Páginas

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Seguindo os passos de Vicky e Cristina em Barcelona. Parte 2


Continuação de Seguindo os passos de Vicky e Cristina em Barcelona. Parte 1.


Durante um cafézinho, no Café Viénes, a confusão de Vicky aumenta quando Judy (Patricia Clarkson), a anfitriã das amigas na cidade, se abre sobre as decepções de seu próprio casamento com Mark (Kevin Dunn). O Café Viéenes fica no Hotel Casa Fuster, um 5 estrelas localizado no Paseo de Gracia 132.

A Casa Fuster, que foi a última obra realizada por Domènech i Montaner em Barcelona, tende mais ao estilo neogótico, com traços modernistas bastante discreto. Devido aos materiais usados na obra, ela é considerada um dos edifícios mais caros da cidade.

 
 

em frente, essa bela praça


 

A Casa Fuster esta quase no ponto que separa os bairros de Gràcia e Eixample. Na esquina da Carrer de Bonavista, onde indiquei uns lugares legais aqui.


Café aberto ao público geral no verão de segunda a domingo das 10-00h. No Inverno, de domingo a quinta das 9-02h e nas sextas e sábados, das 9 às 03h. Ah, e eu que não sabia que ele era aberto!! Dancei...
 
Cristina, por sua vez, está se tornando mais e mais aventureira. A saidinha conta a Vicky e Doug sobre suas experiências íntimas com Maria Elena. Tal cena ocorre no terraço do restaurante paquistanês, Fragile, ao lado do famoso Museu de Arte Contemporânea (MACBA).
 
 
 
O Fragile fechou.
 
MACBA: Plaça dels Àngels 1, do lado do CCCB (Centro de Cultura Contemporània de Barcelona). Metrô: Universitat, linha 1 (vermelha) e 2 (lilás). Abre as segundas e de quartas a domingos.


by arquiteto americano Richard Meier



em frente



O MACBA fica no Alto Raval, colado ao meu hostel e aos lugares que citei aqui e aqui.
 
O gosto pela fotografia leva Cristina para as bancas de flores em Las Ramblas, a agitada rua arborizada de Barcelona.
 





La Rambla é uma paseio de pedestre com 1,2km. Originalmente, ela era um riacho seco (que se enchia com a água do mar, daí o seu nome) ao lado das muralhas medievais doséculo 13. Entre o século 16 e 17, ela transformou-se em uma rua, com conventos e escolas. O confisco dos bens da Igreja, no século 19, gerou a mudança da Rambla. Os antigos conventos foram substituídos poruma praça pública, um mercado, um teatro e outros edifícios. Apesar de ser uma única avenida, atualmente, a Rambla é dividida em seis segmentos: Rambla de Canaletes, Rambla dels Estudis, Rambla de les Flors, Rambla dels Caputxins, Rambla de Santa Monica e Rambla del Mar. Por essa razão é possível ouvir tanto “La Rambla” como “Las Ramblas”. Ela começa na Plaça de Catalunya e termina no Port Vell.
 


Plaça de Catalunya

 


Pla de l’Os de Miró, que fica perto da rua onde ele nasceu, e que também é
um emblemático ponto de Barcelona, próximo ao antigo portal de Santa Eulália
Rambla de Santa Mônica, o pedaço mais turístico da avenida



Port Vell, perto do porto dos cruzeiros


Mas ela também está começando a ter sentimentos de insatisfação, e senta-se sozinha a contemplar no Mirador del Pueblo Nuevo em Port Olímpic.


Outras cenas se passam no calçadão desta área, como quando o casal Mark e Judy passeia, e quando vemos Vicky e Cristina a falar sobre o que aconteceu em Barcelona.

 
 
O Porto Olímpico foi projetado pelos arquitetos Oriol Bohigas, Josep Martorell, David Mackay e Albert Puigdomènec, e hospedou as competições de vela dos Jogos Olímpicos de 92. Hoje, além de sua função, o porto tornou-se um centro de entretenimento com uma grande variedade de restaurantes, bares, discotecas e hotéis.
 


o polêmico peixe dourado de Frank Gehry também teve vez no filme

 
Frustrada com a sua própria vida, Judy imprudentemente incentiva Vicky a perseguir Juan Antonio. Esse papo acontece nos degraus do Museu Nacional de Arte da Catalunha (Palau Nacional), no Parc de Montjuic.
 

no terraço do MNAC

 
O acervo do MNAC inclui pinturas, esculturas, artes decorativas, etc, e “conta” cerca de 1.000 anos de história da arte catalã. Há áreas com arte românica, gótica, renascentista, barroca, e até uma sala dedicada a Picasso.
 

com estilo modernista, o Palau foi construído entre 1927 e 29 para ser o centro
da Exposição Universal de 1929

 
Veja tudo sobre o MNAC e seu terraço aqui.
 
Vicky e Doug estão nas Ramblas del Estudiss quando ela, furtivamente, combina ao telefone de se encontrar com Juan Antonio.
 
 
Até 2009, havia nesta parte das Ramblas 11 bancas de venda de pássaros. Hoje, em cumprimento à legislação de proteção de animais, não há mais nenhuma.
 
Vicky combina o encontro no arborizado bairro de Pedralbes, a área residencial mais elegante da cidade, onde era a casa de Judy e também a de Juan Antonio. Não conheci esse bairro, mas dizem que caminhar por ali é uma excelente forma de se conhecer uma Barcelona totalmente diferente do eixo turístico clássico.
 
Ele passa para buscar Vicky com o seu possante vermelho (Alfa Romeo Spider Duetto 1600, 1966) em frente aos Pavellons Güell.
 


repare no portão de ferro, esculpido na forma de um
impressionante dragão de ferro


 
La Finca Güell (ou Pavellons Güell) foi construída entre 1884-7 por Gaudí, a pedido do Conde Eusebi Güell (1846-1918). Trata-se de um conjunto de casas e jardins, de propriedade privada, construídas com materiais austeros, mas em um estilo modernista excelente.
 
A essência do encontro acaba sendo frustrada por uma Maria Elena que surge armada.
 
Desconcertadas com os eventos das férias, Vicky e Cristina discutem suas experiências no Taller de Tapas, na Rambla Catalunya 49-51, em L'Eixample, antes de retornarem aos EUA.

The end!!

Mas se você fã de Woody Allen, não saia de Barcelona sem ele. Veja tudo aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário