Olá, galera! Acho que vou dar um tempo da Série Lugares Secretos que Indico, porque não estou me recordando de nenhum. Então, vocês terão que aguardar a próxima viagem. Por outro lado, ainda tenho um monte de coisas para contar aqui no blog sobre viagens anteriores.
Portanto, hoje vou falar sobre o Palau de la Música Catalana, uma das visitas de que mais gostei em Barcelona.
Lindo, lindo, ele é obra de Luís Domènech i Montaner, também responsável pelo projeto do Hospital de la Santa Creu i Sant, que vimos aqui. Para mim, perdão Gaudi, o melhor arquiteto do modernismo de Barcelona.
O Palu foi construído entre 1905 e 8, para o "Orfeu Catalão". Declarado Patrimônio Nacional em 1971, seu auditório principal destina-se a apresentações de concertos, e outros entretenimentos.
Em 1997, foi declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco.
Apesar de belo, o exterior não:
1. É o melhor de Barcelona
2. Nos prepara para o seu interior
Vocês podem conhecer o interior indo assistir a um espetáculo, ou fazendo a visita guiada. Como na ocasião em que fui a Barcelona, achei a programação cultural do Palau fraca, fiz a visita guiada em espanhol as 16 horas.
A visita, que dura cerca de uma hora, começa com um filme que nos conta sobre a época da construção, sobre o arquiteto, sobre o Orfeu e sobre os diversos artistas que nele se apresentaram. A seguir, subimos as escadarias e visitamos a sala Lluís Millet, que funciona como sala de descanso. Aqui, se destacam os lustres modernistas e as portas de vidro, que dão para o riquíssimo terraço.
Neste ficam as colunas com mosaicos de cores e tipos de decoração diferentes.
paredes
e colunas sempre com motivos florais
|
Por fim, adentramos a sala de concertos...ohhhh!!! Inesquecível!! Toda perfeita.
Esculturas, mosaicos, motivos florais!!!
Sem dúvida, a coisa mais bela que vi em Barcelona.
A sala parece pequena, e é bem intimista, mas a guia nos contou que pode acomodar mais de 2000 pessoas. A sala tambem é famosa pela sua excepcional acústica.
No palco, ficam as esculturas com motivos musicais... Apaixonantes!
E, como beleza pouca é bobagem, há a incrível clarabóia que pesa cerca de uma tonelada. Obra de Antoni Rigalt i Blanch, com cristais dourados no centro e em volta tons mais suaves. Representa os bustos femininos?!?
O Palau fica na Calle Palau de la Música 4-6. A entrada atual não é mais pela Sant Pere Mes Alt. Aqui, além da bileteria, há um bar externo e um belo café no interior.
Quanto a visita, comprei no site antecipadamente, e assim indico que façam.
Abraços!!
MAGNÍFICO !
ResponderExcluir