Páginas

terça-feira, 24 de maio de 2016

Uma viagem, uma cidade, uma praça: Piazza del Campo, Siena


Dentre as praças baladas que conheci, essa é outra que tinha que entrar na série. Primeiro porque a sua arquitetura é ímpar, depois porque ela é palco de um dos mais bacanas eventos do mundo, Il Palio de Siena.






Construída no século XVIII, a gigantesca praça tem a forma de uma concha e possui uma inclinação suave. Fica cercada de palácios dos séculos XIV e XV, como o próprio Palazzo Comunale. E, é neste que fica o maior destaque do local: a Torre del Mangia (acesso através do o pátio Podestà).



Palazzo Sansedoni - gótico e côncavo 




ela tem 97 metros e para chegar ao topo voce tem que encarar 388 degraus 


essa foto foi tirada da Facciatone, que eu considero o melhor lugar para ver Siena de cima, já que de lá se pode ver a praça

Ela foi construída entre 1338-48 como um campanário cujo sino assinalava, aos cidadãos, as horas de trabalho. Recebe esse nome graças ao seu primeiro sineiro, Giovanni di Balduccio, a quem foi dada a alcunha de mangiaguadagn ("comedor de ganhos").



no palazzo

O bacana da arquitetura da piazza é que sua pavimentação, de 1300, é toda feita de tijolos vermelhos dispostos em "espinha de peixe" e dividida em nove partes por tiras de travertino. Assim, o é em honra ao Conselho dos Nove, grupo que governou a cidade de 1292 a 1355.





Outro destaque da praça é a Fonte Gaia (cópia), uma obra-prima de 1419, realizada por Jacopo della Quercia.


Na base do Palazzo Comunale não deixe de reparar na Capela da Virgem, que foi construída pelo povo após o fim da Peste Negra, em 1348.



A praça tem uma vibe incrível, e está sempre cheia de estudantes locais, turistas, namorados, etc. Passar um tempo sentada no chão no meio daquele lugar com mais de 800 anos foi uma das minhas grandes experiências de viagem.


não deixe de provar

Na parte de trás de Il Campo, fica a Piazza del Mercato, onde se encontra o principal mercado da cidade. Daqui se tem uma bela vista do lado sul da cidade e das ruas que descem a partir da parte traseira da Piazza del Campo e do Palazzo Comunale.


o telhado do mercado foi construído em 1886, e se chama Tartarugone

indico para almoço, veja detalhes aqui
ribollita

Era isso!!

PS: em volta da Piazza del Campo há diversos restaurantes, mas ele são caros e "fracos". Evite-os.

2 comentários:

  1. Oi Simone; é mesmo uma praça linda a Piazza del Campo. Acho que é uma das mais bonitas que visitei. :) Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Ana. Siena é uma cidade formidável, não? Beijao!

      Excluir