Páginas

sábado, 21 de abril de 2018

Como é a a visita à Universidade da Breslávia


A Universidade, que foi construída pelos jesuítas em 1670, é uma das atrações mais interessantes da Breslávia.



Torre de Matemática


Dentre seus professores do passado incluem Alois Alzheimer (o homem que deu nome à doença) e Robert Bunsen (que não inventou o bico de Bunsen, mas o melhorou a tal ponto que esse recebeu seu nome). Desde o início do século XX, a Universidade produziu 9 ganhadores do Prêmio Nobel, e hoje mais de 40.000 alunos estão matriculados com 9.000 formandos a cada ano.


Para conhecê-la, pode-se escolher um bilhete que contempla de 1 a 4 atrações, a saber: a Aula Leopoldina, a Torre de Matemática, o Oratorium Marianum e/ou as duas salas com exposições. Veja os preços aqui.

A visita começa na parte oeste do edifício principal da Universidade, onde, a esquerda de quem entra, fica o lugar onde os bilhetes são vendidos. A seguir, uma lindíssima escadaria nos leva até ao primeiro piso, onde encontra-se a Aula Leopoldinum.





O portal de entrada para o auditório com portas ricamente esculpidas e extremamente rica.



A Aula Leopoldinum, assim nomeada em homenagem ao seu fundador, o imperador romano Leopoldo I, é famosa por sua acústica. Obra do arquiteto italiano Christophorus Tausch, aluno de Andrea Pozza, é dividida em 3 partes: pódio, auditório e uma galeria de música.


Na parede, há dezesseis retratos de pessoas meritórias para a ordem dos jesuítas e dos primeiros estágios da construção e operação da universidade. Oito desses retratos foram roubados em 1997. Como apenas dois foram recuperados, o restante foi substituído por cópias.


Sobre o auditório, um encantador afresco ilustra a apoteose da sabedoria de Deus, fonte de todo o conhecimento, e personificações de ciências contemporâneas e artes.



Exemplo único do barroco europeu. Com afrescos de Johann Christoph Handke, ricas decorações de estuque feitas pelo artista bávaro Franz Mangoldt, e esculturas de madeira Christopher Hollandt.


Ainda hoje, nela os acadêmicos se reúnem nas ocasiões especiais.


No centro do pódio, um grupo escultórico com Leopoldo I no trono. Ao lado dele, há personificações da Prudencia (homem velho com um espelho) e da Prevenção (uma mulher com uma colmeia). Abaixo do Imperador, as supostas alegorias da Disputa (uma mulher com o cabelo desalinhado) e da Estupidez (um jovem com orelhas de burro). Em ambos os lados do pódio, sob as colunas, estão as estátuas de seus filhos e também dos imperadores: Józef I e Karol VI.





Afresco dedicado à Mãe de Deus






Alegoria da Silésia sentada em um trono cercada por Viadrus (Odra) e Wratislavia (Wroclaw).


No próximo andar, acontecem exposições temporárias, e no terceiro fica a exposição sobre astronomia.




A 42 metros de altura, está a Torre de Matemática de onde se tem vistas magníficas da Ilha Slodowa e da Cidade Velha. Seu terraço é adornado por quatro alegorias das ciências, obra de Franz Mangoldt, que evocam a Sabedoria Divina.





O terraço oferece vistas panorâmicas de 360 graus.




Catedral de São João Batista


A Sky Tower


Katedra św. Marii Magdaleny



Prefeitura




Endereço: Most Uniwersytecki 1.


Horário: de 01/09 a 30/04 das 10-15:30h, de 01/05 a 31/08 das 10-16h.

Em resumo: você não deveria morrer sem conhecer a Breslávia, e, estando lá, não pode partir sem checar a Universidade.

Abração!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário