Mercados de Natal na Alsácia 2016: Obernai e Strasbourg
Olá, galera!! Agora, vou contar um pouco sobre os Mercados de Natal de Alsácia. Essa região francesa é famosa pelos seus vinhos e pela arquitetura tipica. Devido a grande influencia germânica, são muitas as casinhas em enxaimel, o que dá as cidades um aspecto de contos de fadas. No Natal, essa impressão apenas se reforça.
Chegamos na região a partir de Paris, são menos de 2 horas de TGV até Strasbourg. Deixamos as malas na estação de trem e fomos para Obernai.
Obernai é uma pequena cidade que fica a cerca de 30 minutos de Strasbourg (há trens regionais diretos). Resolvi conhecê-la porque queria muito almoçar no restaurante Le Bistro des Saveurs, mas, ainda nas minhas pesquisas, descobri que se tratava de uma bela cidade com um Mercado de Natal bem conceituado.
OBERNAI
Realmente, achei a cidade rica e belíssima. Recomendo, que se tiverem que conhecer uma só cidade no entorno de Strasbourg, escolham visitar Obernai. O Marché de Noel, apesar de pequeno, fica cheio, animado, e tem diversas barracas com vinhos e boas comidas regionais.
O Le Bistro des Saveurs é um capítulo a parte, mas adianto que foi de longe a melhor refeição da viagem.
Strasbourg é famosa por possuir o melhor Mercado de Natal da França, e um dos melhores do mundo. A cidade é a capital da região, e não é tão pequena assim. Ela abriga o Parlamento europeu e o Conselho da Europa. Lindíssima!!!
Foi o mercado natalino francês que eu mais gostei. Toda, toda a cidade fica luxuosamente enfeitada. Desafio-os a encontrar uma casa que não possua ao menos uma pequena decoração de Natal. Demais!! Além, da decoração e iluminação, Strasbourg, esse ano, tem 11 Mercados de Natal.
Anteriormente, eles ficavam mais espalhados, todavia, em 2016, por questões de segurança, decidiu-se concentra-los no "miolo" da cidade. E, aqui, vale destacar que a cidade estava ostensivamente policiada. Haviam policiais e soldados fortemente armados por todos os cantos. Tal fato, apesar de tranquilizador, nos deu uma certa sensação de, sei lá... Opressão? Muito triste, tudo isso!
No mais, a festa é linda e animada. E, os quitutes, hem??? Foie gras e muito vinho regional, com direito a diversas degustações na Place du Marché-aux-Poissons.
Place Kléber
Place du Temple- Neuf
Nosso primeiro jantar na Alsácia: Au Vieux Strasbourg
O prato? Joelho de porco para a mamãe, que o achou o melhor de toda a viagem. E, olha que nós comemos diversos joelhos de porco. Eu comi uma tarte à l'oignon que não estava nada de mais.
Place Gutenberg, com o mercado do país convidado, em 2016, Portugal.
Ficamos 2 dias em Estrasburgo e depois partiu Colmar e redondezas. Conto no próximo post.
Aquele abraço!


Comentários
Postar um comentário