Páginas

domingo, 26 de março de 2017

A Série Lugares secretos que indico visita o Tesouro da Basílica de la Hermandad de La Macarena


A Semana Santa está chegando, e quem tiver oportunidade deve ir para Sevilha. Muito tempo atrás, li em um livro da Danuza Leão sobre uma viagem sua a cidade para os festejos. Fiquei com vontade de ir, e essa vontade voltou com força total após conhecer o "Lugar Secreto que Indico" hoje. Ele é o Tesouro da Macarena, a igreja mais sensacional de Sevilha.



A esquerda da entrada da Basílica fica o acesso ao Tesouro/Museu, que possui três andares. Por 4 euros, temos acesso às suas cinco salas com direito a um audioguia. É de arrepiar!













Na visita, aprendemos sobre a Hermandad de la Macarena com seus mais de 4 séculos de existência, e entendemos a sua forte conexão com a cidade. É possível, apreciarmos magníficos mantos bordados a ouro e pedras preciosas que cobrem a santa e outras imagens iconográficas.






No andar do topo, temos mais contato com a história da Semana Santa de Sevilha. Compreendemos e mergulhamos no profundo culto a Santa. Fiquei pasma com o grau de devoção do sevilhanos.











O ponto alto da Semana Santa é a chamada procissão da Madrugada del Viernes Santo.



São tão suntuosos os andores, que me desculpem a blasfêmia, mais se parece um desfile de escola de samba. Todavia, acrescento que apesar de eu não ser nada religiosa, é impossível assistir ao videos do desfile sem sentir uma conexão com "sei lá o que". Se tamanha fé não contagia, sem dúvida que emociona.









No tesouro, diversos aspectos do culto da Virgem são abordados, tal qual: a estrutura interna da imagem; e como a imagem foi escondida na casa de sevilhanos devotos durante a guerra civil espanhola.

A última sala é "cereja do bolo". Nela está o colossal andor da Santa, uma obra de ourivesaria toda trabalhada e com entalhes de prata.




Aqui, também encontramos os mantos que vestiram a Macarena ao longo dos anos, túnicas, diversos objetos litúrgico e... a coroa.











A visita espelha o verdadeiro sentimento religioso, e também festivo, do povo Andaluz. Bem, eu não gosto de viajar pela primeira vez a uma cidade em dias de festa. Mas, um dia volto a Sevilha em plena Semana Santa. E, você conhece essa festa popular? Conta para gente, ok??

Dados práticos:

Endereço: Calle Bécquer, 1-3.

O Tesouro abre das 9:15 à 13:30h e das 17 às 20 horas.

Enfim, nem sonhe em ir a Sevilha e não conhecer esse lugar. Caso contrário, você não vai entender a verdadeira alma sevilhana. E, tem mais, essa é a Sevilha do nosso imaginário, só depois desa visita sentimos que chegamos a Andaluzita.

Aquele abraço!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário