Páginas

sábado, 13 de junho de 2015

Na minha Buenos Aires: Don Ernesto, chorizo e novos amigos


Olá pessoal!

Se você ainda não sabe, fique sabendo: não se pode visitar BsAs e não se conhecer ao menos um bodegon. Certo, você não sabe o que é um bodegon. Pietro Sorba, autor do livro Bodegones de Buenos Aires (Editora Planeta), vai nos explicar.

Es un lugar porteño que debe tener cierta edad, con algo de historia, informal y cómodo, donde se disfruta de comidas tradicionales (principalmente picadas, buenas pastas caseras y, por supuesto, milanesas y carnes) presentadas en un extenso menú. Se sirven porciones abundantes que se comparten sin que nadie te mire o te trate miserable. El sabor de las comidas y los precios de los platos son abordables. No se admiten platos conceptuales o innovadores.

Sacou? Lugar tradicional e com comida boa e barata.

Qual Simone indica? Don Ernesto.


Ele fica em San Temo (Carlos Calvo 375), bem próximo a Plaza Dorrego, o "centro" do bairro.



Como boa carnívora, no dia da minha visita a San Temo fiquei contando as horas até o almoço. Estava cheia de expectativas, pois sabia ser o Don Ernesto, o dono da fama de possuir uma das melhores carnes da cidade, se não do mundo.

Cheguei, sentei, pedi uma cerveja e admirei o décor. Puro bodegon.





Antigo, aconchegante e com as pardes cheias de frases dos freqüentadores, que ao longo dos anos foram registrando a sua satisfação com as refeições ali provadas.





Enquanto aguardava o meu bife de chorizo com papas espanholas, conheci 4 senhores super simpáticos e agradáveis. O papo rolou sobre as tradições e a crise argentina, mas claro também recebi dicas quentes de turismo/onde comprar bem e barato.


Confesso que meu prato demorou cerca de uma hora para chegar, mas entre goles de cerveja e um papo interessante, quase não vi o tempo passear.


E, então, chegou a hora:


Maravilhosa, mas tenho que dizer que já comi melhores "bifões". A minha idéia inicial era comer um tiramisu de sobremesa, que me foi super recomendado, mas o prato principal era tão grande que não rolou...

Abre de segunda a domingo das 12-01h.

Em suma: a comida é muito boa, mas o melhor é o ambiente, e a freqüência, tipicamente portenho. Então, anota aí: imperdível!

Beijo grande!

Nenhum comentário:

Postar um comentário