RELATO DE VIAGEM 2012 - VERONA - Parte 2
Depois do almoço, o frio diminuiu um pouco e seguimos para a Piazza dei Signori, ou Piazza Dante (Alighieri), com sua estátua no centro. Dante Alighieri, que nasceu em Florença em 1256, foi o mais importante poeta de sua época, e imortalizou-se com "A Divina Comédia".
A piazza não estava cheia, e notamos sua beleza incomum com os Palazzo dell Podesta (local das reuniões do conselho, construído no ano de 1476) ou Palazzo del Capitano e sua famosa Porta Bombardiera (1687); o belíssimo Palazzo del Comune (câmara municipal, construído no século XII) ou Palazzo della Ragione com a Torre del Lamberti e sua escadaria; a Loggia del Consiglio; o Palacio de los Scaligeri, atualmente sede do Governo Civil e ao fundo o Duomos Nuova com fachada do século XVIII. Neste ultimo encontra-se o Café Dante que mantem sua decoração do século XIX (não entramos pois estava muito vazio).
Existe uma comunicação entre as 2 piazza que fica entre o Palazzo del Comune e o Doumus Nuovo, conhecido como Arco della Costa, pois nele há uma costela de baleia. Este arco não possui estatua encimando-o, mas os demais presentes na Piazza dei Signori sim.
Sinalização do Arco della Costa na Piazza delle Erbe
Na foto, a esquerda, a entrada para loja de acesso (compra de bilhete) para subir a torre. Vemos tambem o Arco que liga as 2 piazzas.
Paguei 5 Euros e subi a Torre, porém só fui até o nível de acesso do elevador, já que as escadas que levam ao topo eram em caracol e estreitas, e fiquei tonta (velha fobia de altura). Mas, mesmo neste nível a vista da cidade é absolutamente LINDA! DICA: na loja onde se compra o ingresso para subir a torre é onde acharão os mais bonitos imãs de geladeira da cidade!
Piazza delle Erbe vista da torre
| Sant'Anastasia vista da torre |
| na Torre |
Há 2 sinos na Torre e conservam-se seus nomes antigos: Marangona e Dengo.
Da Piazza Dante seguimos em direção a uma pequena igreja, chamada Santa Maria Antica, onde em frente se localizam as tumbas da família Scala, chamadas de Arche Scaligere. Os Scalas foram uma dinastia de nobres que governou Verona e a transformou num importante centro econômico no Século XIII.
As tumbas são dos poucos exemplos de arquitetura gótica da cidade
Entramos na rua ao lado do Arco e chegamos a Casa de Romeu , que na verdade foi assim intitulada porque a família que aí morou tinha um sobrenome parecido com Montéquio.
Daqui nos encaminhamos para Igreja de Sant’Anastasia, e no caminho nos deparamos com ruas cheias de lojas fantásticas de roupas e, principalmente, de decoração.
A Igreja de Sant'Anastasia representa a arte gótica e o ínicio da sua construção data de 1280. No seu interior obras de Pisanello, Liberale e Michele de Firenze, entre outros. Lindíssima!!
| O mais antigo dos i gobbi (mendingos) que sustentam as pias bastimais |

Comentários
Postar um comentário