Páginas

domingo, 15 de maio de 2016

A Série Lugares Secretos que indico estrela Monteriggioni


Olá! Já faz tempo que estou lhes prometendo um post sobre uma das mais adoráveis cidades medievais que conheci em minhas andanças. Bem, chegou a hora... Vamos lá!

Monteriggioni é um pequeníssimo burgo da Província de Siena. Exatamente no Vale d`Elsa, entre Siena e San Gimignano, é uma visita obrigatória em qualquer viagem à Toscana.





Eu a visitei saindo de Siena (cerca de 40 minutos de carro), e depois retornei para passear em Siena. Fiz San Gimignano em dobradinha com Volterra. Todavia, você pode fazer uma visita a Monteriggioni junto com qualquer uma dessas cidades, assim como com Colle Val’d’Elsa (que eu não conheci). A dica aqui é: de uma forma ou de outra, San Gimignano deve ser deixada para o fim da tarde, pois a luz do pôr-do-sol, ela se revela.





No caminho de Siena até lá, deve-se evitar a autoestrada, como se vê no mapa acima, pois passear pelo interior de Toscana é uma delícia.







subitamente, o burgo surge a nossa frente. E, vale a pena contorna-lo, pois é de longe
que se tiram as melhores fotos

Monteriggioni foi construída pelos seneses entre 1213-9 no topo de uma colina com vista para a Via Cassia. Desta forma, tinha uma localização estratégica perfeita. E, como era um burgo de Siena, foi muito útil na sua defesa durante as brigas de Siena x Florença.

Na base da colina há um estacionamento free, mas pertinho da Porta Franca ou Romea, que fica no lado de quem chega de Siena, há um estacionamento pago. Indico: por 2€, poupam-se as pernocas!



Pieve di Santa Maria Assunta vista de extramuros
Porta Romea ou Franca, a esquerda do arco de entrada está a placa em comemoração a fundação do burgo
Porta di Ponente ou di San Giovanni, que é a entrada para o lado de Florença
  
incrível é que nos dias atuais Monteriggioni é praticamente igual àquela época. As únicas mudanças sofridas se deram no século XVI, quando as torres foram adaptadas ao surgimento de novas armas de fogo, e em 1921, quando três das 14 torres, foram reduzidas ao nível das muralhas.



Mais medieval, impossível!! Logo, caminhar por essa "cidadezinha" é como voltar no tempo. Sério, parece lugar comum essa frase, mas juro que neste caso é a mais pura verdade.


Piazza Roma



O burgo tem menos de 100 km², e em cerca de 10 minutos caminhamos de uma ponta a outra. Mas, no caminho encontramos várias lojinhas fofas e restaurantes charmosos.






Pieve di Santa Maria Assunta 










Agora, o destaque desse passeio é a caminhada sobre as muralhas. Como quem acompanha o blog sabe, já caminhei nas muralhas de outras cidades medievais (Carcassonne e Ávila), mas nada foi como aqui. Isso porque visitamos a cidade de manhã cedo, e a mesma estava deserta, de forma que foi fácil "viajar" e "ver" cavalheiros medievais caminhando ao meu lado sobre as muralhas. Ademais, vou lhes contar: a paisagem ao redor é insuperável. Afinal é a Toscana, né?













Quer mais um motivo, para serem as minhas muralhas preferidas no mundo? Dante. Sim, na Divina Comédia, em Inferno, ele às muralhas se referiu: "sobre o muro arredondado, Monteriggioni é coroada por torres, então na margem infernal que o fosso circunda, guerreavam os terríveis gigantes, apenas com a metade de seu corpo encouraçado".

O ingresso para subir às muralhas custa 3 euros mais 1,5 para os audioguias (italiano, inglês, alemão e espanhol). E, no preço está incluso a visita ao Museu de Armas da cidade.

Horários de abertura: 


De 01 de Fevereiro ate 31 de Março: 10-13:30/14-16h (fechado terça-feira)
De 01 de Abril a 15 de Setembro: 9:30-13:30/14-19:30h
De 16 de Setembro ate 31 de Outubro: 9:30-13:30/14-18h
De 01 de Novembro a 11 de Janeiro: 10-13:30/14-16h (fechado terça-feira)

Em resumo: se vocês não ficarem para uma refeição, 1,5h é mais do que suficiente para conhecer tudo no burgo. Vale muito a visita!!

Beijão, galera!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário