Páginas

quinta-feira, 13 de abril de 2017

A visita a Casa de Sefarad, em Córdoba


Casa de Sefarad, que fica praticamente em frente a Sinagoga de Córdoba, é uma espécie de museu dedicado a cultura, histórias e tradições dos sefardis, os judeus da Península Ibérica.


Para ouvir: 


São cinco salas, onde podemos ver vários objetos e peças provenientes de diversos lugares do Mediterrâneo um dia habitado por esse interessante povo.

A primeira sala visitada é a da Vida Doméstica, onde se vê uma cozinha típica, o artesanato da época de ouro, e várias peças usadas durante o ciclo da vida (nascimento, bodas, etc).










Depois seguimos para a biblioteca, a fonoteca, e a sala de música sefardi.


Espaço dedicado a Inquisição.






No pátio central, com arcadas e colunas que datam do século XIV, abrem-se três salas. Ademais, além de ver alguns volumes proibidos, aqui podemos aprender sobre as cidades onde ocorreram queimas de livros ao longo da história. Há, também, uma referência, e homenagem, aos autores perseguidos.
















Na Sala de la Juderia de Cordoba, há referências aos diversos judeus proeminentes de Córdoba. Ao lado, na Sala de los Ciclos Festivos, podemos apreciar os itens usados nas celebrações. Por fim, tem a sala em homenagem as diversas mulheres (cristãs, muçulmanas ou judias) que tiveram uma participação intelectual de destaque no período denominado Al-Andalus.










Na casa há, ainda, uma loja especializada, e em diversos dias da semana ocorrem atividades culturais, como: palestras, exposições, concertos musicais, entre outros.

Em resumo: em geral, acho que a visita a esses museus judaicos são pouco relevantes para não judeus, todavia esse merece ser visitado por qualquer um, dada as características especificas dos sefardis. Gostei especificamente da sala dedicada a vida diária e de todas as referências musicais. Também, fiquei muito emocionada com a referências a queima de livros. Assassinato de pessoas é horrível, mas o assassinato de ideias não fica tão atrás. 

Ela funciona de segunda a sexta das 10-18h; nos fins de semana das 11-19h. A entrada custa 4 euros.

Aquele abraço!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário