Pessoal, eu mostrei para vocês recentemente como se deleitar com a arquitetura Art Nouveau em Rīga. E, me lembrei de que não tinha feito um post sobre esse estilo arquitetônico em Aveiro. Aveiro é conhecida como a cidade de Portugal que mais se "entregou" à esse estilo no século XX, e pertence a Réseau Art Nouveau Network, uma conceituada rede de cidades europeias em que este é um grande atrativo. Então, hoje, lhes trago o mais legal da cidade.
Aconselho que comecem essa exploração visitando o Museu Arte Nova. A casa onde ele fica foi construída entre 1907 e 09, e foi morada do major Mário Belmonte Pessoa, um comerciante ligado à importação do cacau. Um projeto atribuído aos arquitetos Francisco Augusto da Silva Rocha e Ernesto Korrodi.
fachada azul celeste com portão de ferro forjado ornamentado com flores amarela, e harmonioso baixo relevos |
A águia imperial no topo do edifício.
A imponente porta de entrada em linhas diagonais.
Os edifícios oficiais da Rota de Arte Nova em Aveiro têm uma placa indicativa como esta.
Diferentemente, do museu de Riga que pretende mostrar a decoração interior de um apê Art Nouveau, este é uma espécie de centro interpretativo. Na verdade, em Aveiro essas edificações pertenciam a ricos comerciantes que retornavam do Brasil, e o que eles queriam era "causar". Dessa forma, o frequente, eram exteriores rebuscados com interiores conservadores.
Destaque para a escada em caracol toda em ferro forjado.
Motivos de fauna e flora e grandes janelas em arco que deixam entrar muita luz natural.
No museu, há um tipo de centro interpretativo, onde de forma didática e com material audiovisual aprendemos sobre a evolução, características e peculiaridades da Arte Nova em diversos setores onde está se expressou. Em Portugal e no mundo.
Rota de Arte Nova em Aveiro.
Cadeira Thonet, em madeira moldada, conhecida por ter feito parte do movimento Arte Nova europeu.
No último andar, há uma sala com filme que faz referencia aos principais arquitetos e a Arte Nova em Aveiro, além de uma ampla sala de exposições.
Antes de sair, visite a charmosa Casa de Chá Arte Nova. Pela manhã o ambiente é calmo e relaxante, ideal para se tomar um vinho ou um sorvete. Já a noite, se transforma em um dos bares mais badalados da cidade. Inclusive com música ao vivo nos fins de semana. Boa pedida, para quem resolver pernoitar em Aveiro.
Endereço: Rua Dr. Barbosa Magalhães, nº 9, 10, 11 e Travessa do Rossio.
Entrada: Um bilhete único de 5€ dá acesso ao Museu da Cidade, ao Museu de Arte Nova, ao Ecomuseu do Sal e ao Museu de Santa Joana.
Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo d as 10 as 12:30h e das 13:30 e as 18h. Casa de Chá, de segunda a sexta-feira das 09-02h; nos fins de semana das 09-03h.
No museu se pode pegar um mapinha e um audioguia com o tour das casas/estabelecimentos em Arte Nova. E, ele fica na região do Rossio, de frente para ria de onde partem os coloridos moliceiros. Justo aí se encontram outros belos edifícios, de dois andares, com esse apelo arquitetônico. Um bom ponto de partida para o passeio pela cidade...
Cooperativa Agrícola.
Destaques para Casa da Cooperativa Agrícola, com seus exuberantementes azulejos em tons rosa, roxo e vermelho com a representação de lírios da fábrica local Fonte Nova. Obra de Francisco Augusto Silva Rocha e Jaime Inácio dos Santos. E, para a Casa dos Ovos Moles (de 1923).
Museu da Cidade (1915).
No mapa:
Abraços e boa viagem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário