Páginas

sábado, 9 de maio de 2015

Budapeste: visita guiada ao Parlamento Húngaro


E por falar em Parlamento, me recordei que nunca havia lhes contado sobre o melhor dentre os melhores.

Então, vamos que vamos...


O Parlamento de Budapeste (em húngaro = Országház) é o local onde se reúne a Assembleia Nacional da Hungria. Ele detém o título de maior edifício da Hungria, o de segundo maior parlamento da Europa, e o de terceiro maior do mundo.

fachada neogótica com  um “q” de barroco




Sua construção, obra de Imre Steindl, teve início em 1885, e a inauguração ocorreu no 1000º aniversário do país, em 1896. Entretanto, a conclusão do edifício só se deu em 1904.

O edifício ocupa uma superfície de 18000 m2, tem 700 salas e gabinetes, 27 entradas, 20 km de escadas, e, com 96 metros, tem a mesma altura a Basílica de St. Stephen.

cúpula renascentista



A visita guiada leva cerca de 50 minutos, e inclui a verificação de segurança (aprox. 10-15 min). Levem seus passaportes.

Ela tem início na grande escadaria do hall de entrada, segue-se para a sala central com a grande cúpula, decorada com 16 estátuas de reis húngaros.









Ai, estão as Jóias da Coroa do primeiro rei húngaro, Santo Estêvão.
 



Sobre elas:
 

As Jóias da Coroa Húngara foram roubadas várias vezes. Após a Segunda Guerra Mundial, elas foram entregues ao exército americano, e durante a maior parte da Guerra Fria, ficaram guardadas em Fort Knox. Em 1978, no governo de Jimmy Carter, elas finalmente retornaram a Hungria.

Daqui vamos ao Salão Hunters com afrescos impressionantes e belas janelas de vidro pintadas por Miksa Róth. Por fim, entramos nas Câmara Alta e Baixa.
 




Há visitas guiadas 8 línguas: húngaro, inglês, francês, hebraico, alemão, russo, italiano e espanhol.

Inglês: com início às 09:45, 10, 12, 13, 14 e 15h, em vários dias por semana.
Espanhol: com início às 10:15, 13:15, 14:15 e 16h, em vários dias por semana.

Os bilhetes para as visitas guiadas podem ser comprados no Portão 10, mas o melhor adquiri-los online aqui. Valor = HUF 5200.

Endereço: Kossuth Lajos tér 1-3, em Peste.

Enfim, como imagens valem mais do que mil palavras, acho que não preciso disser que super indico essa visita. De qualquer forma, está dito...

Aquele abraço!

PS: ainda não conheço o Parlamento de Londres, mas acho difícil ser mais belo do que este.

Nenhum comentário:

Postar um comentário