Páginas

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Um passeio no Schlossberg, em Freiburg


Freiburg im Breisgau (Friburgo em Brisgóvia) é uma cidade, no sul da Alemanha,  com a fama de ser ensolarada o ano inteiro. E, não é que a visitei no final de Dezembro e havia sol?? Portanto, nada melhor do que um programinha ao ar livre nesta cidade. E, com vistas e uma cervejinha esse programa fica melhor ainda.





Assim, a dica de hoje é uma visita ao Schlossberg




Há duas maneiras de chegar até ele. A que fiz foi o seguinte: fui até o Schwabentor, onde há uma espécie de ponte de madeira que nos leva ao acesso ao restaurante Greiffenegg Schlössle. Para chegar nele, você pode pegar um pequeno caminho morro acima à pé, ou, o que fizemos, subir de elevador. Assim, já estamos lá em cima, de onde as vistas são deslumbrantes. Sobretudo, da catedral.














  



Schwabentor




No restaurante, há uma parte interior com vistas pelas janelas e uma varandinha.






Mas, a cereja do bolo é mesmo o biergarten.









  




Comemos uma deliciosa torta e queijo e para beber, claro, a primeira cerva na Alemanha.




Além, da cidade aos nossos pés, há, também, nos dias claros belas vistas da Floresta Negra, que cerca Freiburg.





Outra forma de chegar ao Schlossberg é pegar o ônibus 27 na estação de trem direção Herdern até Freiburg Stadtgarten. Do Stadtgarten partem os bondinhos (Schhlossbergbahn) até o topo do Schlossberg. Ele funciona diariamente das 9-22h, as terças até as 18h. O trajeto dura 3 minutos. Ida e volta custa 5 euros.




Schlossberg é um bom lugar para fazer uma trilha, entretanto ouvi dizer que o seu grande destaque, a torre (Zum Schlossberg-Turm auf dem Salzbüchsle) está permanentemente fechada.



Para quem tiver mais tempo na cidade há outro passeio de bondinho. Esse até uma das montanhas da Floresta Negra, a Schauinsland, com 1,284m de altura. Para chegar lá pegue o pegue o bonde número 2 direção Günterstal até a parada Dorfstraße. Aí você verá um ponto de ônibus (representado pela letra H). Embarque no ônibus 21 que vai até a Talstation (ele passa a cada meia hora). Agora embarque no bondinho (Schauinslandbahn). Ele funciona diariamente de Janeiro a Junho das 9-17h, assim como de Outubro a Dezembro; de Julho a Setembro fecha as 18h. O trajeto dura 20 minutos e a passagem de ida e volta sai a 12 euros. Dizem que as vistas são esplendidas!

Em ambos os casos, se puder, vá a hora do pôr-do-sol.

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário