Oi, gente!! Hoje, vou dar uma dica imperdível para quem vai para a Toscana. Vou falar sobre a Abadia de Sant`Antino. Ela é uma das mais belas da Itália, com um monastério que data do século VIII e uma igreja romanesca do século XII. Todavia, não é por sua beleza, e nem a dos seus arredores, que você deve visitá-la. Vá para ouvir o canto gregoriano dos monges. Eles cantam em todas as missas.
Na minha visita, eramos os únicos turistas na igreja, e confesso nunca senti tanta paz na vida. Super indico!!
a caminho, onde deixamos o carro |
Ao lado da torre, o cipreste antiquíssimo.
O interior da igreja possui a nave, corredores laterais, um presbitério elevado, o refeitório e uma pequena cripta. Há várias esculturas interessantes e alguns belos afrescos no refeitório. O claustro contém uma cisterna do século XVI, no local do poço medieval. O portal sul, emoldurado com folhas em relevos, desenhos geométricos e animais mitológicos, data do século X.
Nem sempre se pode entrar, mas, se você conseguir, não deixe de ir a cripta e a capela carolíngea (hoje a sacristia) de 781 AD.
Horário de visita da abadia: 10:30-12:30h e 15-18:30h. Aos domingos: 9:15-10:45h e 15-18h.
Horário das missas: 7, 12:45, 15:30, 18 e 20:30h (em Julho e Agosto às 21h). Aos domingos: 8:15, 11, 18:30 e 20:30h (21h no inverno).
A abadia fica a cerca de 15 minutos do centro de Montalcino. A melhor forma de visitá-la é de carro. A estação de trem mais próxima é da Buonconvento. A linha de ônibus “Peschiera” conecta Montalcino a Castelnuovo dell’Abate (Sant’Antimo) quatro vezes/dia. Consulte os horários em: www.sena.it ou www.trainspa.it. Mas, atenção: o ônibus não circula aos domingos.
Tá dada a dica. Não perca.
Abraços!
PS: eles vendem CDs e, também, ha aulas de canto gregoriano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário