Páginas

quinta-feira, 3 de março de 2016

Rapidinha: os mercados de Barcelona


Não é só Valência que têm mercados adoráveis, em Barcelona muitos deles também são atrações turísticas. Vamos ver alguns...

1. Vamos começar pelo Mercat de Santa Caterina, que foi o que eu mais gostei. Inaugurado em 1845, ele é o mais antigo mercado coberto da cidade, todavia seu design não é daquela época. Em 2005, foi reformado e adquiriu a cobertura com mosaicos de cerâmica (nas cores dos alimentos nele vendidos) no seu telhado ondulado. 




De certa forma, ele é um mercado comum cheio de bancas com as delícias da Catalunha.







Mas, na sua parte posterior encontra-se uma unidade do MUHBA (Museu d’Història de Barcelona). Todavia, o que gostei mesmo foi do espaço gastronômico Cuines Santa Caterina, onde a galera fica sentada bebendo e comendo.

Endereço: Av. de Francesc Cambó, 16, no no bairro de Sant Pere, Santa Caterina i La Ribera, na Ciutat Vella.




Abre as segundas das 7:30h às 14h. Terças, quartas e sábados abre das 7:30h às 15:30h. E quintas e sextas abre das 7:30h às 20:30 h.

Um passeio perfeito é combiná-lo com a visita guiada ao Palau de la Música Catalana.

2. Outra visita bacana é ao Mercat del Born, que já foi um mercado e atualmente é um centro cultural. Ele foi construído em 1878, e em 2002 passou por uma grande reforma com o fim de converte-lo em uma biblioteca. Durante as obras, eis que se encontram restos arqueológicos da época medieval e do séc. XVIII. Depois desse achado, decide-se transformá-lo em um CC.


Conhecido como catedral de ferro e vidro, ele é um exemplo supimba da arquitetura modernista.






Para entrar e ver os restos arquelógicos de cima (como nas fotos) é grátis, se quiser ver de perto, ou ir a uma das exposições, se paga.

Endereço: Plaça Comercial, 12.

3. Como você leu esse post, já sei que vai passear no característico barrio Gràcia. Nele, eu visitei o Mercat de l’Abaceria Central. Construído em 1892, tem uma estrutura de ferro distribuída em três naves. Ele é um mercadinho de bairro frequentado pelos locais, mas vale a pausa, nem que seja para se tomar um suco de frutas frescas. Achei curioso: do lado de fora há bancas que vendem um monte de traquinagem, inclusive roupas.

Endereço: Travessera de Gràcia, 186

Abre de segunda a quinta, das 7-14.30h e das 17:30-20:30h. Às sextas abre das 7-15h e das 17-20:30h. Aos sábados abre das 7-15h e das 17-20h.



4. Deixei por último o Mercat de la Boqueria (Mercat de Sant Josep) que por ter entrada pelas Ramblas se tornou menos original, e mais uma grande atração turística. Apesar disso, vale entrar.




Eles oferecem aulas de gastronomia com produtos frescos. Detalhes e reservas aqui.














Abre de segunda a sábado das 8-20:30h.

Ao seu lado fica a espetacular Pastelería Escribà (post aqui). E, nas redondezas um dos melhores (e mais tradicionais) lugares para se tapear, o basco El Pintxo na Carrer de Petritxol, 9.

Outros mercados? Veja aqui.

Fui...

Nenhum comentário:

Postar um comentário