Frankfurt é uma cidade cosmopolita, e sempre foi um dos grandes centros comerciais da Alemanha. Assim, espere encontrar algo semelhante a Nova York. Sim, tem muitos arranha-céus, e tem até uma bolsa de valores super movimentada, com um búfalo na frente. Qualquer semelhança não é mera coincidência, portanto não se deve estranhar o apelido de "Mainhattan".
Mas, a grande peculiaridade de Frankfurt é que no seu horizonte despontam prédios ultra modernos lado a lado com construções medievais (ou quase, porque a maioria foi reconstruída a semelhança das antigas após a II Guerra Mundial).
E, como prometido, fiz esse post com os melhores lugares para curtir o skyline da cidade, afinal rooftop (se bar melhor ainda) é comigo mesmo.
Os melhores lugares são obviamente os duas plataformas de observação presentes em dois dos grandes arranha-céus.
A Main Tower (Bankgebäude Helaba mit Aussichtsplattform) fica no grande prédio com o letreiro "Helaba", próxima a Alter Oper. A plataforma fica no 54 andar, e no 53 existe um bar. Além das vistas fantásticas, há uma área de exposição e um restaurante panorâmico. No inverno abre diariamente das 10-19h (sextas e sábados até as 21h); no verão fecha as 21h (sextas e sábados as 23h). Endereço: Neue Mainzer Straße 52-58.
o prédio da esquerda |
A Commerzbank Tower (Kaiserstraße 16) fica no 56 andar de um dos maiores prédios da Europa ocidental. O deck observacional da torre cilindrica oferece vistas de toda a cidade.
Não fui em nenhuma dos duas, porque no dia da minha vista estava tão, tão frio que me faltou coragem. Dos rooftops que conheci o que mais gostei foi o da Zeilgalerie (Zeil 112-114). Ao entrar na galeria pegue o elevador a direita. Suba até o sétimo andar, e depois pegue a escada que leva até o terraço. É aí que fica o ASTOR Film Loungue, que é cinema e sala de shows. Dizem que quando ocorrem espetáculos de óperas, ele lota. Parece bacana, há serviços de bebidas e beliscos lá dentro, e também um bar chique na entrada. Um dia, eu o visitarei. Quanto ao terraço (é free), as vistas são fantáticas, pois se vê a Zeil, os arranha-céus e os prédios históricos. O que gostei demais é que existe uma escada em caracol que nos leva até uma plataforma panorâmica com vistas desimpedidas. Se pode enxergar até a Römerplatz.
Zeil |
Hauptwache |
catedral |
Nikolaikirche na Römerplatz |
bar do ASTOR Film Loungue |
Daqui pode-se ir, há comunicação entre os prédios, até o Leonhard`s, o bar/cafe/restaurante do terraço da Galeria Kaufhof (Zeil 116). As vistas são legais, quase as mesmas do prédio ao lado, no entanto o vidro de proteção atrapalha. Gostei da carta de vinhos.
Outra visita próxima, e imperdível, e no shopping MyZeil, com todas as lojas tarimbadas de costume. No último andar, ficam os restaurantes, e as vistas são legais. Entretanto, não são as vistas, e nem as compras, que nos levam a visita-lo, e sim a sua arquitetura ímpar.
Outros pontos de observação interessantes, como já contei, são das pontes sobre o rio Main.
Da Eisener Steg, a ponte de pedestres.
Por fim, quem tiver disposição pode encarar os 324 degraus da torre da Kaiserdom. De Abril a Outubro das 10-18 horas. Não encarei, mas falam que a vista compensa.
Por hoje, fico por aqui.
Abração!
Nenhum comentário:
Postar um comentário