O Monastério de Strahov (Strahovsky klaster) foi fundado em 1140 pelo Príncipe Vlandislau II, pegou fogo em 1258, e foi restaurado em 1263. Originalmente em estilo romanesco, em 1629 assumiu um estilo renascentista, e em 1698 um estilo barroco.
Além dos prédios do convento, no complexo, há a Basílica Nossa Senhora de Assunção, onde se localizam as relíquias de São Norberto, o fundador da ordem.
Há muitas atrações no Monastério Strahov, mas nesse post, vou falar apenas da sua biblioteca. Um dia farei um post mais completo.
Há muitas atrações no Monastério Strahov, mas nesse post, vou falar apenas da sua biblioteca. Um dia farei um post mais completo.
Visita imperdível, ela fica a direita da entrada do complexo.
Você provavelmente já viu esta biblioteca antes, pois seus dois salões são frequentemente usados em diversos filmes, como foi o caso do “Cassino Royale” e do “A Liga Extraordinária”. Se você lembra bem, Sean Connery chega a Londres para se encontrar com os outros membros da liga. Este encontro acontece em um salão lindíssimo, ou seja, nesta biblioteca.
A biblioteca em estilo classista data de 1783 e é formada por duas salas, a Teológica e a Filosofal, interligada por um corredor onde se encontram obras jurídicas, médicas e farmacêuticas.
A Sala Filosofal foi construída pelo abe Mayer entre 1783-6, e comporta cerca de 50 mil livros de domínio científico (matemática, física, astronomia, história, arte), literatura, poesia e enciclopédias. Possui 32 m de comprimento, 10 m de largura e 14 de altura. O teto ostenta uma pintura a seco maravilhosa, de Franz Anton Maulbertsch, intitulada “A Evolução da Humanidade” (1794). Segundo o autor, essa evolução em busca da verdade é composta de 2 partes importantes, ambas, retratadas na obra. A primeira corresponde ao Velho Testamento e a segunda o Cristianismo.
Livros doados a biblioteca por Marie-Louise, a
segunda esposa de Napoleão |
A Evolução da Humanidade
|
A Sala teológica com seus globos geográficos e astrológicos do século dezessete – dezenove, provenientes da Holanda. Possui uma estátua gótica de São João Evangelista com um saco de portar livro típico da época medieval.
Outros
Endereço: Strahovské nádvoří 132/1, 118 00 Praha 1- Hradčany
Transportes públicos: bonde para Pohořelec
Horário: Diariamente de 9-17h (fecha de 12-13h)
Adoro globos e super indico essas 2 bibliotecas (esta e do post anterior) no Leste Europeu.
No
próximo post, globos na décor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário