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domingo, 12 de junho de 2016

A Série Lugares Secretos que Indico visita a Santa Maria del Carmine, em Florença


A Chiesa Santa Maria del Carmine é uma igreja da Ordem Carmelita, dedicada a Nossa Senhora do Carmo (título atribuído à Virgem Maria, no seu papel de padroeira da Ordem das Carmelitas). Ela não é exatamente um segredo, já que no seu interior se encontra a famosa Capela Brancacci. Esta é muita, e merecidamente, vezes chamada de “Capela Sistina” do começo da Renascença. Mas, se não é segredo, por que este post no domingo? Simples, porque pelo acompanho nos blogs de viagem, além dos relatos de amigos, muitas pessoas deixam de conhecê-la. Francamente, entendo. A Itália possui tantas obras de artes, que não é raro deixarmos passar um ou outro “ponto turístico”. E, Florença... Meu Deus, Florença tem quase duas atrações imperdíveis por esquina! Veja bem, fiquei na cidade 5 dias, e não visitei tudo o que desejava.

Mas, vem comigo, e você verá que a Capela Brancacci é uma visita imperdível entre as imperdíveis!!

Um pouco de história para começarmos:

Sua construção foi encomendada por Pietro Brancacci, e teve inicio em 1386. Masolino da Panicale foi o mestre contratado para pintá-la. Como assistente, chamou Masaccio. Então, lembrem-se era a Itália da renascença, sabe o que houve? Este último era tão bom pintor, que Masolino deixou a obra e deu-a inteiramente a Masaccio. Contudo, Masaccio foi chamado a Roma antes de conclui-la, e em seguida faleceu aos 27 anos. Desta forma, as partes da capela que não haviam sido concluídas foram finalizadas por ninguém mais, ninguém menos, que Filippino Lippi.

A série de afrescos da capela conta a historia da vida de São Pedro. São eles:





  • A Tentação de Adão e Eva, de Masolino;
  • A expulsão de Adão e Eva do paraíso, de Masaccio;
  • Dinheiro dos Tributos, de Masaccio;
  • Cura dos Aleijados e ressurreição de Tabita, que mostra a paisagem e as ruas da cidade na época, de Masolino e Masaccio;
  • A ressurreição do filho de Teófilo e São Pedro em cátedra, de Lippi e Masaccio;
  • São Pedro pregando, de Masolino;
  • Batismo dos Neófitos, de Masaccio;
  • São Pedro curando os doentes com sua sombra, onde a descrição de São Pedro curando os enfermos mostra mendigos e aleijados com realismo revolucionário, de Masaccio;
  • Distribuição das Esmolas e a Morte de Ananias, de Masaccio;
  • São Pedro recebe a visita de São Paulo na prisão, de Lippi;
  • São Pedro liberado da prisão, de Lippi;
  • A disputa de São Pedro e São Paulo com Simon Mago e a Crucificação de São Pedro, de Lippi.
Cura dos Aleijados e ressurreição de Tabita
São Pedro curando os doentes com sua sombra.São Pedro é o que sempre possui as vestes cor de laranja

Os maiores destaques aqui são para as partes pintadas por Masaccio, porque a sua aplicação da perspectiva e o naturalismo das figuras estabeleceu novos parâmetros para os afrescos da época, e, assim, ajudou a criar o que se chamou estilo Renascentista. Você sabia que Michelangelo foi treinado na arte copiando desenhos de Masaccio, como os desta capela? Juro!

A expulsão de Adão e Eva do paraíso. Compare-o com A Tentação de Adão e Eva. Veja as diferenças na ênfase entre a obra de Masolino (serenidade, do gótico-tardio) e de Masaccio (agonia, representando o inicio do renascimento)

As melhores partes dos seus afrescos são: A expulsão de Adão e Eva do paraíso e o Dinheiro dos Tributos. Este último, onde Masaccio usa cores diferentes para enfatizar as diferentes áreas, é considerado único, pois nele a representação humana de Jesus foi retratada na mesma altura de seus discípulos. O que foi considerado, na época, algo revolucionário, já que o pintor rejeitou a perspectiva de hierarquia das pinturas bizantina.

Não deixe de reparar:

Em São Pedro curando os doentes com sua sombra: o personagem com chapéu vermelho é Masolino, enquanto o São João é um irmão de de Masaccio (Scheggia). O homem com o chapéu vermelho, que se apoia em um bastão, retrata Donatello.


Em A ressurreição do filho de Teófilo e São Pedro em cátedra: o grupo no canto direito são os grandes artistas da época (Brunelleschi, Alberti, Masaccio e Masolino). O Carmelitano em pé, a direita dos idosos, retrata Filippo Lippi, pai de Filippino.

E, ainda, na Crucificação de São Pedro, essa de Lippi, há o retrato do próprio (jovem com o chapéu, no lado direito) e de Botticelli (amigo e professor de Filipino).

virado para o espectador = Botticelli; o idoso = Antonio del Pollaiuolo

Não sei quanto a você, mas eu adoro ficar procurando essas figuras “famosas” retratadas nas pinturas.


A Capela Brancacci, hoje, é um museu. Como disse, ela fica na Santa Maria del Carmine, que na verdade é um complexo: igreja e convento. A igreja em si é bacaninha e contem: Histórias de Santa Cecília, de Lippo d'Andrea, o monumento de mármore a Pier Soderini de Benedetto da Rovezzano, além de um afresco a trompe-l'oeil de Domenico Stagi. Há, também, a pequena capela Corsini, de 1675. Nela, o arquiteto Pier Francesco Silvani escolheu um estilo Barroco, então popular em Roma. Sua cúpula tem afrescos de Luca Giordano e o teto em Rococó é de Giovanni Domenico Ferretti.





a entrada da Capela Brancacci é pelo claustro, no segundo andar

No convento há obras de Alessandro Allori, Pietro Nelli, Gherardo Starnina e Giovan Battista Vanni. Além, é claro, do museu e capela Brancacci.

Veja bem, não se paga para entrar na igreja; no convento sim. Mas, se você quiser ver somente o Cenáculo de Alessandro Allori (1582), que é muito bonito, é só pedir e não precisa pagar.


para vê-lo entre por uma portinha ao lado da entrada da Capela Brancacci

Capela Brancacci

O ingresso custa 6 euros. Ela abre segunda e de quarta a sábado das 10-17h. Aos Domingos das 13-17h. FECHADA AS TERÇAS. Endereço: Piazza del Carmine 14, no distrito de Oltrarno.



Por hoje é só. Qualquer dúvida, crítica ou elogio, deixe um recadinho.

Abração!!

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