Páginas

domingo, 18 de março de 2018

A Série Lugares Secretos que Indico passeia pelas escadinhas do Porto


O Porto é uma cidade encantadora e atípica. Ela tem uma parte alta e a baixa, a zona da Ribeira. Ligando ambas, há uma série de escadas que vocês não podem deixar de visitar. É andando por elas que podemos desfrutar da "alma" dessa cidade portuária. De certa forma, o Porto me lembra Salvador, com suas casas coloridas escondidas em becos.

Mas, que escadas são essas?

O casario mais característico pode ser visto na:  Escada do Codessal, nas das Verdades, e nas do Barredo. Então, comece o passeio admirando as vistas do tabuleiro superior da Ponte Luís I, e daí explore a Escada do Codessal, onde destaco a Paróquia da Nossa Senhora do Patrocino que, no século XVII, foi um albergue de prostitutas. Seguindo-se pelas Escadas das Verdades, vocês poderão apreciar as vistas da Muralha Medieval (onde, também, se pode caminhar sobre) e da própria ponte.


Muralha Medieval





Elevador da Ribeira






Antigamente, esse era o único caminho que ligava a região da Sé com a Ribeira


Ponte Luís I




Muralha Medieval



Arco no fim da Escada das Verdades, onde começam as Escadas do Barredo


Já na Escada do Barreto, as cores das casa chamam a atenção. Lindo!





















No fim do trajeto, chega-se ao Cais da Ribeira, com seu famoso "O Cubo" e diversos bares/restaurantes.



Outra escada que merece o passeio é a dos Guindais que fica próxima ao Funicular dos Guindais. Neste caso, siga até o Guindalense Futebol Clube para tomar uma cervejinha e descansar.

A minha última dica é que percorram as Escadas da Vitória que no passado ligavam o Largo de São Domingos a Judaria do Olival, que foi instituída à época de D. João I, no século XIV. No seu topo, fica a Igreja Paroquial da Vitória e, em frente, o magnífico Miradouro da Bataria da Vitória.






Miradouro da Bataria da Vitória







Veja no mapa abaixo as localizações e percursos.

Beijos e bom domingo a todos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário