No mundo todo, quando se fala de designer brasileiro, o nome de Sérgio Rodrigues é imediatamente citado, pois ele é considerado o pai do nosso design, e suas peças são icônicas.
Nascido em 1927, na cidade do Rio de Janeiro, Sérgio Rodrigues formou-se arquiteto em 1951 pela Faculdade Nacional de Arquitetura, onde acompanhou o grande desenvolvimento da arquitetura brasileira, notando a defasagem nítida que existia entre as obras arquitetônicas e o mobiliário no Brasil. Assim, meio que por intuição, como ele mesmo diz, entrou para o ramo do desenho de móveis, buscando sempre um espírito de brasilidade nas cores, formas e materiais de suas criações.
Em 1955, nasceu a famosa Oca, sua Galeria Mobiliária em Ipanema. Em 1957, a pedido do seu grande parceiro Oscar Niemeyer, projetou móveis para equipar o Catetinho, em Brasília. Em 1957, nasceu uma de suas mais importantes obras: a Poltrona Mole, que ganhou diversos prêmios, como o Concurso Internacional do Móvel, em Cantu, no ano de 1961, na Itália. Atualmente, ela, entre outras de suas obras, está exposta, ao lado de importantes designers brasileiros, na Galeria Pierre Bergé et Associés, na Bélgica. A Poltrona Mole, também pode ser vista na coleção do Museu de Arte Moderna de Nova York.
Suas peças utilizavam espécies nativas raras, como o jacarandá, mas hoje são produzidas com madeira plantada.
Mais Sérgio Rodrigues
Fonte – Assim eu gosto |
Eu
adoro, mas os precinhos, ECA!
Bom Dia da Independência!
Nenhum comentário:
Postar um comentário