Páginas

domingo, 5 de junho de 2016

A Sėrie Lugares Secretos que Indico vai a San Quirico d' Orcia na Toscana


Oi, viajantes!! Vamos, hoje, conversar mais um pouco sobre a Toscana. Esse adorável cantinho da Itália é absolutamente cheio de "lugares secretos". Na verdade, a Toscana compreende várias regiões como Chianti, Val d'Elsa e Val d'Orcia.




Para conhecer de verdade a Toscana, eu indico que vocês fiquem no mínimo 20 dias na região. E, para visitar Lucca e Pisa, sugiro que se hospedem em Lucca. Depois aconselho que fiquem 4-5 dias em Florença. Daí, peguem o carro e percorram, em um ou dois dias, a região do Chianti. Escolham uma base próximo a Siena (minha sugestão), e percorram o norte da Toscana (Val d'Elsa). A seguir, mudem de base (para os pernoites) e explorarem o sul da Toscana. Como bases sugiro: San Quirico d'Orcia.




Estou falando tudo isso, para que vocês entendam que a região da Toscana não é tão pequena assim, e não é possível fazer bate-voltas de todos os pontos. A segunda razão porque indico que troquem suas bases de pernoites, algumas vezes, é porque assim terão a oportunidade de conhecer as pequenas, e menos badaladas, cidades da região.

Foi assim que fomos parar em San Quirico d'Orcia. Já me adianto e lhes conto: foi nesta pequena cidade, com seus amáveis moradores, que de fato entendi o estilo de vida da Toscana. Super sugiro que, ainda que não escolham dormir no fantástico hotel Casa Lemmi, passem ao menos duas horas na cidade. Além, das suas belas atrações, vocês verão lojas fofas, mulheres elegantes fazendo suas compras, e velhinhos loucos para lhes contar histórias maravilhosas.



Ok, me entusiasmei; falei demais...Vamos por parte.

San Quirico fica a 45 Km de Siena, ao longo da Via Cássia, e pertinho de Pienza, Montalcino e até de Montepulciano. Sua história data de 712 d.c., e ela foi um dos principais pontos de paragem na Via Francigena. Na Idade Média, foi uma cidade rica e importante, e portanto, ainda hoje, é repleta de belos palazzos. Como foi também uma fortaleza defensiva, possui uma muralha (do século XVI) com algumas puortas de acesso.

A Puorta Nuova (com a catapulta gigante na proximidade) dá acesso a Piazza dela Libertà, onde se encontra a Chiesa della Madonna di Vitaleta.





À esquerda, um clássico jardim italiano, o Horti dei Leonini, de 1581. Nele, há várias estátuas, com destaque para a do Grão-Duque Cosimo III de Medici (de 1688).




Após se cruzar o Horti, chega-se a Chiesa de Santa Maria Assunta. Uma construção do século XI-XII em estilo românico-lombardo.



Agora, ao seguir-se a comercial Via Dante Alighieri (com muitas lojas fofas e com incríveis produtos gastronômicos), chega-se a Spedale di Santa Maria della Scala, onde viveu Santa Caterina de Siena. Ao alcançar-se a Via Poliziano, logo se vê a Porta dei Cappuccini, do século XII. De retorno a Via Dante, já se observa ao longe a Collegiata o Pieve di Osenna (San Quirico e Giulitta).





Ela fica na Piazza Chigi e foi construída sobre a antiga igreja paroquial, no século VIII. É dedicada a San Quirico que foi morto pelos romanos com apenas 5 anos por ter afirmado ser cristão!?! Seu destaque é o Portalegre di Mezzogiono, em estilo românico, e com colunas com dragões, sereias e outras figuras.




Na parte de trás da Collegiata se estendem vistas de todo Val d`Orcia:



Ainda, nesta praça, destacam se: o Palazzo Chigi (séc. XVII), onde agora fica a prefeitura; o Palazzo Pretorio (em estilo renascentista).


Palazzo Chigi

Justo de frente para a Collegiata está o B&B Casa Lemmi, que fica em uma construção mais antiga que a anterior. O local, já foi convento, hospital e casa de família. E, o que mais gostei: há diversos " lugares secretos" com símbolos místicos no seu interior, já que o prédio é de origem templária.










Recomendo demais dessa hospedagem, onde fui muito bem atendida e cujo café da manhã estava excelente. Todavia, o melhor é que nele você reserva, gratuitamente, uma hora para relaxar na Priscilla (do latim Prisca = antigo). Trata-se da mega piscina/hidromassagem mística do local. No seu piso há referência à Cosmologia de Pitágoras, que se baseia os quatros elementos:  água, fogo, ar e terra. Muito bacana!!!!


foto promocional

Um detalhe a mais: juro que, apesar de tudo isso, a diária é super em conta. Só reparem que não se pode estacionar intramuros, assim deixem as bagagens, e estacionem ao longo da Via dei Canneti. 

Para fechar esse dia com chave de ouro, que tal jantar em um dos locais mais recomendados de toda a Toscana?  Para tal, basta pegar o carro e seguir até o pequeno vilarejo de Sant' Angelo in Colle, onde na Piazza Castello se encontra a Trattoria Il Leccio. Esse é o meu segundo segredo do post, e foi onde comi uma Bisteca Fiorentina absolutamente divina. Para beber? Brunello de Montalcino, claro. E, tudo isso sem ficar pobre. Lembrem-se: reservas são absolutamente indispensáveis (0577 - 844175).

O Il Leccio fica a 30 minutos de San Quirico, e a 5 minutos do centro de Montalcino.



na rotatória de Montalcino, pegue a a 3ª saída para a Via Osticcio/SP14, então continue na SP14

Dicas dadas, por enquanto é só. Em breve, farei um post sobre um dia perfeito no Val d' Orcia, onde resumirei diversos dos posts que fiz sobre a região, com direito a uma dica de ouro: as melhores estradas a se percorrer, e onde parar para tirar aquelas fotos famosas da Toscana.

Abraços!!

PS: As feiras na cidade ocorrem as 2ªs e 4ªs terças do mês das 8-13h. Em Junho, ocorre a Festa del Barbarossa, com arqueiros, jogo das bandeiras e um desfile medieval. Em Julho, há o Orcia Rock Festiva. Em Dezembro, há a Festa dell’Olio.

PS2: me esqueci, mas em San Quirico há ainda um jardim de rosas. Como fui no inverno, minhas fotos estão meio sem graça, mas dizem que no bom tempo ele é lindo. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário