Com uma excelente acústica, a Ópera de Budapeste é considerada uma das melhores de toda a Europa. Com muitas histórias e palco de apresentações, ela já recebeu visitante ilustre. E, decerto merece a sua visita.
Em 1873, decidiu-se construí-lá, assim, em um concurso popular, o renomado arquiteto Miklós Ybl foi escolhido para o projeto. A construção deu-se entre 1875 e 1884, e a sua festiva inauguração aconteceu em 27 de setembro de 1884, com a presença do próprio rei Franz Joseph.
Em estilo neorrenascentista, e com elementos barrocos, ela chama a nossa atenção na chique Andrássy út. Já, na sua faixada simétrica é possível se ver as estátuas de Ferenc Erkel, compositor do hino nacional húngaro, e de Franz Lisz, o compositor mais famoso do país.
Seu interior é luxuoso e ricamente decorado. E, destaco o café, além da agradável varanda. Logo, recomendo que, se você não tiver tempo para conhecê-la adequadamente, visite ao menos o seu café.
Seu auditório não é dos maiores, comporta 1.261 assentos, mas em matéria de beleza está entre os mais importantes do mundo.
Ela possui um programa de ingressos populares, de forma que não há desculpas para você não ir assistir a um espetáculo.
Outra opção, menos interessante, mas mais esclarecedora, é o fazer um tour guiado. Ele ocorre diariamente, em inglês, às 14, 15, e 16 horas.
Delícia de noitada, gente!
Abraços!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário