Páginas

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

O melhor programa de Munique: beber de cervejaria em cervejaria


Olá, pessoal. Hoje, vou contar sobre a minha visita a Munique. Como alguns sabem, Munique estava nos 
meus planos de viagem há cerca de 3 anos. E, finalmente, chegou o dia de conhecê-la. Se gostei? Muito. Se a achei bonita? Linda. Mas... Não sei explicar, mas fiquei um pouco decepcionada. Achei a cidade bem animada sim, os alemãs super simpáticos, todavia, achei Munique meio pequena. Sem muito o que se ver e fazer. Pode ter sido a minha alta expectativa que me levou a uma certa frustração. Pode ter sido o cansaço de fim de viagem, mas acho que foi frio. Sim, acho que Munique deve ser infinitamente mais gostosa no calor.


Entretanto, uma coisa em Munique permanece o ano inteiro. Sua ligação com as cervejas. Na terra do Oktoberfest, beber e beber é O programa turístico. Afinal, o povo da Baviera toma até o café da manhã nas cervejarias.

São 6 as cervejarias instaladas na cidade: a Hofbräuhaus, a Paulaner, a Augustiner, a  Hacker-Pschorr, a Löwenbrau e a Spaten (uma das minhas favoritas). Os restaurantes e os biergarten locais (veja aqui sobre eles), assim como os estandes do Oktoberfest vendem essas 6 "marcas". Entendam: o restaurante A vende, por exemplo a Paulaner, o B a Augustiner, e o biergarten do Viktualienmarkt faz um revezamento entre aquelas ofertadas.





As cervejarias propriamente ditas, onde ocorre a fabricação, em geral, não ficam próximas ao centro da cidade, mas deve ser bem legal fazer um tour, por exemplo, na Hofbräuhaus. Esse programa deixei para outra oportunidade.


Todavia, esses fabricantes também possuem restaurantes próprios no centro histórico. Esses locais são tudo aquilo que imaginamos. Típicos recantos bávaros, com comida 'da região e garçons trajando o Tracht. Só por isso, já merecem a visita. Mas, claro, tem a cerveja... Que são muito boas!!






Fui a 3 desses restaurantes: Hofbräuhaus (parada obrigatória até para quem detesta cerveja), Paulaner im Tal, e na Augustiner am Dom. Gostei muito das três, que são bem diferentes entre si.


A primeira que visitei foi a Augustiner am Dom que é toda de madeira e super aconchegante. Rolava na TV os jogos da Bundesliga e foi uma experiencia bem legal!!




Ela fica na Frauenplatz 8, uma pracinha fantástica atrás da Frauenkirche. Nela também estão a Nuernberger Bratwurst Gloeckl am Dom (Frauenplatz 9), o Kilians Irish Pub e o Andechser am Dom, que estava mega animado, mas lotado.




Abre diariamente das 10-00h.

Aproveitamos uma tarde de domingo de chuva e neve para nos enfiarmos na Hofbräuhaus. Ela foi fundada em 1589, pelo Duque Willian V da Baviera, e foi de uso exclusivo da realeza até 1828.







Hofbräuhaus é um verdadeiro ponto turístico de Munique. Ir até lá e não conhece-la é como ir Roma e não ver o papa. Mas, o mais legal é que ela também é frequentada pelos locais que possuem, inclusive, canecas e mesas cativas na cervejaria.Além disso, alguns vão vestidos a caráter. Adorei!!!











O que não gostei é que não vi as famosas garçonetes segurando um número surpreendente de copos. Alias, em todas as cervejarias que fui, só vi garçons homens. Na Hofbräuhaus, havia, sim, uma moça a caráter, vendendo pretzel. Ok, valeu pelo cidadão abaixo:   



Como vocês sabem, eu amo a história da Segunda Guerra Mundial, e fiquei muito emocionada dentro da cervejaria onde, em 24 de fevereiro de 1920, Hitler apresentou o Programa dos 25 Pontos. Pura história!! E, como a Hofbräuhaus era o point de encontro dos graúdos do Partido Nazista, no seu teto haviam suásticas. Dizem ser possível, ainda hoje, identificá-las sobre a pintura. Catei, catei, catei e não vi nada.




Assistimos a banda tocar no primeiro andar. A casa estava cheia, mas haviam lugares para sentar nas mesas que são coletivas.






Menu especial de Natal


Uma dica; se na sua visita a cervejaria estiver lotada, entre pela porta ao lado da principal, e vá até o terceiro andar. Lá é mais calmo, e ideal para quem optar por fazer uma refeição na Hofbräuhaus.

Ela fica na fantástica Platz, onde também há uma Augustiner, e onde fica o restaurante Orlando que mostrei aqui.









Abre diariamente das 9-23:30h.

No último dia almoçamos, na Paulaner im Tal. Comi bem, bebi muito bem (das 3, essa é a cerveja que mais gosto), e adoorei o décor do local.








Ela fica na Tal 12, e abre diariamente das 10-00h.

Um pouco sobre as cervejas: Helles é a cerveja clara, Dunkel a de malte, Weißbier a de trigo (minha preferida, e Radler é a cerveja clara com limão. Prove todas, várias vezes, e, de preferência, escolha bebê-las no Maßbier (caneca de 1 litro).



Bem, isso foi o que eu fiz. Os biergarten ficam para a visita na primavera ou outono. E, você? Tem alguma experiência nas cervejarias/biergarten de Munique? Conta aqui, ok?

Aquele abraço!

PS: é bonito e impressionante como na Alemanha todo, e qualquer, estabelecimento que se entre possui uma decoração de Natal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário