Páginas

domingo, 3 de junho de 2018

A Série Lugares Secretos que Indico visita Kalamaja, o bairro Hipster de Tallinn


A minha primeira dica de hoje é que um dia apenas em Tallinn é insuficiente. Em um dia, se consegue explorar a Cidade Antiga, intramuros, mas Tallinn tem outras atrações imperdíveis que ficam espalhadas pela cidade. Não te convenci? Acompanhem esse rolé por Kalamaja, o bairro hipster de Tallinn.

É em Kalamaja que se situa a principal Estação de trem da cidade. Com lindas casinhas de madeira típicas da Estônia, essa região esteve meio abandonada por uns anos, mas atualmente está bombando. Um dos primeiros lugares abertos, que levou a revitalização da área foi o Balti Jaama Turg (Mercado da Estação Báltica).






Suas portas foram abertas em Maio de 2017, após uma caprichada renovação. Com três andares, há um supermercado e uma academia no subsolo, no primeiro andar, bancas de peixe, carnes, especiarias, etc. Há, ainda, uma área com quase 20 quiosques de Street Food. O último andar, é dedicado, principalmente, ao design e ao artesanato da Estônia, roupas, utensílios domésticos e antiguidades. Achei demais as roupas, mobílias e acessórios de segunda mão da época soviética!! Me deu maior vontade de comprar umas coisas para uma festa a fantasia... Resisti!















Deste andar se tem acesso a um varandão e a área externa, onde há uma espécie de Mercado de Pulgas e contêineres que funcionam como lojas.






Dentre elas, destaco a linda Valhalla Living  (Telliskivi 62) que é uma Concept Store onde artigos para casa e produtos aromáticos, que seguem a linha natural, são vendidos. Adorei o estilo nórdico e as cores neutras!! O melhor?? Os preços são bem menores do que nos países escandinavos.











Outra loja bacana, no entorno da Estação de trem é a Tali Design (Kotzebue 33). Tali é o designer da modinha na Estônia.




Outro lugar imperdível em em Kalamaja é o Telliskivi Loomelinnak. Trata-se de um complexo de edifícios industriais que abrigam lojas, bares, boates, restaurantes e afins. No passado, esses eram edifícios ferroviários e conta a lenda urbana que na época do comunismo haviam fábricas militares secretas na região.







No Telliskivi ocorrem, também, um Mercado de Pulgas aos sábados, concertos, festas e outros eventos. Dentre as lojas destaco a Les Petites (Telliskivi 60a) e, principalmente, a Homeart (Telliskivi 60a). Nela achei acessórios fofíssimos para a casa. E, há, também, no interior um café, que inclusive serve almoço.

Por falar em almoço, quem tiver a chance deve visitar o bairro no fim de semana. As lojas estarão abertas (domingo, inclusive), e você poderá desfrutar do brunch mais famosos da cidade. Onde? No F-Hoon(Telliskivi 60).











Uma das melhores refeições que fiz na viagem. E, ainda por cima barata.





Quem quiser pode passar na La Muu (Telliskivi 60a) para tomar um sorvete de sobremesa .

À noite, Kalamaja é uma festa. Os destaques são os bares:

Kolm Lõvi (=Três Leões) um bar estranhão e cavernosos que os filandras adoram (Kopli 14). Pertinho, está o TIKS, um bom wine-bar.

Speakeasy by Põhjala (Kopli 4) onde cervejas artesanais sãos são servidas. Põhjala (pronuncia-se "peugh-a-la") foi a primeira delas fabricadas na cidade, e que virou um culto.

No Telliskivi Loomelinnak:

Para os amantes de cervejas artesanais, e do OO, um vinhoto complexo do báltico, microcervejaria Pudel Baar  (Telliskivi 60a) é o local.

Kivi Paber Käärid (= Pedra Papel Tesoura) que de dia é um restaurante e a noite tem uma balada animadíssima.

Como chegar:

Pegue o bonde ou 2 no centro da cidade , direção Kopli, e desça em Balti Jaam. Visite o mercado e arredores. Depois vá a pé até o Telliskivi Loomelinnak. Na volta, pegue um dos mesmos bondes na parada Telliskivi.


casas coloridas de madeira que remontam ao século XIX


Mercado da Estação Báltica

Endereço: Kopli 1

Horário: das 9 às 19h, aodomingos fecha às 17h.

F-Hoone

Abre das 9 às 00h, aodomingos fecha às 22h.



E, aí, vai deixar de ser hipster na Estônia?!

Aquele abraço!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário