Interrompendo a programação sobre a Montevidéu...
Nesta trip, além de Montevidéu, visitei Colonia del Sacramento e BsAs. Destes últimos 2 lugares falarei em breve, mas resolvi publicar os dois museus de artes decorativas juntos. Assim, você pode compará-los.
Gostei de ambos, mas confesso que prefiro o de Montevidéu. O de BsAs é mais opulento e menos charmoso, a meu ver.
Essa mansão foi o lar de uma das famílias mais ricas do país, que inclusive teve um presidente da República nos anos 20, os Alvear. Depois que Josefina de Alvear, a matriarca da família, faleceu, o museu foi, então, criado, em 1937. Em 1997, o Palácio Errázuriz foi declarado Monumento Histórico Artístico Nacional.
neoclássica, a casa possui 4 andares,
com o subsolo, entretanto o último andar está fechado ao público |
Nele há de tudo (mais de 4.000 obras de diversos estilos): tapeçarias, armas, esculturas, miniaturas, móveis, objetos diversos de decoração, porcelanas, quadros, ambientes com fantásticos painéis de madeira, etc.
Os salões do palácio decorados nos estilos franceses dos séculos XVII e XVIII, entretanto o grande hall central foi inspirado nos salões ingleses do século XVI.
Não se pode fotografar, mas "roubei" uns flashs. Kkk!!
O grande destaque do museu é uma estátua romana em mármore da deusa Minerva, datada do século I d.C. que foi encontrada enterrada na Via Ápia, em Roma, no começo do século XX, e transportada à Argentina.
O mais legal da visita foi que no grande salão central havia um ensaio do concerto de música clássica que ocorreria a noite. Delicia! Sentar, curtir o som, e nada pagar.
Endereço: Av del Libertador 1902.
Aberto de terça a domingo das 14 às 19h. A entrada custa $20 (pesos), mas é gratuita as terças-feiras.
Visitas guiadas, free, estão disponíveis em espanhol, inglês e francês. A visita em espanhol chama-se “Memorias del gusto francés”. Ela é oferecida as terças e quintas às 16:30h/sábados e domingos às 14:30h e 16:30h. Quartas e sextas às 14:30h acontece a visita chamada “Rincones escondidos, imágenes íntimas”.
O Croque Madame é um café/confeitaria muito bem conceituado na cidade.
Achei o ambiente, nos jardins do museu, bastante agradável. E, apesar da crise na Argentina, reparei que a freqüência era de "madames" locais.
Provei apenas um capuccino, pois estava sem fome. Honestamente, ele estava bem "fraquinho", e o achei muito caaaro.
Aberto de segunda a domingo das 10 às 24h.
De uma forma ou de outra, gostei bastante do passeio e o indico.
PS: me deu vontade de assistir a um concerto noturno no museu. Se fosse você, checaria a programação na sua viagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário