VERONA - Parte 3


Paramos para um café em frente à igreja e, então, retornamos a Piazza dell' Erbe e seguimos pela Corso Porta Bosari, passamos pela capela românica de San Giovanni in Foro, chegamos, então a suntuosa Porta dei Borsari.


A porta data do I séc. dC. No tempo dos romanos era chamada Porta Iovia devida à proximidade com um templo dedicado a Júpiter. Na Idade Média foi chamada de Porta San Zeno, em homenagem a um dos mais amados bispos da cidade.


A fachada principal é em blocos de calcário branco e possui 2 passagens em arco, cada um emoldurada por duas meias-colunas com capiteis corintios, entablamento e frontão. Acima é dividido em dois andares sobrepostos, cada uma com o entablamento movido por reentrâncias e saliências, possuindo uma série de seis janelas em arco, num total de doze, algumas das quais com uma pequena empena triangular.

 
A cidade romana e medieval de Verona foi o ponto focal de todos os sistemas de transportes terrestres e de água, do nordeste da península itálica, e a Porta Borsari, era a entrada principal, que dava passagem ao longo do Maximus Decumanus, que atravessava o Fórum Romano, hoje a Piazza delle Erbe.

Continuamos pela Via Corso Cavour e chegamos ao Castelvecchio. Situado sobre o Rio Ádige. O castelo abriga o museu cívico e possui uma torre, onde é possível subir e admirar a cidade. Nós optamos, pelo adiantado da hora, por apenas passear no seu exterior.

Entrada do castelo com ponte sob o antigo fosso
O Castelvecchio foi construído em 1355 por Cangrande II della Scala, e foi sua residência pessoal. A Ponte Scaligero, que pertence ao castelo, tem três arcos e é um dos monumentos arquitetônicos mais LINDOS da cidade. 

ponte Scaligere com uma passarela que oferece belas
vistas do rio e da cidade
Passeamos pelo pátio das armas e seguimos em direção à ponte.

 
Chegando a ponte ficamos extasiadas com a beleza do lugar e tiramos MUITAS fotos!
 
 
A Ponte Scaligere foi construída em 1355, e possui três grandes arcos que se apoiam sobre dois potentes pilares. Predomina como material o ladrilho, que reveste a parte superior dos pilares e dos arcos. Ela foi, em grande parte, destruída durante a Segunda Guerra, mas sua reconstrução foi fiel e perfeita.


Vista da ponte


a Ponte Pietra


E
ntão , voltamos a Piazza Bra, por uma rua em frente ao Castelvecchio cheia de lojas com roupas maravilhosas. A praça agora estava mais cheia e agitada.
 

Na Piazza Bra, também, se encontram o Palazzo Barbieri e o Palazzo della Gran Guardia, dois palácios famosos e admirados da cidade.  O Palazzo della Gran Guardia  foi usado como um local para importantes exposições, congressos e reuniões.

   
À direita, olhando para a arena, vê-se o Palazzo Barbieri, em estilo renascentista, que é atualmente a Câmara Municipal de Verona. Foi construído pelos barbeiros da cidade, e aí ficava o Hospital da Misericórdia e a Igreja de St. Agnes.
 

Assim como Veneza e Florença, Verona estava repleta de estátuas vivas


Depois da piazza, retornamos para Via Mazzini, onde fizemos comprinhas (comprei o anel que paquerei a viagem inteira, na Swarovski)! Estas ruas de Verona são cheias de sapatarias, ah e o precinho... vontade de levar tudo.
 
Seguimos, finalmente, para Casa de Julieta. Chegamos por volta de 6.20h e ESSA É A GRANDE DICA: Chegar quase na hora de fechar, pois assim tivemos a atração só para NÓS!! Nada de hordas de turistas, fantástico!
Entramos na casa, pois considero obrigatório, mas de fato lá dentro não é nada de mais ... cata níquel de turista, mas como ir a Verona e não entrar? 
Na entrada da casa, existe o maior aglomerado de testemunhos e declarações. Dizem que escrevendo o nome do casal, se perpetua o amor. E aí, ainda, no pátio os já consagrados cadeados com nome dos casais.
a famosa estátua da Julieta; tocar seu sei direito, dissem, dar sorte
 
As castas para Julieta. Como o mundo anda moderno hoje na casa existem computadores e emails, não cartas, são enviados! 
 
a casa foi cenário do fofo filme de Zeffirelli

os trajes oficiais do filme são belíssimos
 
Ahhh Romeu!!!
Sobre os trajes do filme veja aqui.
na sacada (de dentro da casa)

 
Mamãe na famosa sacada
 
o pátio visto da famosa sacada da casa de Julieta


 
Uma super DICA é entrar nessa lojinha que estão vendo a esquerda da foto, pois aí vão encontrar bordados lindo e souvenirs interessantes. Mas o mais legal é que te oferecem um papelzinho com seu nome bordado, ótima lembrança!

Antes de irmos embora para estação (fomos dormir em Pádua), seguimos pela Via Cappello com suas lojas elegantes (a dica em Verona é comprar sapatos), e voltamos para a Piazza dell’Erbe. Esta estava muito bonita e animada à noite. Sentamos em um dos diversos cafés da praça para comermos doces e um cappuccino, ficamos só no watching people. People que por sinal estavam muito elegantes.  

 
Impressão final de VERONA
A cidade é muito bonita e elegante, com ótimas lojas e belas paisagens. No entanto, demos azar, pois este foi o único dia da viagem em que pegamos um tempo ruim. Não gosto de sair de uma cidade com gostinho de quero mais, mas foi exatamente o que aconteceu. Imagino que no verão Verona seja muito animada e pretendo um dia voltar. No mais, não dormi aí, fui direto para Pádua e me arrependi, essa cidade merece mais tempo, pois têm restaurantes e hotéis muito bom. É isso, para Verona deixei o meu até breve!

Dica final: Antes de embarcar para Verona, não deixem de ver o filme abaixo.  É uma comedia romântica bem agua com açúcar, mais as paisagens pelas estradas da Toscana são belíssimas.




Veja tudo sobre Romeu e Julieta aqui: http://www.fashiononline.com.br/2011_07_01_archive.html
Qualquer dúvida sobre a cidade do amor é só perguntar,



Boa Viagem!!



Comentários

Postagens mais visitadas