A Biblioteca Nacional Austríaca (Österreichische Nationalbibliothek) foi fundada pelos Habsburgos e foi chamada de Biblioteca do Tribunal de Justiça (Hofbibliothek) até 1920.
Ela está localizada no complexo Hofburg, apesar de algumas coleções estarem no Palais Mollard-Clary.
É uma verdadeira obra-prima arquitetônica do arquiteto barroco vienense Johann Bernhard Fischer von Erlach e seu filho Emanuel. Foi erguida na primeira metade do século XVIII, como uma ala independente do Palácio Imperial.
Com mais de 7,4 milhões de registros, é uma das mais ricas bibliotecas da Áustria. Contém a bibliografia nacional, o depósito de trabalhos acadêmicos, e também grandes coleções de incunábulos, mapas e atlas confeccionados em papiro e escritos em línguas artificiais, alem de vários documentos iconográficos.
A entrada principal é pela Heldenplatz, mas cuidado, pois a parte turística, o impressionante Salão Estadual da biblioteca, possui entrada próxima a Michaelerplatz, na Josefsplatz 1.
Heldenplatz |
a entrada turística não é ai |
Michaelerplatz, entrada por essa rua à esquerda |
Josefsplatz |
O Salão Estadual tem quase 80 metros de comprimento, 20 metros de altura e é coroado por uma cúpula decorada com afrescos de Daniel Gran. Mais de 200.000 volumes são exibidos ali, entre eles a biblioteca completa do príncipe Eugene de Savoy, bem como uma das maiores coleções de escritos de Martinho Lutero.
Entre as exposições estão dois excelentes globos barrocos venezianos: um para a terra e outro para o céu, cada um com um diâmetro de mais de um metro. LINDOS, AMEI!!!
Não percam!
No próximo post mais globos...
Nenhum comentário:
Postar um comentário