, havia muita gente bebendo nas calçadas, artistas de rua, música... Enfim um barato, que só melhorava ao olhar para as casinhas coloridas ao redor.
















Reparem na animação colorida! Se eu já não tivesse me apaixonado pela Espanha em Barcelona, esse teria sido o momento.





O Mercado Central abre de segunda à sábado das 8-14:30h.

Antes de falar do próximo mercado, vamos a aulinha:

Não se deve sair de Valência sem provar uma horchata com fartons. Uma o quê? 

Horchata é uma bebida láctea cremosa, servida gelada, levemente granulada e incrivelmente doce. Minha opinião? Ruim para caramba...



Fartons são doces leves em forma de dedo, densamente polvilhados com açúcar. Diferente dos churros, eles são assados e não fritos. Também são mais leves e esponjosos.

Churros

o café da manhã tipico dos espanhóis. E, o chocolate é para se "mergulhar"os churros, não para beber

x

Fartons

eles são fininhos para se "mergulhar" na hochata

E, há os Buñuelos que são uns bolinhos leves, açucarados e fritos, as vezes com massa de abóbora. Em geral são redondos, e lembram um donut.



Agora, ao Mercado de Colón, outro exemplo de arquitetura soberbo.

Ele foi construído em 1914, por Francisco de Mora y Berengue, um contemporâneo de Gaudi. Um dos edifícios modernistas mais emblemáticos de Valência, ele ficou abandonado por um tempo. Uma vez recuperado, tornou-se um ponto de encontro na cidade.
   
destaque para os trecadís









O mercado tem dois andares, e é cheio de cafés, bares para tapear, restaurantes, e uma ou outra lojinha. No subsolo, há uma aréa de mercado mais tradicional, com peixaria, açougue, etc.

Os destaques são: a Horchatería Daniel com seu bocadillo premiado; Las Delicias de Mónica Piñones; Las cervezas del Mercado (post aqui); e o Down & Right.

Primeiro andar














Subsolo



A decoração bacaninha do Down (tão mood)







O clean e minimalista Ma Khin Cafe









Las Cervezas



Primeiro andar







Horário de funcionamento: abre as 8:30h e alguns estabelecimentos só fecham a 1 da manhã.

Endereço: Calle Jorge Juan, 19. Ele fica no bairro El Ensanche que é repleto de lojas chiques, onde os destaques são: as Calle Sorní e Calle Cirilo Amorós.



Não deixem de checar: a confeitaria Torreblanca, onde foi feito o bolo de casamento do Príncipe Felipe (Carrer del Comte de Salvatierra, 35); a Petite Brioche Bakery (Carrer de Sorní, 28); e a fantástica loja de sapatos Cristina Castañer (Calle Colón, 43).

Fico por aqui...

Abraços!

PS: as fotos d "aula" não  são minhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário