Eguisheim; um dia no vilarejo mais bonito da França
Oi, pessoal!! Vou contar para vocês que nessa viagem (Bélgica, França e Alemanha) de contos de fadas, conheci lugares lúdicos e lindos. Mas, posso dizer que me encantei, especialmente, com três cidades. Gante, na Bélgica. Freiburg, na Alemanha, e Eguisheim, um vilarejo na França. O curioso é que todas essas são um pouco subestimadas pelos turistas brasileiros. Todavia, eu garanto a vocês, cada uma ao seu jeito, elas são todas imperdíveis!
Sobre Freiburg já contei aqui no blog. E, agora, vou mostrar como passar um dia em Eguisheim.
Eguisheim fica a cerca de 20 minutos de carro de Colmar. Em 1993, os francese o escolheram o vilarejo mais bonito da França. Cá entre nós, do pouquinho que conheço desse país, acredito que deva ser mesmo. Fica situado no departamento do Haut-Rhin, na região da Alsácia. Pequenininho, ele tinha apenas 1.548 habitantes em 1999.
Eguisheim é o meu tipo de lugar. Um vilarejo colorido e medieval. Ademais, a sua população é para lá de simpática. E, tem os vinhos, um capítulo especial.
Um pouquinho de história:
Eguisheim ("Egenesheim", nome germânico, significa
"habitação de Egino") foi fundada pelo duque Eberhard em 720. Desde
então havia o castelo de
Eguisheim. Mais tarde, nos séculos XII e XIII, esse foi subdividido em três
unidades, cada uma com sua própria torre. Hoje, eles "rodeiam" a cidade.
E, parece que o atual castelo octogonal que se encontra no centro
da cidade data do século XIII. Foi nessa época, também, que a cidade foi fortificada e
cresceu em círculos concêntricos em torno deste.
No caminho de Colmar a Eguisheim:
Você pode deixar o carro no estacionamento da Grand-Rue (a única onde passa carro).
Logo a frente, você vai avistar o super fofo Inter-Hotel La Ferme du Pape Hostellerie. Andando um pouco mais, chega-se a entrada da parte circular da cidade medieval.
O passeio, propriamente dito, começa na Rue du Rempart sud. Onde, já nos deparamos com um dos cartões postais da cidade.
No início do trajeto, há essa placa que explica sobre as cores e arquitetura das casas ao longo dos séculos.
As janelinhas:
Uma saidinha rápida da Rempart nos leva a Place de l'Église, onde se encontra a Eglise Saints Pierre et Paul (abre das 8-18h). Voltamos então para a Rempart Sud.
As pequenas portas:
A próxima parada, a caminho da Place du Château Saint-Léon, é no Office de Tourisme
Eguisheim (2 Rue Mgr Stumpf). Abre de Janeiro à Março: de segunda a säbado de 9:30-12h e das 13-17h. De Abril à Dezembro, abre de segunda a sexta, das 9:30-12:30 e das 13:30-18h; aos sábados fecha as 17h. Abre aos domingos também de primeiro de Maio à 7 de Outubro, e durante o Mercado de Nata: das 10:30-12:30h e das 13:30-16:30h.
No mapa acima o próximo passo é no restaurante super recomendado Au Vieux Porche (16 Rue des 3 Châteaux), onde programei almoçar. Todavia, ao invés de segunda, acabei indo ao vilarejo em uma terça-feira, quando o restaurante está fechado. O almoço acabou ocorrendo na Place du Château, no restaurante Maison A. Edel. Inicialmente, o achei muito turístico (pela localização), mas comemos bem.
A seguir um pulinho na Rue du Rempart nord, onde dois lugares merecem ser visitados: Bretzellerie du Rempart, para comprar bons gingerbreads (2 Rue du Rempart N); La Boutique du Champignon (2B Rue du Rempart N).
Na linda Place du Château, devemos reparar em:
- um pequeno castelo onde nasceu o Papa Leão IX em 21 de junho de 1002. A sua parede exterior, de 720 AD, ainda existe e pode ser apreciada.
- ao lado do castelo, uma capela onde estão as relíquias do Papa Leão IX. Sua técnica de pintura é especial e muito bonita.
- a estátua que honra ao Papa, sobre uma das maiores fontes da Alsácia (com capacidade para 80.000 litros), construída entre 1834 e 36.
Pertinho, há Place du Marché aux Saules, onde o destaque é Fonte do Mercado (1557), classificada como monumento histórico.
E, agora o melhor momento do passeio: a hora de degustar os vinhos da região. Eguisheim possui algumas das melhores Domaines de toda a Alsácia. Quais visitar:
A primeira que fui foi na Freudenreich Joseph et Fils (3 Cours Unterlinden) que abre das 9–19h. Aqui gostei das espumantes, inclusive mamãe comprou uma que tomamos no Natal.
A seguir, fui a Paul Schneider (1 Rue de L Hôpital) que abre das 9–12h e das 14–18h.
Foi nessa hora que descobri a Espirit Lin, ao lado da Paul (2 Rue de L Hôpital). Ela é uma lojinha onde podemos comprar roupas lindas, femininas e românticas, além de objetos de decoração únicos e super fofos.
Tudo bem provençal!
Por fim fui a Domaine Emile Beyer Grands Vins d'Alsace (7 Place du Château Saint-Léon) que abre das 9-12h e das 13:30–18h. Essa foi de longe a melhor degustação que fiz na cidade. O ambiente é clean e a atendente muito simpática. Diferente das anteriores, aqui a degustação é paga. Você escolhe o tipo de vinho que quer (branco, rosé, tinto) ou a uva, e eles fazem uma seleção de 3 especiais para você provar. A minha seleção, que incluiu vinhos rosé, estava excelente. Inclusive, comprei alguns.
Abaixo, o mapa com as localizações e percurso:
Como vocês observaram, eu visitei o vilarejo durante o Mercado de Natal.
Super indico!! Outros meses bons de visitá-lo são na alta temporada, pois de
Julho a Outubro ocorrem festas relacionadas ao vinho. Na verdade, se Eguisheim
é florida em Dezembro, fico imaginando na Primavera. Deu vontade de voltar...
Agora, me contem, alguém conhece algum vilarejo do gênero na França ou
outro país??

















ULTRA DETALHADO SEU POST! Tenho muita gratidão por vc ter compartilhado comigo e com todas as pessoas que se interessam por turismo. Incrível! DEUS te abençoe muito! Mes félicitations! :) Je suis très hereux!
ResponderExcluirObrigada!!!
Excluir