A Chiesa Santa Maria del Carmine é uma igreja da Ordem Carmelita, dedicada a Nossa Senhora do Carmo (título atribuído à Virgem Maria, no seu papel de padroeira da Ordem das Carmelitas). Ela não é exatamente
um segredo, já que no seu interior se encontra a famosa Capela Brancacci. Esta
é muita, e merecidamente, vezes chamada de “Capela Sistina” do começo da
Renascença. Mas, se não é segredo, por
que este post no domingo? Simples, porque pelo acompanho nos blogs de viagem,
além dos relatos de amigos, muitas pessoas deixam de conhecê-la. Francamente, entendo. A Itália possui tantas
obras de artes, que não é raro deixarmos passar um ou outro “ponto
turístico”. E, Florença... Meu Deus,
Florença tem quase duas atrações imperdíveis por esquina! Veja bem, fiquei na
cidade 5 dias, e não visitei tudo o que desejava.
Mas, vem comigo, e você verá que a Capela Brancacci é uma visita imperdível
entre as imperdíveis!!
Um pouco de história para começarmos:
A série de afrescos da capela conta a historia da vida de São Pedro. São eles:
- A Tentação de Adão e Eva, de Masolino;
- A expulsão de Adão e Eva do paraíso, de Masaccio;
- Dinheiro dos Tributos, de Masaccio;
- Cura dos Aleijados e ressurreição de Tabita, que mostra a paisagem e as ruas da cidade na época, de Masolino e Masaccio;
- A ressurreição do filho de Teófilo e São Pedro em cátedra, de Lippi e Masaccio;
- São Pedro pregando, de Masolino;
- Batismo dos Neófitos, de Masaccio;
- São Pedro curando os doentes com sua sombra, onde a descrição de São Pedro curando os enfermos mostra mendigos e aleijados com realismo revolucionário, de Masaccio;
- Distribuição das Esmolas e a Morte de Ananias, de Masaccio;
- São Pedro recebe a visita de São Paulo na prisão, de Lippi;
- São Pedro liberado da prisão, de Lippi;
- A disputa de São Pedro e São Paulo com Simon Mago e a Crucificação de São Pedro, de Lippi.
Cura dos Aleijados e ressurreição de Tabita |
São Pedro curando os doentes com sua sombra.São Pedro é o que sempre possui as vestes cor de laranja |
Os maiores destaques aqui são para as partes pintadas por Masaccio, porque
a sua aplicação da perspectiva e o
naturalismo das figuras estabeleceu novos parâmetros para os afrescos da época,
e, assim, ajudou a criar o que se chamou estilo Renascentista. Você sabia que Michelangelo foi treinado na arte copiando desenhos de Masaccio, como os desta capela? Juro!
As melhores partes dos seus afrescos são: A expulsão de Adão e Eva do
paraíso e o Dinheiro dos Tributos. Este último,
onde Masaccio usa cores diferentes para enfatizar as diferentes áreas, é
considerado único, pois nele a representação humana de Jesus foi retratada na
mesma altura de seus discípulos. O que foi considerado, na época, algo revolucionário,
já que o pintor rejeitou a perspectiva de hierarquia das pinturas bizantina.
Não deixe de reparar:
Em São Pedro curando os doentes com sua sombra: o personagem com chapéu vermelho é Masolino, enquanto o São João é um irmão
de de Masaccio (Scheggia). O homem com o chapéu vermelho, que se apoia em um
bastão, retrata Donatello.
Em A ressurreição do filho de Teófilo e São Pedro em cátedra: o grupo no
canto direito são os grandes artistas da época (Brunelleschi, Alberti, Masaccio
e Masolino). O Carmelitano em pé, a direita dos idosos, retrata Filippo Lippi, pai de Filippino.
E, ainda, na Crucificação de São
Pedro, essa de Lippi, há o retrato do próprio (jovem com o chapéu, no lado
direito) e de Botticelli (amigo e professor de
Filipino).
virado para o espectador = Botticelli; o idoso = Antonio del Pollaiuolo |
Não sei quanto a
você, mas eu adoro ficar procurando essas figuras “famosas” retratadas nas pinturas.
A Capela Brancacci, hoje, é um museu. Como disse, ela fica na Santa Maria del Carmine, que na verdade é um complexo: igreja e convento. A igreja em si é bacaninha e contem: Histórias de Santa Cecília, de Lippo d'Andrea, o monumento de mármore a Pier Soderini de Benedetto da Rovezzano, além de um afresco a trompe-l'oeil de Domenico Stagi. Há, também, a pequena capela Corsini, de 1675. Nela, o arquiteto Pier Francesco Silvani escolheu um estilo Barroco, então popular em Roma. Sua cúpula tem afrescos de Luca Giordano e o teto em Rococó é de Giovanni Domenico Ferretti.
a entrada da Capela Brancacci é pelo claustro, no segundo andar |
No convento há obras de Alessandro Allori, Pietro Nelli, Gherardo Starnina e Giovan Battista Vanni. Além, é claro, do museu e capela Brancacci.
Veja bem, não se paga para entrar na igreja; no convento sim. Mas, se você quiser ver somente o Cenáculo de Alessandro Allori (1582), que é muito bonito, é só pedir e não precisa pagar.
para vê-lo entre por uma portinha ao lado da entrada da Capela Brancacci |
Capela Brancacci
O ingresso custa 6 euros. Ela abre segunda e de quarta a sábado das 10-17h. Aos Domingos das 13-17h. FECHADA AS TERÇAS. Endereço: Piazza del Carmine 14, no distrito de Oltrarno.
Por hoje é só. Qualquer dúvida, crítica ou elogio, deixe um recadinho.
Abração!!
Adorei!! Estou inda a Florença no mes que vem e com certeza irei visitar.
ResponderExcluirIsabella
Obrigado, Isabella. Boa viagem!!!
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